TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  8/6/2015  •  Monografia  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 16

IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Camila silva freire – 01079826 – millabgs@hotmail.com - UNINASSAU

Kécio Viana  Oliveira -01058018 – kA.viana@hotmail.com - UNINASSAU

Lucas B.dias de Andrade -01053868 –lucas_andrade@hotmail.com - UNINASSAU

Suellane F. Lima de Araujo -01056710 –suellane_@hotmail.com - UNINASAU

RESUMO: O presente artigo tem o propósito de mostrar a importância de por em prática as atitudes responsáveis da sustentabilidade empresarial, como forma de expandir a conscientização ambiental e impulsionar o desenvolvimento sustentável global. Para as empresas, a sustentabilidade é muitas vezes vista como uma vantagem competitiva para adquirir uma imagem positiva perante a sociedade, contudo a proposta deste trabalho é melhorar esta idéia, informando que é possível alinhar a responsabilidade ambiental com os objetivos estratégicos e implementar medidas sustentáveis para diminuir os impactos negativos no ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável., Conscientização

ABSTRACT: This article aims to show the importance of practicing the responsible attitudes of corporate sustainability as a way to expand environmental awareness and promote global sustainable development. For businesses, sustainability is often seen as a competitive advantage to gain a positive image in society, yet the purpose of this paper is to improve this idea, stating that it is possible to align environmental responsibility with strategic goals and implement sustainable measures to reduce the negative environmental impacts.

KEYWORDS : Sustainability, Sustainable Development , Awareness .

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento sustentável é um conceito dinâmico, em constante evolução, que tem assumido diversas definições na literatura, sendo contingencial a contextos culturais, interdisciplinares, temporais e locais (Gladwin, Kennelly, & Krause, 1995; Rogers et al., 2008). A sobrevivência da organização depende das ações que irá tomar para se adaptar ao meio, interagindo com as metas e objetivos organizacionais. Cabe os gestores tomar as devidas precauções e as decisões corretas para garantir a saúde organizacional. Esta saúde empresarial esta diretamente relacionada às práticas de gestão de capital, planejamentos financeiros, estratégias visionárias e atitudes éticas como práticas como a sustentabilidade empresarial que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaboram para o desenvolvimento da sociedade.

 Logo surge a sustentabilidade empresarial tornando-se uma das novas responsabilidades dos gestores atuais. A preocupação com o meio ambiente, não é novidade, mas é fundamental ter ela como fator para a própria sobrevivência organizacional ao longo dos anos. Segundo Alessio (2008), a responsabilidade social empresarial é a atuação social da empresa, ela perpassa por todos os níveis organizacionais, da estratégia até a operação. Ela procura dar a empresa um caráter mais humano e altruísta, que tenha interesses maiores. Adotando esta nova forma de pensar e agir a organização está buscando dar a sua contribuição para a sociedade.

 Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturar para se adequarem a esta nova percepção. As pressões sociais e restrições impostas fazem com que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social. Neste sentido, muito tem sido feito para a sustentabilidade do setor produtivo (CORAL, 2002).

Na medida em que o conceito de desenvolvimento sustentável vem se tornando um instrumento amplamente adotado em estratégias organizacionais e de políticas públicas, muitas organizações têm se dedicado ao desafio de colocá-lo em prática. Kinlaw (1997) confirma esse pensamento afirmando que um desempenho ou desenvolvimento sustentável direcionado às empresas é tanto um objetivo pelo qual a organizações devem trabalhar como também o meio pelo qual elas devem planejar, executar e avaliar cada aspecto do seu próprio negócio.  O objetivo desse artigo é demonstrar a importância da sustentabilidade empresarial, como uma alternativa economicamente viável para minimizar os impactos das organizações no meio ambiente e a partir deste fundamento motivar as empresas no âmbito sustentável.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Definindo a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

Assim como o Desenvolvimento Sustentável, o conceito de sustentabilidade é discutido em várias áreas. Originou-se com biólogos e ecologista, que o usaram para descrever as taxas a que os recursos renováveis podem ser extraídos ou danificados pela poluição sem ameaçar a integridade dos ecossistemas subjacentes. Neste contexto entra a economia, na qual o foco foi a compreensão da relação entre capital natural e capital econômico, levando à fundação da “economia ecológica”- uma disciplina comprometida com a maior valorização do capital natural. O termo também tem sido usado por políticos e, além disso, recentemente usado em engenharia (Vos,2007). Embora tanto o desenvolvimento sustentável como a sustentabilidade sejam focados no ambiente ecológico, apresentam certa diferenciação e não devem ser usados de forma equivalente. Para Souza (2010, p. 35), “enquanto a sustentabilidade refere-se à capacidade de manter algo em um estado contínuo, o desenvolvimento sustentável envolve processos integrativos que buscam manter o balanceamento dinâmico de um sistema complexo em longo prazo.” Munk e Souza (2009) também abordam a mesma discussão, que o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade empresarial buscam os mesmos objetivos, mas o desenvolvimento sustentável deve ser considerado o modelo que promove a sustentabilidade.

Entretanto, o debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, apesar das ambiguidades, mostra-se muito produtivo, pois evidencia a necessidades de um novo paradigma social integrador das esferas econômica, social e ambiental. Enfim, faz-se um novo estilo de desenvolvimento, uma vez que o atual se mostra insustentável sob diversas perspectivas. Desta forma, um caminho mais fácil e produtivo para definir desenvolvimento sustentável talvez seja justamente o da discussão ampla da sustentabilidade (Baroni, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com