TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I FEIRA DE SAUDE E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO PAULO FREIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DISCENTES

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

I FEIRA DE SAUDE E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO PAULO FREIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DISCENTES

Hallyson Valdoir da Silva Veiga (1), Ana Cristina Silva da Silva (2), Rafael Roehrs (3).

        

(1) Estudante (Bolsista PROBIC, FAPERGS); Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Uruguaiana; Uruguaiana, RS; halyson.veiga97@gmail.com;

(2) Estudante (Bolsista PIBID, CAPES); Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Uruguaiana; Uruguaiana, RS; ana.ss.cris@gmail.com

(3) Orientador; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Uruguaiana; Uruguaiana, RS.

RESUMO: Neste trabalho apresentamos as atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo reforçar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar e promover a interação universidade-escola-sociedade com atividades integradoras como principio educativo e social, para promoção da saúde e educação ambiental. Para abranger esses objetivos realizamos uma Feira de Saúde e Meio Ambiente, direcionada aos educandos e a comunidade com atividades diferenciadas, mas alusivas aos conteúdos programáticos trabalhados pela escola e em conformidade com o PPP da mesma, pois para nós toda a ação que integre questões de saúde e ambientais, objetivando mudanças de atitude incentivando a cooperação e solidariedade, praticando o respeito e a tolerância na busca de resgatar valores éticos hoje perdidos na nossa sociedade pode ser chamada de ação educativa, onde o engajamento de educadores e educandos tem grande importância no processo de transformação social. A realização do evento atingiu assim os objetivos propostos inicialmente. Houve uma boa receptividade da comunidade, que aderiu às atividades realizadas e os benefícios gerados á mesma, considerando as inúmeras relações entre saúde e meio ambiente, assim como o aprendizado para nós acadêmicos de licenciatura.

Palavras-Chave: feira, saúde, escola, comunidade.

INTRODUÇÃO

Segundo Sicca, 2006 (apud Paraná 2006, p11) “se analisarmos o que está acontecendo, percebemos que estamos em um processo de mudança estrutural da sociedade, ocasionado pela globalização da economia, o impacto tecnológico das tecnologias de informação e comunicação, uma mudança social”.

Para tanto organizamos esta atividade diferenciada buscando disseminar conhecimentos sobre saúde e meio ambiente, tendo também uma aplicação social, articulando e integrando tais atividades para promoção da saúde e  educação ambiental em todos os níveis de ensino bem como a participação da comunidade, através das atividades disponibilizadas neste dia, no espaço escolar, visando o bem estar da coletividade. Sendo assim o presente trabalho se inscreve numa perspectiva de relato de experiência, pois devido à necessidade da realização de praticas no ambiente escolar que também envolvesse a comunidade, no dia 25 de abril de 2015, realizamos na escola a I Feira da Saúde e Meio Ambiente do Instituto Paulo Freire, um trabalho que contou com diversos apoiadores, assim como, os educandos e a comunidade da União das Vilas.

O projeto desenvolvido disponibilizou a comunidade diversos serviços em um único dia, onde, segundo depoimentos registrados eram de difícil acesso em vista da inexistência destes no bairro, portanto para nós acadêmicos isso foi um retorno deste trabalho, no sentido de realizar uma ação diferenciada, solidaria, proativa e interdisciplinar, trazendo a comunidade serviços com esse viés, saúde e meio ambiente.

METODOLOGIA

As propostas de promoção da saúde, apresentadas pela primeira vez na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, 1986 (Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde, 2002), entendem a saúde como elemento importante no conjunto de condições indispensáveis à qualidade de vida. As atividades realizadas na feira envolveram os campos da saúde, meio ambiente, educação, lazer e convivência, fazendo sentido para a equipe de educadores e educandos, assim como para a comunidade, com aproximadamente 250 pessoas participando das atividades disponibilizadas na feira, que teve atividades como, palestras, mini cursos, corte de cabelos, medição de pressão e taxa de glicose, exames de visão, caminhão da SMOSU para doação de sangue, caminhão da SAUDE BUCAL para tratamentos das pessoas em geral, distribuição de água quente e erva mate, certificado para universitários.  tais atividades proporcionaram ganhos nas diversas dimensões humanas, visando fornecer elementos de cuidados a saúde, e conhecimentos em diversas áreas capacitando e impulsionam o desenvolvimento pessoal dentro do contexto no qual cada indivíduo da comunidade se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com