TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Havaianas

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CAIO GONÇALVES

TALITA MORAES

VINÍCIUS CAVALCANTE

HAVAIANAS: INTERNACIONALIZAÇÃO

São Paulo

2015

CAIO GONÇALVES

TALITA MORAES

VINÍCIUS CAVALCANTE

HAVAIANAS: INTERNACIONALIZAÇÃO

Trabalho de acadêmico apresentado como exigência parcial da disciplina de Internacionalização de Empresas no curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. José Carlos Polidoro

São Paulo

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 HAVAIANAS        

2.1 Alpargatas        

2.1.1 Missão        

2.1.2 Visão        

2.1.3 Valores        

3 MARKETING        

4 INTERNACIONALIZAÇÃO        

4.1 Segmentação e Posicionamento        

4.1.1 Estratégia de Precificação        

4.1.2 Estratégia de Promoção        

4.1.3 Estratégia de Distribuição        

4.2 Análise SWOT do mercado internacional        

4.3 Modo de entrada        

4.4 Análise das cinco forças de Porter        

4.4.1 Rivalidade entre os concorrentes        

4.4.2 Poder de negociação com os fornecedores        

4.4.3 Poder de negociação com os clientes        

4.4.4 Ameaça de novos entrantes        

4.4.5 Ameaça de produtos substitutos        

5 RESULTADOS: INTERNACIONAL        

6 INSTALAÇÕES        

7 QUESTÃO PARA DEBATE        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

A São Paulo Alpargatas S.A. a partir da década 1990 ingressou no mercado internacional e ocupou um espaço ainda vazio no mundo: uma marca de sandálias global, a Havaianas. Ela se orientou para um novo nicho de mercado através de uma forte estratégia de marketing traçada em resposta à queda nas vendas e na rentabilidade da empresa para reposicionar o produto, utilizando um plano agressivo de gerenciamento de marca.

De uma sandália popular, utilizada para substituir os calçados de couro nas lavouras de café, a um acessório de moda, ícone do segmento, desejado e colecionado pelo público consumidor no mundo, a Alpargatas percorreu um longo caminho e traçou para a marca Havaianas uma trajetória de sucesso, que passou pelo declínio, superou a crise, inovou nas estratégias de marketing, modificou sua própria visão de negócios, conquistou o mundo, que agora está “a seus pés” e mantem guardado o segredo da matéria prima de seu produto.

A internacionalização das Havaianas é um caso de sucesso de marketing. Seu modo de entrada e estratégia serão analisados pelas Teorias de Internacionalização do 2º modelo de Porter: as cinco forças e pelo modelo da distância psíquica de Upsalla.


2 HAVAIANAS

Inspirada nas tradicionais sandálias de dedo japonesas, em 1962 foram lançadas pela São Paulo Alpargatas S.A. as Havaianas, feitas de borracha resistente e macia. Seu design foi patenteado em 1966 e ficou registrada a invenção do chinelo de dedo de borracha.

O objetivo inicial das Havaianas era criar um produto de alta escala de produção a preço acessível para as classes sociais C, D e E. Para a época era um produto inovador, pois era produzido a partir de borracha sintética e tinha baixo custo de produção.

2.1 Alpargatas

Em 3 de abril de 1907 foi fundada pelo escocês Robert Fraser a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, produtora de calçados e lonas, que na década de 1940 passa a se chamar São Paulo Alpargatas S.A.

Após a crise do final da década de 1920 a Alpargatas retomou sua produção de calçados que tinha sido prejudicada pela falta de matéria-prima e pela gripe espanhola e passa a produzir outros artigos como mochilas, barracas e fardas. Na década de 1940 começou a produção de jeans e na de 1950 lançou os modelos de tênis Conga e Bamba Basquete, inaugurando uma nova era de calçados no Brasil, além de ter patrocinado as transmissões da Copa do Munda na Suécia. Na década de 1960 foram lançadas as sandálias Havaianas e, na década 1970, lançou a marca Topper e adquiriu a marca Rainha. A partir de 1990, a Alpargatas se reestruturou e passou do foco na produção para o foco no mercado.

Atualmente ela é uma empresa de Marcas, detentora (própria ou por meio de licenças) das marcas Havaianas, Osklen, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, e Meggashop Outlet.

2.1.1 Missão

Conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidades social e ambiental.

2.1.2 Visão

Ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuários e acessórios.

2.1.3 Valores

Comprometimento: responsabilidade e compromisso com seu papel individual na realização dos objetivos e dos resultados finais da empresa, sejam resultados financeiro, de produto ou de serviços, privilegiando sempre o trabalho em equipe.

Respeito às pessoas: construção de um ambiente meritocrático com boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, estimulando a satisfação e o orgulho de contribuir com a empresa.

Empreendedorismo: foco no crescimento e na criação de valores, impulsionados pela iniciativa, inovação e transformação de ideias em oportunidades de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (455.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com