TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História E Teorias da Administração II

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AD 1 - Teorias da Administração II

Coordenadora: Elaine Sigette

Aluno: Telson Diniz de Oliveira

Matrícula: 14113110072

Questão 1: Como você avalia os indícios históricos da administração entre as antigas civilizações, apontados no primeiro capítulo da apostila? (1 ponto)

        

        R: É possível perceber alguns aspectos relacionados a administração nessas civilizações, como por exemplo:

  • Na construção da pirâmide de Kéops no Egito antigo, onde é possível perceber a aplicação de métodos de gestão pública, pois se tratava de uma grande obra, que demandava da utilização, de um grande número de pessoas e matérias. Um empreendimento de grande magnitude que necessitou de um processo planejado, coordenado e articulado.

Questão 2: Em que o método científico ajudou na compreensão e aplicação da área da administração? (1 ponto)

        R: Sendo o método científico a compreensão entre o trabalho e o tempo. Entende-se que ele, ajudou na racionalização do trabalho e na sua padronização. O trabalho passou a ser dividido em tarefas específicas, atribuídas a determinados funcionários.

Sendo assim, esse método ajudou a administração na criação e na elaboração de cargos e tarefas.

Questão 3: Relacione os principais eventos históricos no mundo no início do sec XIX com a consolidação da Administração como área do saber. (1 ponto)

        R: Alguns eventos ocorridos no início do século XIX, como o resgate da contribuição dos filósofos, a organização da Igreja Católica, a organização militar e a revolução industrial e da Informação, foram relevantes para a compreensão das transformações ocorridas no pensamento da Administração.

Alguns exemplos dessa relação foram:

  • A maneira de abordar e solucionar problemas dos filósofos;
  • A estrutura de Hierarquia, utilizada pela Igreja Católica;
  • E a especialização do trabalhador, criada durante a revolução indústrial.

Questão 4: Como as ideias iluministas e as invenções do início do sec XIX influenciaram a área da administração? (1 ponto)

R: a Influência ocorreu devido ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação. A necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado, também é um dos fatores que influenciaram a área da administração, e fez com que ela passasse por uma intensa transformação.

Questão 5: Por que Frederic Taylor é considerado o pai da Administração Científica e Adam Smith, embora seu papel pioneiro para a consolidação dos conceitos administrativos, não é reverenciado como tal? (1 ponto)

        R: Por que apesar de Adam Smith ter dado início a ideia da divisão do trabalho, foi Taylor que apresentou os princípios da Administração científica e o estudo da Administração como ciência.

Questão 6: Como os conceitos e práticas militares influenciaram na conformação da Administração como área do saber? (1 ponto)

        R: Os ensinamentos relacionados a definição de estratégia, a seleção e coleta de fontes e o modelo de hierarquia de poder rígida e adoção de princípios, são exemplos de práticas militares que influenciaram na formação das práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com