TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO GERAL DA QUALIDADE - TQM

Projeto de pesquisa: GESTÃO GERAL DA QUALIDADE - TQM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2. GESTÃO DA QUALIDADE................................................................................05

2.1 Conceito de Qualidade......................................................................................05

2.2 Gestão................................................................................................................05

2.3 Evolução............................................................................................................06

2.4 Principais “Gurus” da Qualidade.......................................................................07

2.5 Os Oito Princípios da Gestão da Qaulidade......................................................10

3. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL – TQM...................................................11

Quadro 1 - Ciclo PDCA...........................................................................................13

4. CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE....................................14

Quadro 2 - Ferramentas de Planejamento da Qualidade.........................................14

5. PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA NA GESTÃO

DA QUALIDADE.............................................................................15

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................17

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................18

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a demonstração do Gestão da Qualidade.

O trabalho em questão procura trazer para os alunos importância da utilização dos instrumentos facilitadores da gestão de qualidade e de seus indicadores e ferramentas da qualidade na resolução dos diversos problemas organizacionais.

A Gestão pela Qualidade Total implica na adoção de uma abordagem que, contemplando o enfoquecomportamental e técnico, seja abrangente a ponto de comprometer todas as pessoas da empresa. Nessesentido, é de se supor que as técnicas e metodologias empregadas primem pela simplicidade, de sorte apermitir sua compreensão e seu emprego também pelos colaboradores menos qualificados.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, seguro e no tempo certo ás necessidades do cliente

O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pelo interesse em demonstrar que a utilização da técnica do PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade, adequadamente empregadas, pode levar as empresas a obter melhorias em seus processos, trazendo como consequência, melhores resultados econômicos.

Com a globalização da economia mundial, as empresas se viram obrigadas a trabalhar na busca de melhorias de seus resultados para capacitá-las a competir de maneira global e consequentemente sobreviver nesse mercado.

Essa busca por melhoria de resultados econômicos e financeiros passa obrigatoriamente pela melhoria de todos os processos internos, visando dentre outras coisas, racionalização, agilidade e redução de custos.

2. GESTÃO DA QUALIDADE

2.1 Conceito de Qualidade

Qualidade é um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Em resumo, a qualidade está presente, ou talvez, ausente, em nosso cotidiano de uma forma parcial, intensa ou total. Quando falta energia elétrica ou a água está com um tom mais escuro, ou ainda quando a conexão da internet cai, ou a página está fora do ar ou desatualizada, a tal da qualidade é lembrada imediatamente.

2.2 Gestão

Qualidade, enquanto conceito, é um valor conhecido por todos e, no entanto, definido de forma diferenciada por diferentes grupos ou camadas da sociedade — a percepção dos indivíduos é diferente em relação aos mesmos produtos ou serviços, em função de suas necessidades, experiências e expectativas. A evolução da qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade. Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japonese Union of Scientists and Engineers (JUSE) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revoluçãogerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso deque desfruta até hoje como potência mundial. O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planejamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com