TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Administrativas

Artigos Científicos: Habilidades Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 2

Como as habilidades se distribuem nos níveis organizacionais?

Habilidade Conceitual

No nível institucional, os executivos precisam gradativamente de habilidades conceituais para decidir sobre o destino e estratégia de sua organização, pois consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Representam a necessidade de ter uma visão do todo, ou seja, uma visão “macro”. É a habilidade que requer o olhar além das fronteiras de uma área; é preciso entender as relações entre os diversos setores, ou melhor, saber como a organização se relaciona com o ambiente externo. Executivos podem ser competentes tecnicamente e nos relacionamentos interpessoais, mas sujeitos ao fracasso quando incapazes de processar e interpretar corretamente a informação. Está relacionada com o pensamento, raciocínio, o diagnóstico da situação e a formulação de alternativas para solução dos problemas. Tomada de decisão, por exemplo, requer que localizem problemas, identifiquem alternativas que possam corrigi-los, avaliem estas alternativas e selecionem a melhor.

Habilidade Humana

No nível intermediário de uma empresa, é fundamental ter a capacidade de trabalhar com outras pessoas, entendê-las e motivá-las, tanto individualmente quanto em grupos, isso, determina- se as habilidades humanas. Envolve a capacidade de motivar, comunicar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos. Muitas pessoas são tecnicamente competentes, porém incompetentes em relacionamentos interpessoais. Gerentes, têm que ter boas habilidades humanas para comunicar, motivar e delegar tarefas. É a habilidade que relaciona a missão de um gestor a outras e dá um sentido de unidade de ação nas operações organizacionais.

Habilidade Técnica

No nível operacional, precisa-se somente de habilidade técnica para lidar com as tarefas concretas do dia-a-dia. Consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional. As habilidades técnicas estão relacionadas com o conhecimento especializado, com a execução e com o fazer, e representam o conhecimento específico de um cargo gerencial. Estão, normalmente, atreladas à área de gerenciamento, nos aspectos da produção: conhecimento de método, processo, PCP, equipamentos e logística. Nas finanças: orçamento, fluxo de caixa, análise de riscos e balancetes. Nos recursos humanos: seleção, recrutamento, legislação trabalhista, treinamento de pessoal etc. Quando dizemos que uma pessoa “é do ramo”, sinalizamos que ela domina as habilidades técnicas do setor em que atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com