TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

Nome da Disciplina: Faa127 – Psicologia Organizacional

Unidade: 2

Nome da Atividade: O Indivíduo na Organização

Professor (a) ministrante: Cidecleuma de Melo Frota

Tutor (a) à distância: Karoline Figueiredo

Tutor (a) presencial: Jaira Oliveira

Nome do Acadêmico (a): Cristina Suzana Souza Silva

Polo de Cruzeiro do Sul - Acre

2018

Enunciado da Atividade

INTRODUÇÃO

Para explicar o comportamento nas organizações, a ênfase são as pessoas. Para pode explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário a teoria da motivação humana.

Para tanto é necessário conhecer as necessidades humanas para poder compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como um método para melhorar a qualidade de vida nas organizações.


HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Abraham H. Maslow desenvolveu uma teoria das necessidades. Segundo Maslow (1962) necessidade é, a privação de certas satisfações. Para ele as pessoas são motivadas por determinadas necessidades específicas.

Em forma de pirâmide, a hierarquia de Maslow divide-se em cinco necessidades. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas que são as necessidades fisiológicas e no topo, as necessidades mais altas, ou seja, necessidades de auto realização.

 

[pic 1]

 Figura 1: Pirâmide da Teoria das Necessidades de Maslow.

Fonte: Robbins, 2002.

  1. Necessidades Fisiológicas: São as necessidades de nível mais baixo, mas de fundamental importância. Estão as necessidades de alimentação (fome e sede), sono e repouso (cansaço), abrigo (frio e calor), e sexo. As necessidades fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência das pessoas, ou seja, são as necessidades que já nasce com o ser humano.
  2. Necessidades de Segurança: Inclui o segundo nível. São as necessidades de segurança, a busca pela proteção contra ameaças, danos físicos, fuga ao perigo.
  3. Necessidades Sociais: Surgem quando as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas. Necessidades de integração social, carinho, amizade, amor, aceitação por parte dos companheiros.
  4. Necessidades de Estima: São as necessidades de como cada indivíduo se vê e se avalia. Inclui fatores como autoconfiança, aprovação social, respeito, status, reconhecimento, prestígio e consideração. A frustação pode causa sentimentos de inferioridade, levando ao desamino.
  5. Necessidades de auto realização: São as necessidades que estão no topo. Estão relacionadas com o próprio potencial, autodesenvolvimento, autossatisfação, autonomia.

Sobre as criticas à teoria da hierarquia das necessidades, Huffman, Vernoy e Vernoy (2003, p. 431) destacaram que:

Em algumas sociedades não industrializadas, por exemplo, as pessoas podem ser submetidas à fome, a doenças graves e à vida em áreas devastadas pela guerra (os dois primeiros degraus na teoria de Maslow), e mesmo assim, procuram manter os vínculos sociais fortes e a autoestima elevada. Durante o período de escassez de alimento e de guerra na Somália, muitos pais sacrificaram suas próprias vidas para conseguir levar os filhos famintos a centros de distribuição de alimento localizados a centenas de milhas de distância; uma vez nos centros, os pais frequentemente se reuniam em grupos para partilhar os suprimentos limitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com