TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA 5S NA FARMÁCIA BRASIL POPULAR

Por:   •  15/10/2018  •  Artigo  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 8

CASIO ANTONIO CONCATTO[pic 1]

PATRÍCIA VEL

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA 5S NA FARMÁCIA BRASIL POPULAR, CAPINZAL/SC.

HERVAL D’OESTE

JUNHO/2012

CASIO ANTONIO CONCATTO[pic 2]

PATRÍCIA VEL

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA 5S NA FARMÁCIA BRASIL POPULAR, CAPINZAL/SC.

                                                                         Trabalho de Graduação apresentado como                                                                      requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Orientador: Prof. Anderson Fabiano Rech

Herval D’Oeste, SC

Junho/2012

SUMÁRIO[pic 3]

1. TEMA E PROBLEMA         03

2. JUSTIFICATIVA        04

3. OBJETIVOS         05

3. Objetivo Geral         05

3. Objetivos Específicos         05

4. METODOLOGIA        06

4.1 O Programa 5S         06

4.2 Identificação da Empresa         07

4.3 Implantação do Sistema na Empresa         08

5. CRONOGRAMA        10

6. REFERÊNCIAS        11

  1. TEMA E PROBLEMA

É cada vez maior a busca dos administradores por um ambiente de qualidade dentro de sua empresa. De acordo com Vanti (1999), o estilo norte-americano que é voltado exclusivamente para a organização, encontra-se muito ultrapassado dando lugar a outros métodos de administrar.

O presente trabalho trata-se da implantação do Método japonês 5s na Farmácia Brasil Popular da cidade de Capinzal/SC e tem como principais dificuldades o modo de implantação e principalmente a aceitação de um programa tão disciplinado como esse dentro da empresa.

  1. JUSTIFICATIVA

        A escolha da implantação do Sistema 5S na Farmácia Brasil Popular, visa mostrar como é importante uma empresa ter padrões rígidos com respeito à organização, limpeza, atendimento, entre outros. Dessa forma, tendo resultados bem claros de que uma empresa organizada consegue ter resultados claros de crescimento e lucratividade.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

O principal objetivo desse projeto consiste na implantação do Programa 5S na Farmácia Brasil Popular da cidade de Capinzal/SC.

  1.  Objetivos Específicos
  • Aplicar esse programa de forma a simplificar e melhorar o ambiente e as condições de trabalho;
  • Promover o trabalho em equipe, para que em conjunto identifiquem e corrijam os problemas existentes;
  • Demonstrar que, com o programa, podem-se eliminar as atividades que não acrescentam valor e diminuir os desperdícios;
  • Conscientizar os funcionários quanto à filosofia do programa, de modo que eles procurem melhorar continuamente.
  1. METODOLOGIA

4.1        O Programa 5S

De acordo com Vanti (1999), “os cinco sensos que dão nome ao Programa 5S têm sua origem nas iniciais das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. Em português são conhecidos como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina”. Como outras filosofias ex: Just in Time (no tempo certo), Kaizen (melhoria contínua), os programa 5S também tem como objetivo servir como um suporte para as organizações que querem ter um ambiente de trabalho limpo e organizado; que auxilie os funcionários nas tarefas diárias de uma organização, dessa forma, confeccionando produtos de qualidade e sem os indesejáveis imprevistos.

A qualidade do produto, a satisfação do cliente, a economia de recursos escassos e a motivação dos funcionários são alguns dos principais objetivos do programa 5S, pelo fato de serem as estruturas básicas para uma organização ser bem sucedida, sem perder o foco no principal, a lucratividade.  

Segundo com Nascimento (2010), a motivação é um conceito muito importante, pois onde houverem funcionários motivados, que quiserem o constante crescimento da empresa, que fizerem o seu serviço sentindo-se orgulhosos daquilo que fazem, chegado esse momento, a essência dos 5S realmente estará compreendida. Nessa questão as organizações devem dar muita atenção, pois o bom relacionamento do funcionário com o seu ambiente de trabalho é um fator primordial para um produto de qualidade, de nada adianta uma empresa ter os melhores maquinários com as melhores matérias primas se os funcionários não estão dispostos e motivados a fazer o seu papel. Esse é um bom exemplo de que, com funcionários motivados, fazendo aquilo que fazem com toda a dedicação e amor, a empresa está vivendo os 5S.

O primeiro senso, Seiri, senso de utilização significa utilizar todos os materiais disponíveis com bom senso e organização. Deixar no seu meio de trabalho apenas o que realmente for utilizado, separar as coisas que realmente forem necessárias das desnecessárias, separando os materiais por nível de importância, tendo um ambiente organizado, facilita e muito no encontro de materiais (COELHO, et al, 1999).

O senso de ordenação, Seiton, é um complemento do senso de utilização, esse senso é para diminuir o tempo de procura de materiais. Segundo Vanti (1999) ele significa “colocar as coisas nos lugares certos ou dispor de forma correta os produtos, para que possam ser usados prontamente. É uma forma de acabar com a procura de objetos". Ou seja, criar regras ou normas que devem ser seguidas, onde cada objeto ou material deve ser separado por nome, data ou qualquer outra forma de organização que facilite não hora da procura do material. Que a visualização do mesmo seja rápida e de fácil acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com