TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS EM FÁRMACOS

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADES IDEAU GETÚLIO VARGAS

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA: QUÍMICA FARMACÊUTICA

Turma: FARMÁCIA 2017/NÍVEL V

Professora: Marjorie Denti

IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS EM FÁRMACOS

Discentes:            Aline Vizzotto

Claudiana Nunes

Daniela Jaguzewski

Dienifer Tognon Peruzzolo

Paula Caroline Camargo

Rafaella Stein

Getúlio Vargas - RS

Junho, 2019

INTRODUÇÃO

O comportamento químico está ligado à presença do mesmo grupo funcional. Podemos definir grupo funcional como um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica e que é responsável pela semelhança no comportamento químico de uma série de compostos.

Cada grupo funcional apresenta certas reações características, daí as mesmas serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. Algumas dessas mudanças não são fáceis de serem observadas, mas úteis num determinado instante particular. Com restrições adicionais, os testes de análise funcional devem ser realizados à pressão atmosférica e num intervalo de tempo relativamente pequeno.

A presença de grupos funcionais nos excipientes, como carboxilas, sulfitos, aminas, álcoois, ésteres e fenóis são sítios comuns para indução de oxidação por transferência de elétrons. A presença de peróxidos em excipientes é uma das principais fontes de oxidação em formulações farmacêuticas e pode ser significante em excipientes como a hidroxipropilcelulose, polissorbatos, polietilenoglicóis, polivinilpirrolidona e nos polímeros em geral.

OBJETIVO

        O objetivo desta aula prática foi determinar aspectos químicos, reconhecimento de grupos funcionais e sua relação com as atividades presentes nos fármacos.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: 

Balança analítica

Tubo de ensaio

Becker

Espátula

Proveta

Bastão de vidro

Fita de pH

Banho maria

SUBSTÂNCIAS:

Diclofenaco de sódio

Ibuprofeno

Ácido salicílico

Ácido acetil salicílico

Cafeína

Dipirona

Paracetamol

Glicose

Acido sulfúrico

Formol

Etanol

Cloreto férrico 1%

2,4-dinitrofenil-hidrazina

Permanganato de potássio 1%

Reagente de Tollens

AgNO3 10%

Água destilada

METODOLOGIA

        Inicialmente, realizou-se o teste de aromaticidade da cafeína e ácido acetil salicílico. Onde pesou-se 0,50 gramas das respectivas amostras e, transferiu-as para um tubo de ensaio, adicionando o solvente não aromático diclorometano até completa homegeinização, em outro tubo adicionou-se o 1mL ácido sulfúrico e 2 gotas de formol formando o reagente. Assim, transferiu-se o solvente do tubo 2 para o tubo 1, observou-se a formação de um anel colorido entre os líquidos.

        Em seguida foi realizado o teste de hidroxila fenólica, onde pesou-se 0,03 gramas dos fármacos Ácido Salicílico e Ibuprofeno, cada uma das amostras foi transferida em um tubo de ensaio e, adicionado 1 mL da solução aquosa de cloreto férrico 1% nos respectivos tubos, verificando a formação de cor ou não.

        Também, realizou-se o teste de Carbonila, onde pesou-se 0,05 gramas de frutose e do fármaco diclofenaco, adicionando em seus respectivos tubos de ensaio 1 mL do reagente 2,4-dinitrofinil-hidrazina.

Após a realização dos testes citados acima realizou-se o teste de instauração dos fármacos onde adicionou-se em cada tubo 4 gotas da solução aquosa permanganato de potássio 1% podendo assim ser observado se os mesmos apresentariam colocação ou não.

Para realização do teste de determinação de aldeídos, primeiramente, foi pesado cerca de 10 mg da amostra de Glicose, e transferida para um tubo de ensaio limpo e seco. Em seguida, acrescentou-se 1mL do Reagente de Tollens já pronto no tubo de ensaio contendo a amostra de Glicose e, agitou-se até a sua total homogeneidade. Logo após foi colocado o mesmo em banho maria por 5 minutos. Ao final do teste, observou-se um aspecto espelhado prata nas paredes do tubo, o que, é considerado um resultado positivo.

Para a determinação de amino-ácidos

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Após a realização dos testes de Aromaticidade, Hidroxila Fenólica e Carbonila foi executado o teste de Insaturação sendo ele, a adição da solução aquosa de permanganato de potássio 1% nos respectivos testes já realizados. Na tabela 1 é demonstrado os valores obtidos por meio do teste.

TESTES

RESULTADOS

Cafeína

POSITIVO

Ácido Acetil Salicílico

POSITIVO

Ibuprofeno

POSITIVO

Ácido Salicílico

POSITIVO

Frutose

POSITIVO

Diclofenaco

POSITIVO

Tabela 1: Resultado instauração dos fármacos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com