TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento Administrativo

Por:   •  10/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

1. Dê exemplos de uma ação administrativa eficiente e eficaz e analise as diferenças entre ambas. Pense no seu trabalho ou no seu processo de estudo. Faça uma análise crítica do seu desempenho com base nesses conceitos.

2. As ideias de Taylor e Fayol foram os pilares para a Administração Moderna, contudo quais dessas ideias ainda sobrevivem no mundo de hoje? Dê exemplos.

3. Com base no vídeo “Quem mexeu no meu queijo?” faça uma análise sobre o papel de um gestor diante da mudança.

4. O Fordismo e o Toyotismo, apesar de suas diferenças, foram importantes para o desenvolvimento industrial e econômico do século XX. Descreva as diferenças, críticas e a importância desses modelos.

5. Faça uma análise do filme “Recém Chegada”, apresentado em sala de aula, apresentado os tipos de habilidades gerenciais (conceituais, humanas e técnicas) desenvolvidas e aplicadas pela personagem principal.

1. Dê exemplos de uma ação administrativa eficiente e eficaz e analise as diferenças entre ambas. Pense no seu trabalho ou no seu processo de estudo. Faça uma análise crítica do seu desempenho com base nesses conceitos.

Para Drucker “a eficácia está em fazer as coisas certas, enquanto a eficiência está em fazer certo as coisas”. O administrador lida diretamente e indiretamente com a eficiência e a eficácia, exemplo disto é o mesmo inserido numa empresa, pois o tempo todo ele precisa ser eficiente para gerar resultado no seu trabalho, e para ser eficiente, ele necessita estar sempre agregado à eficácia de suas ações. A Eficiência e a eficácia não está apenas associada as atitudes profissionais do administrador dentro de uma empresa, mas também contida em todas as outras funções, como também na organização e na produção da empresa, o que contribui para que a empresa tenha uma boa recomendação de seu nome dentro do mercado de qual área pertença.

Explica-se então sobre uma boa forma de administração aquele profissional que leva para a empresa a qual pertence uma forma administrativa eficiente e eficaz, onde se tem a função de se dividir os recursos e tarefas, fazendo parte de um todo planejar, organizar, liderar e controlar, o que não restringi-se apenas ao administrador zelar por esse projeto, mas também toda a empresa, para obter destaque da empresa no mercado e atingir suas metas pessoais.

Posto em prática todo conceito de eficiência e eficácia no meu dia a dia, visto do ponto de vista que sou uma estudante de Economia, vejo que para mim alcançar um bom desempenho nas provas, tenho que ser eficiente, exemplo disso é me preparar estudando para as provas, me organizar para fazer os trabalhos, assistir as aulas e planejar meu modo de estudo. E para ser eficaz preciso não apenas planejar, mas realizar minhas ações da melhor maneira possível, em busca assim do meu objetivo, atingir boas notas e deter de mais conhecimento para que possa conquistar a carreira dos meus sonhos.

2. As ideias de Taylor e Fayol foram os pilares para a Administração Moderna, contudo quais dessas ideias ainda sobrevivem no mundo de hoje? Dê exemplos.

A gestão do modelo Taylorista buscava soluções para o grande desperdício de matéria-prima, materiais e tempo de preparo, e para o baixo índice de produtividade dos trabalhadores, como resposta ele propôs que fossem aplicadas técnicas de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho, com objetivo de maximizar a produção e minimizar os custos da produção.

Definiu-se também os princípios pelos quais eles se baseariam para dividir as tarefas, distinguindo um profissional do outro, de acordo com as suas habilidades, assim como vemos ainda hoje na Administração Moderna, entre esses princípios estão: o de preparo, que seleciona cientificamente os trabalhadores, capacitando-os para produzir melhor e em mais quantidade; o de controle, supervisionando o trabalho para que o mesmo seja executado como previsto e dentro das normas; o de execução: definindo a função que cada um vai exercer; o da supervisão funcional, especializar o profissional para supervisionar diferentes setores como, qualidade, produção, manutenção, etc..

A divisão do trabalho para ele, visava “especializar” o trabalhador, para que o mesmo se integrasse no processo de produção, e tivesse domínio de exercer da melhor maneira possível a competência que lhe foi dada, e dando a oportunidade do funcionário de participar no lucro da empresa a cada vez que atingir a meta, o que faz com que cada profissional busque se qualificar ainda mais para participar ativamente na produção, possibilitando do mesmo crescer dentro da empresa.

Em Fayol prezava-se que a produção deveria seguir princípios básicos de organização, entre eles estão, divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade de funcionários, iniciativa e espírito de corpo.

No modelo Fayolista a especialização da mão de obra do trabalhador traria consigo habilidades, o que contribuiria para a redução dos esforços e atenção dos funcionários aplicados em sua atividade, o que traria aumento da produtividade, com a repetição do trabalho feito em menor tempo agora.

Tanto o modo de organização administrativa do pensamento Taylorista, quanto o modelo administrativo Fayolista estão inseridos nas Administrações Modernas, cada um usa um modo que melhor acredita atender seu objetivo e atender o objetivo proposto pela empresa como modo de organização e de atendimento ao mercado.

3. Com base no vídeo “Quem mexeu no meu queijo?” faça uma análise sobre o papel de um gestor diante da mudança.

No vídeo pude perceber que o autor faz comparação entre os tipos de gestores, mas que a principal atitude de um gestor diante de mudanças deve ser a de não ter medo de arriscar, pois um gestor que se acomoda não está preparado para as idas e vindas que o mercado propõe, já que o mercado nos tempos atuais é de alta concorrência entre os produtores, para atender a faminta sede de inovação(consumir uma criação inovadora) dos consumidores, o que um gestor deve fazer perante as mudanças é se adaptar e pensar lá na frente, buscando colocar em prática a idealização do consumidor no hoje, da maneira que ele realize no futuro mais próximo do presente, e também realizando este, mas já buscando mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com