TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES INERENTES AO GESTOR E SEU PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.955 Palavras (28 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 28

HABILIDADES INERENTES AO GESTOR E SEU PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – Seminário da Prática.

RESUMO

A figura do gestor dentro do planejamento empresarial é extremamente importante, já que, através do gestor temos o senso de direção, definição de parâmetros administrativos e operacionais, e o crescimento e desenvolvimento das organizações.

Nos dias atuais o mercado está cada vez mais competitivo, com isso as empresas precisam ter os níveis em geral bem definidos, já que acontece em alguns lugares de um fazer o papel do outro.. Abordaremos aqui os níveis Estratégico, Gerencial e Operacional.

No momento em que falamos de nível estratégico, estamos nos referindo a proprietários, presidentes e diretoria, que são pessoas responsáveis por direcionamento estratégico e possuem o poder das principais decisões. O nível gerencial, encontra-se na média gerencia, que é o processo tático, desenvolve e traduz e planejamento do nível estratégico, as decisões tomadas são para atender aos objetivos que foram propostos pelo nível estratégico, e são responsáveis por grande parcela das atividades de coordenação das empresas. Já o nível operacional, é onde temos os projetos executados em curto prazo, referem ás questões mais operacionais e técnicas.

Palavras-chave: Nível Estratégico. Nível Gerencial. Nível Operacional.

1 INTRODUÇÃO

Em uma organização que visa o crescimento e um resultado positivo no mercado, os níveis de gestão precisam estar bem definidos, para que cada gestor possa desempenhar da melhor forma suas atividades e ter um melhor resultado. Devem aplicar, demonstrar e empregar os processos de acordo com as atividades inerentes de cada nível.Temos o nível estratégico, onde estão os proprietários, presidentes e diretores que tomam definições a longo prazo. O nível gerencial, onde está a média gerência, definem a médio prazo e são responsáveis por executar grande parte dos processos definidos no nível estratégico. E, o nível operacional, onde estão supervisores, onde são executados projetos a curto prazo e estão ligados a questões mais operacionais e técnicas.

Neste trabalho estaremos usando a metodologia de pesquisa documental, com conceitos e depoimentos de referências bibliográficas para abordar estes três níveis de gestão na mesma ordem citada acima.

2 NÍVEL ESTRATÉGICO

Este nível é a base de uma organização, é por ele que passa toda parte estratégica dos processos das grandes, médias e pequenas organizações. Segundo o SITE www.portal-dministracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html. O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Esse planejamento contribui na definição da visão, missão e valores da organização. Também colabora com a concepção dos objetivos (metas), e da análise dos fatores internos e externos da companhia. O planejamento estratégico é o mais amplo dos três e abrange toda a organização. No geral, podemos resumi-lo como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente”. O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro. Ele visa à racionalidade das tomadas de decisão e a alocação dos recursos organizacionais da forma mais eficiente possível, o que acaba gerando mudanças e inovações na companhia. Em sua maioria, as decisões estratégicas da empresa são tomadas pelos proprietários, CEO, presidente, diretoria, porém, dependendo da forma como a organização concebe seus processos. É importante lembrar que os ocupantes de cargos estratégicos devem evitar ao máximo atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com