TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  18/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

2018

UniFBV

Fernando José Siqueira da Costa Silva, Mat. 181081786

RESUMO:

HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA II

 

Metodologia da Pesquisa – Turma: 5MEAL-NT4 – Prof. Talita Diniz


[pic 1]

Resumo da pesquisa:

HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA II

INTRODUÇÃO – Qual a pesquisa realizada?

        

        Após leitura da pesquisa de informação e formação de opinião da população brasileira, observamos que a pesquisa visa conhecer e divulgar, tornar base de dados para consultas futuras, os principais hábitos dos brasileiros na busca por informação, seja por meios da televisão, rádio, internet, para formação de opinião sobre o Governo Federal.

Esta pesquisa foi realizada em todas as regiões do Brasil através de entrevistas pessoais e presenciais nos domicílios permanentes. Uma pesquisa quantitativa, ou seja, tem o caráter de apenas quantificar opiniões e informações para um determinado estudo, e com base no método de coleta de dados por survey (questionário usualmente para que os grupos entrevistados expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. Para isso, é comum o uso de perguntas objetivas, do tipo "o quê?", "por quê" "quando?", "onde" e "como" no processo de pesquisa).

Na  realização da pesquisa foram realizados também todo o controle para a qualidade dos resultados obtidos, como por exemplo: supervisão de campo, checagem, comparação de questionários, críticas dos questionários, digitação dos dados por instrumentos aplicados.

JUSTIFICATIVA – Porque a pesquisa é importante?

        A reflexão proposta sobre o uso de pesquisa de opinião da população a respeito do Governo Federal é apenas uma peça microscópica no "quebra-cabeça" da representatividade política. A importância desta pesquisa é fundamental para investidas futuras do governo, seja em gestão ou até em campanhas eleitoreiras, é a teoria clássica de democracia como "governo pelo povo" e assim os líderes e organizações competidoras definem as alternativas de políticas públicas de uma maneira que o público possa participar no processo de tomada de decisão.

É praticamente impossível não contextualizar uma pesquisa desta ordem com o período eleitoral em que ela ocorre, sempre há uma consideração de que a opinião pública é um fator a ser levado em conta ao se analisar as decisões, desempenho, e atividades da administração pública.

Vários e malsucedidas esforços que a ciência política empreendeu ao longo dos últimos 40 anos para definir de maneira clara e inequívoca o impacto e efeitos das pesquisas de opinião nas políticas públicas, refletindo o que é chamado, de "frustração democrática".

Por fim, compreender e manusear a opinião como uma "condição ambiental ou um pano fundo para decisões e atividades públicas", obtendo-se assim a opinião pública e elaboração de políticas públicas em uma relação dialética.

OBJETIVO GERAL – Qual o foco principal da pesquisa?

        A pesquisa tem seu objetivo geral que é: investigar, entender, identificar o comportamento da sociedade brasileira na busca por informações através dos diversos meios de comunicação (televisão, rádio, escritos, e internet), para formação de opinião a respeito do Governo Federal. E desta forma entender onde, quando, como e quanto a população compreende as ações, os programas, a atuação e performance do próprio Governo.

        Com esta pesquisa, é possível para o Governo Federal, direcionar futuras investidas, conhecer detalhadamente o público que busca estar sempre informado, e também onde estão àqueles que não demonstraram interesse em informações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Quais os focos secundários que complementam o foco principal?

        Entendemos como sendo outros objetivos da pesquisa, ou seja, seus objetivos específicos e secundários, outros resultados auxiliares estratificados das entrevistas e demonstrados no relatório, como exemplo podemos entender: qual tipo de mídia (meio de comunicação) é o mais apreciado ou consumido, por determinada micro ou macro região, ou até mesmo em qual camada social e ou qual grupo de idade.

        Outro grande objetivo da pesquisa é analisar e entender as tendências de mudança de comportamento da população, através dos comparativos dos resultados anteriores com os obtidos na atual pesquisa, isto trás resultados indicativos e mapeiam onde será investido conteúdos para novos esforços que seja do Governo Federal, que seja dos meios de comunicação e até mesmo da própria população.

        O principal objetivo do governo é direcionar os esforços de comunicação dos programas e políticas públicas, por este motivo a pesquisa mostra claramente necessidade de explorar melhor a mídia digital (internet), a pesquisa também é um norteador para aqueles que já exploram ou desejam explorar a internet para divulgação de informação, produtos ou serviços. Não há como evitar este novo meio.  

        Com todas estas informações a pesquisa tona-se fruto explorável para vários meios, torna-se também servindo de referência para edição de livros, exemplo: GALENO AMORIN, Retratos da Leitura no Brasil, Instituto Pro Livro, Imprensa Oficial.

METODOLOGIA – O que foi realizado? Como os resultados foram obtidos?

        O primeiro aspecto a se considerar na metodologia deste estudo é que a mesma pesquisa já fora realizada outrora, e para cada nova edição, é o caso, sempre há o incremento de melhorias nos procedimentos adotados para que confiabilidade dos resultados obtidos sejam cada vez mais próximo da realidade.

        A pesquisa é ainda de aspecto quantitativo, o que nos afirma o sentido estatístico, caracterizando as respostas dos entrevistados como oficial sem possível investigação da verdade, o que nos dá a margem de erro expressada, além de que apesar da vasta distribuição geográfica dos entrevistados, o número deles é de 12.000 (doze mil) o que não representa nem 0,1% da população brasileira.

        Há aqui um destaque para a execução de campo que foi realizada de forma bastante criteriosa, com procedimentos metodológicos desde o pré teste (necessidade de verificar se haveria fácil compreensão das perguntas formuladas no questionário), seleção e treinamento de capacitação à equipe (146 entrevistadores de campo rigorosamente selecionados considerando escolaridade mínima em nível médio submetidos a um sistema de avaliação), estruturação e organização da logística de campo (um coordenador de campo acompanha as entrevistas, verificando a correta aplicação dos questionários e sanando dúvidas caso necessário), ainda a frente tiveram os processos de Checagem, Comparação dos Questionários, Crítica dos Questionários, e uma importante e segura Digitação dos Instrumentos Aplicados por meio magnético, entrada de dados por leitura óptica e programação em software Sphinx, o que elimina chance de falha humana nesta etapa e agrega ainda mais confiabilidade aos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com