TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Sociedade

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

QUESTIONARIO DE HOMEM E SOCIEDADE SOBRE CULTURA NA SOCIEDADE – MATERIAL 2º BIMESTRE        

Brasília-DF

2014

QUESTIONARIO DE HOMEM E SOCIEDADE SOBRE CULTURA NA SOCIEDADE – MATERIAL 2º BIMESTRE        

Atividades Práticas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro semestre, do curso de Administração / Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professore do semestre.

Brasília-DF

2014


  1. O que são relações étnicas.

As relações étnico-culturais são todas as situações nas quais diferentes culturas/etnias são colocadas em contato por qualquer razão, e supõe que dois ou mais povos que representam suas etnias mantenham por tempo indeterminado alguma forma de convivência.

  1. Conceitue relativismo cultural.

O relativismo cultural é um conceito antropológico segundo o qual não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura. Essa perspectiva entende que existe uma incompatibilidade fundamental entre os sistemas de valores de diferentes culturas e também que não há critérios objetivos que permitam classificar as culturas entre superiores e inferiores, pois todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes.

  1. Conceitue etnocentrismo.

É um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.

  1. Quais sãoas questões que trazem à tona o relativismo cultural e o etnocentrismo, além de boas doses de ética, justiça e novos parâmetros para as relações humanas.

Questões que fazem qualquer mínima menção de alteração no modo como a sociedade vive ou em seus costumes gerais. Como exemplo um país como os EUA, um lugar onde ainda existe um nível de preconceito muito elevado ter elegido um homem negro para ser o presidente, consequentemente um dos homens mais poderosos do mundo. Temos ainda o Brasil que se diz um país de todos, porem ainda trata com diferença as minorias, a respeito disso existem as cotas sociais das faculdades.

  1. Em sua opinião qual questão é mais importante para o desenvolvimento da sociedade.

O relativismo cultural. No mundo atual a cada vez mais necessário o contato e entre culturas diferentes. Por isso, qualquer ato de discriminação, desrespeito ou intolerância traz serias complicações para o desenvolvimento de uma sociedade.

  1. Explique o significado de etnia.

Etniasignificapovoe é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denominar um determinado grupo de indivíduos que possuam afinidades de idioma e cultura, independente do país em que estejam

  1. Explique o significado de raça.

O conceito de “raça” mostra-se impreciso uma vez que tenta determinardivisões em uma espécie que é única: o ser humano. Raça é uma construçãosocial, e não uma realidade biológica.

  1. Explique os pressupostos do evolucionismo social

Parte da idéia de que haveria uma “escala evolutiva” entre os povos. Deacordo com esse pensamento poderíamos encontrarpovos/culturasmaisevoluídos” e outros “menos evoluídos”. O resultado óbvio foi o sentimento desuperioridadede algumasculturas sobre outras,quejustificou decisõespolíticas como invasões, extermínios e a prática da discriminação e do racismo.Essepensamentopartiadopressupostoqueaculturaédeterminadapelaherança genética de uma população

  1. Cite exemplos de conflitos gerados pelas questões culturais que levam um povo a agir com intolerância.

Essesconflitos podem se revelar com diferentes graus de expressão eintolerância. Um povo pode expressar seu preconceito, racismo ou ódio, tanto por questões bastante específicas como a religião do outro, ou os hábitos de  vestuário alimentação higiene desse mesmo outro, ou ainda através de repúdio total ao outro.

  1. Disserte em relação ao tema “A diversidade étnica e o contato cultural”

A diversidade ética se dá sempre que um povo é obrigado a conviver com outro com costumes culturais totalmente diferentes dos seus. Desde o inicio da historia da humanidade há relatos de conflitos entre os povos por causa de opiniões culturais diferentes, onde o vencedor ou mais forte dominava e subjugava os mais fracos e isso era visto como algo natural ou por força da vontade divina. Somente a partir do século XVIII como surgimento de uma filosofia social o ser humano se torna objeto de investigação cientifica.

  1. O que você entende por evolucionismo social e poder?

Evolucionismo social - refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo é associado com comportamento animalístico; enquanto civilização é associada com a cultura européia do século XIX.

O Evolucionismo Social tem relação com o darwinismo social e representa a primeira teoria de evolução cultural.

Esse fenomeno do evolucionimo social tem relação com o poder pois as civilizações que acreditam estar mais evoluidas tedem a subjugar as que elas acreditam ser menos evoluidas, impondo sua cultura e meio de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com