TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTEL MIRASSOL

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5







DESAFIO PROFISSIONAL
Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão.

Sumário

INTRODUÇÃO 2
I- PANORAMA DO HOTEL BOA VIDA 3
II- DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE HOTELEIRO 3
III- TECNOLOGIAS QUE PODERIAM SER ADOTADAS PELO HOTEL BOA VIDA 4
IV- A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL 4
V – CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
VI - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

INTRODUÇÃO

Atualmente estudos mostram que o mercado de trabalho e de negócios está cada vez mais competitivo, complexo e dinâmico. Neste contexto as organizações precisam de gestores com ampla capacidade de lidar com as mudanças econômicas, ou seja, estar atualizado no que refere a metodologias de gestão. Os profissionais que possuem domínio das competências e das novas tecnologias de gestão certamente serão os mais bem sucedidos no mercado. 
Nesse contexto as disciplinas de Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão vem contribuir para o crescimento do gestor. Estas passam a fornecer ferramentas que podem nos ensinar alguns
dos processos Administrativos, Tecnologias bem como a maneira legal de executar estas tarefas.
Dessa forma, no decorrer deste trabalho, contaremos a história do administrador José Antônio da Silva. Ele tem a missão de administrar um grande complexo hoteleiro que está em decadência. 

  1. PANORAMA DO HOTEL BOA VIDA

    José Antônio foi contratado para gerenciar um complexo hoteleiro de um município de 60 mil habitantes onde mora no Nordeste brasileiro. Ele encarou esta oportunidade de crescimento profissional pesar de estar ciente do grande desafio a ser cumprido.
    O Hotel chama-se Boa Vida e é o maior da região. Tem capacidade de hospedar 450 pessoas com grande infra estrutura de esportes e lazer além de um centro de convenções com capacidade de atender 400 pessoas.
    Mesmo com todas as características mencionadas acima o hotel não tem obtido sucesso. O hotel não estava oferecendo um serviço de qualidade e consequentemente a imagem da instituição estava cada dia mais comprometida. 

  1. DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE HOTELEIRO

[pic 1]

Assim que José Antônio assumiu o cargo ele solicitou uma pesquisa de clima organizacional. No final desta tarefa contatou-se um grade índice de insatisfação dos colaboradores que atuavam no hotel. Estavam desmotivados, não se sentiam realizados profissionalmente além de possuir dificuldades de relacionamento entre eles.
A parte positiva do hotel era que este complexo hoteleiro estava então com uma imensa e moderna área física porém enfrentava grandes dificuldades de crescer no mercado.
Conforme relatado anteriormente, constatou-se uma desarticulação entre os funcionários. Não havia estímulo algum por parte do gerente anterior e a equipe não se sentia parte do processo de crescimento conjunto e contínuo. 
Com o passar dos dias a empresa passou a ser mal vista pelos clientes pelo péssimo serviço ofertado e que consequentemente foi o marco da situação alcançada: Uma excelente área física e uma administração falha e omissa. 

  1. TECNOLOGIASQUE PODERIAM SER ADOTADAS PELO HOTEL

    Tecnologias de gestão
    Benefícios
    Reengenharia
    Reengenharia é um método que promove o redesenho de processos, a readequação dos processos empresariais, estruturação organizacional, sistematização de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios do hotel.
    Benchmarking
    A utilização do método de benchmarking auxiliará a nova gestão do hotel, coletando dados de concorrentes ou métodos semelhantes que funcionam para o melhor desempenho dos colaboradores e serviços.
    Web Site
    A criação de uma web site para hotel Boa Vida, acarretará em novos clientes, de longe ou de perto, pois através do site eles poderão fazer suas reservas, conhecer as acomodações e as áreas de lazer oferecidas.
    Chaves Eletrônicas
    A substituição das chaves eletrônicas, no lugar das
    convencionais, permitirá aos clientes mais comodidade, pois grande parte dos serviços podem ser ativados através dela, como o acesso ao “spa” e a sauna, por exemplo.
    Pequenas reuniões
    A realização de pequenas reuniões antes do expediente ajudará os lideres a passarem motivação, pequenas tarefas diárias e informações aos colaboradores, diminuindo assim, a distância entre ambos.

  1. A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

    O Capital Intelectual caracteriza-se pela afirmação de que o conhecimento é o principal fator de produção da atualidade. 
    É maneira de fazer gestão que estimula a renovação e o desenvolvimento empresarial. Antigamente o capital intelectual não era divulgado nem valorizado. As organizações contratavam os funcionários e consideravam que eles eram apenas mão de obra. Não tinham opção de crescer, desenvolver e ter acesso ao conhecimento. Com o passar dos anos as empresas passaram a perceber que os mais valiosos recursos estavam nas pessoas. Desde então muitas organizações passaram a incentivar entre seus colaboradores o estudo e o aprimoramento de seus conhecimentos. 
    Atualmente vivemos na era da informação onde as pessoas têm consciência da importância de estarem constantemente se preparando para as exigências do mercado de trabalho. Segundo Davenport (1998), “capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários”. 
    Devido a grande concorrência das empresas para obter uma fatia do mercado de negócios, seus gestores e líderes estão atrás do capital intelectual, pessoas que agregam valor na empresa. Pessoas que possam contribuir com o crescimento não só da organização como de todos os colaboradores. 
    De acordo com Chiavenato,”o capital humano significa capital intelectual. Um capital invisível composto de ativos intangíveis. O valor de mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual”. Sabe-se que hoje as empresas não vivem só de lucros, necessitam de pessoas para gerar resultados concretos e duradouros. O investimento no capital intelectual está cada vez mais evidente e com isso as organizações podem aumentar as vantagens sobre a concorrência do mercado.

Nesse sentido as empresas devem promover ações que beneficiem o bem comum. Falo isto porque a melhoria deve ser não só para empresa mas também para os colaboradores conforme já comentado em parágrafos anteriores. Há de que promover capacitações contínuas promovendo o estímulo ao conhecimento, ao cooperativismo e a auto estima. Trabalhar com números também é importante. Não adianta falar aos funcionários que as vendas do mês foram baixas, por exemplo. Precisa-se mostrar o porque e traçar estratégias de evolução naquilo que não saiu conforme o previsto. 
Outra situação importante de se destacar também refere-se com a qualidade dos serviços ou
produtos ofertados ao mercado. Hoje o detalhe faz a diferença. Fazer bem feito passou a ser artigo de luxo.
Dessa forma, muitos dos aspectos acima mencionados podem servir de estratégias para que o Hotel Boa Vida tenha um crescimento nos negócios. Reunir os colaboradores, informar a real situação financeira e organizacional do Hotel e traçar metas seria muito pertinente. Capacitar os colaboradores e fazer pesquisa de satisfação do usuários são alguns pontos que, no primeiro momento, poderão elucidar os principais erros que a administração vinha cometendo.


V – CONSIDERAÇÕESFINAIS
Portanto, pode-se dizer que bons profissionais, devem ter responsabilidade e habilidade de trabalhar em equipe e sob pressão, que além de se fazer pesquisas uma organização deve saber quem é a sua equipe, e dar atenção as ideias de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com