TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades administrativas

Tese: Habilidades administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

Habilidades do Administrador:

1- Hab. Técnicas: Utilizam conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários p/ realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos. Habilidade de fazer coisas praticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar programas etc.

2- Hab. Humanas: capacidade de trabalhar com pessoas, e por intermédio delas, sabe se comunicar e compreender suas atitudes. Habilidade de lidar com pessoas e com equipes, sabendo educa-las, motiva-las continuamente, isso envolve liderança, comunicação etc.

3- Hab. Conceituais: capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador desenvolva filosofias, valores e princípios de ação, proporcionando ideias globais, conceitos e valores que permitem saber onde chegar, definindo o comportamento e ações futuras necessárias para resolução de problemas, e de visão futura antecipatória para geração de novas ideias e inovação.

Centralização

Refere-se à localização e distribuição da autoridade para tomada de decisões. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização, onde a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.

Vantagens da Centralização:

• Decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa

• Tomadores de decisões situados no topo e geralmente bem treinados e preparados do que estão nos níveis mais baixos.

• Eliminação de esforços duplicados, reduzindo os custos operacionais.

• Certas funções, como compras, quando centralizadas, provocam maior especialização e aumento de habilidades.

• Decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais

Desvantagens da Centralização

• As decisões são tomadas por administradores que estão mais próximos dos fatos

• Tomadas de decisões situadas no topo raramente têm contato c/ os trabalhadores e c/ as situações envolvidas

• As linhas de comunicação são mais distanciadas provocando demoras prolongadas

• Administradores nos níveis mais baixos são frustrados porque estão fora do processo decisório.

• Pelo envolvimento de muitas pessoas nas comunicações, há mais possibilidade de erro e de distorção pessoais.

Reengenharia de Processos

É o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa, para encarar novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado. Uma empresa precisa de repensar os seus procedimentos operacionais, tendo como objetivo tornar as pessoas e as máquinas mais eficientes. Assim, será possível reduzir custos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços, melhorando a qualidade, aumentar as receitas, incrementar a orientação para o cliente. A Reengenharia de Processos, em traços gerais, permite às empresas diminuir os problemas de ineficiência, alto custo e insatisfação dos clientes. Assim, as iniciativas de melhoria de qualidade, e de melhoria contínua de processos, embora sejam essenciais, não são suficientes.

Coaching e Mentoring

Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. Com isso, o coaching visa que o cliente possa se apoderar das próprias respostas, e dessa forma agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Um coach, “treinador”, tem o poder de ouvir na essência, ou seja, fazer uma conexão com seu coache; senti-lo e assim, fazer um leque de perguntas que apoiem o cliente a chegar às respostas que ele busca.

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. No mentoring esse prazo pode ser estendido até que o cliente tenha os conhecimentos e mais experiências necessários para que esteja apto a tomar conta da carreira de forma independente.

Linha Staff

Linha são todos os cargos que existem na hierarquia organizacional, no organograma aparecem desenhados em linha cheia. São os responsáveis pelo cumprimento do objetivo organizacional. E.: Chefe de setor, ele cumpre ordens e é responsabilizado pelo desempenho. Staff são cargos de assessoria e aconselhamento, normalmente é um profissional especializado que auxilia um cargo linha da alta hierarquia. Ex.: Assessor jurídico, ele não recebe ordens, mas ajuda a direção nos assuntos legais.

Matricial

A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial é um tipo de departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto.

Funcional

A estrutura funcional é sustentada pela padronização. É caracterizada por tarefas operacionais padronizadas, pela especialização de funções, por regras e regulamentos formais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com