TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HARAKTERISTICS DE NEGÓCIOS PEQUENOS

Projeto de pesquisa: HARAKTERISTICS DE NEGÓCIOS PEQUENOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo proporcionar a aplicação e prática dos conceitos trabalhados ao longo da disciplina de Administração, através da reestruturação de uma pequena empresa.

A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa. Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, e/ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional.

O trabalho vem mostrar o que é a estrutura organizacional dentro de um contexto geral, mostra formalidades e informalidades e até mesmo a interação entre ambas. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar certo departamento e certa função.

De posse das informações levantadas, realizamos uma analise reestrutural da empresa com conceitos usados em aula, concluindo qual estrutura prevalece na organização.

1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

BLA BLA BLA AUTOPEÇAS E COMÉRCIO LTDA

1.1 DADOS DA EMPRESA

A Bla Bla Bla Autopeças e Comércio LTDA é uma empresa de pequeno porte, CNPJ 62.189.238/00001-64, com sua matriz localizada na Rua Conde João Cândido , 1030 – Centro – Jacareí - São Paulo – SP - CEP 01017-040, tel. (11) 2215-5222 e site www.blablablaautopecas.com.br.

Tem seu segmento na fabricação de componentes automotivos em geral para comercialização e está em ascensão no ramo de atacadista, se tornando uma das empresas mais importantes no seu segmento.

A empresa conta com 16 funcionários, para uma demanda de aproximadamente 200 MIL faturados por mês. Além de distribuir sua mercadoria nacionalmente, sendo também responsável por abastecer algumas montadoras .

A Bla Bla Bla Autopeças é composta por 1 diretor , 1 gerente, 4 vendedores, 2 representantes um no Rio e outro em Curitiba, 1 secretária, 1 gerente de produção e cinco funcionários.

1.2. VISÃO / MISSÃO / VALORES

A missão da empresa é buscar sempre renovar seu mix de produtos no segmento de Auto Peças, com o objetivo de encantar e satisfazer os clientes e parceiros, visando preços competitivos, atendimento personalizado e excelente qualidade.

Empenha-se em prestar serviços de alta qualidade aos seus clientes, reconhece que os clientes são a única razão de sua existência e conduz todas as suas operações de maneira ética e legal de forma que seus atos gerem a reputação de uma empresa progressista e em crescimento.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

2.1. ORGANOGRAMA ANTIGO

A Bla Bla Bla Autopeças não possui um organograma formalizado, porém apresenta os seguintes setores: Diretora administrativa, Gerente geral, Gerência de produção, setor de vendas, secretariado, setor de representação, produção.

Organograma feito pelo autor do trabalho:

2.2 DIFERENCIAÇÃO

Diferenciação vertical é a maneira que a organização desenha sua hierarquia de autoridade e cria relacionamentos entre papéis e subunidades. Essa distribuição de autoridade dá à organização maior controle sobre suas atividades e aumenta sua habilidade para criar valor.

Na Bla Bla Bla a diferenciação é completamente vertical, sempre obedecendo aos níveis hierárquicos, o que não facilita a divisão do trabalho fazendo com que todas as decisões venham da parte de cima da pirâmide, dificultando a maioria das resoluções dos problemas do dia-a-dia.

2.3 FORMALIZAÇÃO

Formalização é o uso de regras escritas e procedimentos para padronizar a operação. Em empresas com alto grau de formalização e padronização, a autoridade é centralizada, tudo é feito conforme o que está escrito e os empregados não têm autoridade para quebrar as regras. Quando o nível de formalização é baixo, a coordenação é o resultado do ajuste mútuo entre as pessoas e a tomada de decisão é um processo dinâmico. Nessa situação, a autoridade é descentralizada porque os empregados podem tomar decisões.

A Bla Bla Bla a princípio foi identificada como informal por não ter os procedimentos das tarefas de todos os cargos existentes, mas as decisões são centralizadas e sempre seguem um padrão o que determina uma empresa formal.

2.4. TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

A Bla Bla Bla segue a estrutura organizacional linear, ou seja, uma estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com