TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão geral da qualidade ou "Qualidade total da gestão"

Artigo: Gestão geral da qualidade ou "Qualidade total da gestão". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 02

Qualidade total: A gestão da qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juram.

Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria continua, envolvendo todas as áreas das organizações.

É referida como eficiente, uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. No período de implantação, avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas, como zero defeito e os conceitos de confiabilidade. Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes; Aumenta a produtividade; Reduz os custos internos; Melhora a imagem e os processos de modo contínuo; Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Uma organização que se propõe a implimentação de uma política de gestão voltada para ama qualidade total, tendo consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.

O objetivo último das organizações humanas é assegurar a sobrevivência da espécie. Por analogia, a finalidade última de qualquer organização, nomeadamente de uma do tipo empresarial é sobreviver. A condição para que uma empresa possa executar os objetivos pretendidos pelos seus proprietários, administradores ou acionistas é que ela exista que esteja viva. Caso esta condição não se verifique, nenhum dos objetivos pode ser perseguido, muito menos alcançado.

A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas.

A Gestão da Qualidade Total ou conhecida também como “Total Quality Managemen”. Trata- se de uma abordagem de projetos de trabalho, que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração de empresa, a utilização de equipes dirigida, promove rapidez, flexibilidade e a capacidade de decisão da organização.

Traz como benefício à organização a melhoria de resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles, e pela maior motivação gerada pelo sentimento de ter autonomia e transparência.

A Empresa Promilat vê a necessidade da terceirização como um dos processos operacionais, tendo como a empreza terceizada de limpeza e a de cobranças.

Para um crescimento e desenvolvimento de suas áreas táticas, estratégicas e operacionais, desejando também o suporte à atividade do negócio da empresa, buscando eficiência, redução de custos, geração de valor, valorização do tempo e procurando sempre melhorar qualidade do serviço.

Mediante estas necessidades, a terceirização tem por objetivo trazer para as organizações, a redução de custos, aumento de eficiência e o controle das atividades.

Nem sempre essas terceirizações são feita de forma apropriada, uma vez que muita empresa vem contratando prestadores de serviços incapazes de oferecer serviços com qualidade inferior.

A empresa terceirizada também traz desvantagem para os colaboradores, poucos benefícios e um salario que deixa a desejar.

O sucesso está na visão estratégica que os administradores deverão ter quanto a sua aplicação nas organizações, de modo que ela estabilize a metodologia e prática.

Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistema: Significa aprender com base em uma forma sistêmica de pensamento, isto é, com quem faz melhor.

Para aplicar o Benchmarking, é necessário ter preparo, e analisar as informações coletadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com