TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial: Demandas, Desafios E Responsabilidade Na Promoção Do Desenvolvimento Humano E Ambiental.

Por:   •  6/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 8

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: DEMANDAS, DESAFIOS E RESPONSABILIDADE NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E AMBIENTAL.

Para o exercício da proposta deste trabalho, é importante o estímulo a uma reflexão sobre sustentabilidade. Quais ações de fato são tomadas para diminuir o impacto negativo causado sobre o planeta? Essas ações têm sido suficientes? Há cobrança de políticas públicas que promovam ações sustentáveis? Qual é o significado e real abrangência da palavra sustentabilidade? Estas são questões que podem gerar impacto quando profundamente refletidas. Cabe a este estudo, demonstrar e delimitar a responsabilidade empresarial sobre o cenário atual e as demandas, desafios e responsabilidade na reversão do cenário, promovendo desenvolvimento humano, ambiental e bem-estar na esfera da evolução sustentável.

Dessa maneira, serão apresentados de forma breve os conceitos da temática norteadora e como se integram. Diversidade, compete a gestão de pessoas de características diversas, como gênero, etnia, raça, orientação sexual e habilidades (CHANLAT, 2013). Trabalho Decente, aborda o emprego de condições de remuneração justa, segurança e bem-estar (INSTITUTO ETHOS, 2011). Sustentabilidade é atender as demandas atuais, solidarizando com as futuras gerações (SEBRAE, 2012), além de que é o conceito que permite que todas estas definições estejam intrinsecamente relacionadas, já que sua promoção implica nas demais enquanto operante em suas três dimensões de atuação, econômica, social e ambiental. (ODS BARUERI, 2020)

Buscamos apresentar a proeminência das empresas na transformação do mercado, assim como, a iniciativa, desafios e resultados em promover e implantar em suas bases, sustentabilidade, diversidade e trabalho decente como ação e não apenas como estratégia de marketing.

O objetivo deste estudo consiste em examinar a trajetória e evolução do mercado até o momento para os temas referentes à sustentabilidade, alcance das metas da agenda 2030 e identificar os potenciais caminhos, decisões e padrões que serão difundidos com o progresso da temática nos próximos anos.

O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho é a pesquisa bibliográfica com base na Biblioteca do AVA e materiais disponíveis na internet.

O movimento sustentável surge a partir da percepção dos impactos negativos causados pela primeira Revolução Industrial. Para tratar a demanda, em 1972, ocorreu em Estocolmo uma Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Homem, um marco histórico que consolida o conceito de Ecodesenvolvimento e estabelece 6 diretrizes para os novos caminhos do desenvolvimento. (UNIVESP E CPS, 2011).

 Segundo a Unidade De Aprendizagem 1 de Gestão Ambiental, sustentada por Brüseke (1994) são os seguintes aspectos:

  1. A satisfação das necessidades básicas;
  2. A solidariedade com as gerações futuras;
  3. A participação da população envolvida;
  4. A preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral;
  5. A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas;
  6. Programas de educação. (CPS; UNIVESP, 2011, p.13)

Sobre este legado, em 2015 os 193 países membros da ONU, firmam um acordo ambicioso que promove a sustentabilidade. Com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para melhorar o bem-estar coletivo, surge a Agenda 2030.

A agenda 2030, é definida segundo (Nações Unidas Do Brasil, 2015, p.1 e p.3) como:

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade [...] empenhados em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada.


Com base nas metas e filosofia sustentável difundida, a responsabilidade pela transformação se torna coletiva nos níveis regional, nacional e global. As empresas possuem uma responsabilidade adicional em promover mudanças alinhadas com as diretrizes dos ODS, dada sua relevância social. (NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL, 2015)

Um dos alvos de nossos estudos surgiu em 1973 na cidade de Ventura, Califórnia, responsável pela produção de equipamentos para atividades ao ar livre. A Patagônia é uma empresa que além de muita qualidade em seus produtos, se destaca pelo apoio afincado a causas ambientais e sociais. A empresa conquistou em 2012 a certificação B Corp (Corporação De Benefícios), fornecida pela B Lab, uma organização que avalia de forma criteriosa as empresas que atendam aos altos padrões de compromisso com ações sociais, ambientais, responsabilidade e transparência, além do prêmio Campeões Da Terra da ONU. (CONSULTANCY.UK, 2022 e RUKIKAIRE, 2019)

Dentre as inúmeras ações sustentáveis de destaque, apresentamos a pioneira que reverteu toda a visão, missão, valores e estrutura da Patagônia, que a fez alcançar a métrica de 100% do algodão que a marca cultiva ser orgânico e com cultivo artesanal desde 1996. Iniciada nos anos 90 após várias viagens ao San Joaquin Valley, enquanto a empresa desenvolvia um estudo sobre o impacto ambiental de seus produtos, o corpo diretivo pôde conferir os estragados originados de campos de algodão tratados por produtos químicos, despertando uma inconformidade sobre seus processos. A empresa, então, inicia um plano de ação em 1994 onde suas comitivas, abordam os poucos agricultores que produziam com métodos orgânicos, a prioridade era ter agricultores, descaroçadores, fiandeiros alinhados e comprometidos com os valores ambientais e que aceitassem a auditoria de certificadores de fibra, para garantir que toda fibra pudesse ser rastreada até o fardo inicial, promovendo transparência em sua cadeia de suprimentos. O projeto foi entregue com seriedade e comprometimento aos envolvidos, atendendo aos mais altos padrões de responsabilidade ambiental, além de gerar emprego para um grupo específico nesta cadeia de suprimentos. (PATAGONIA, 2012)

Outra realidade que tem sido transformada pela Patagônia, é garantir trabalho decente e salário justo para os membros de sua cadeia produtiva. Os trabalhadores do vestuário estão entre a classe de trabalhadores com os menores salários do mundo e a empresa lida com o desafio de não possuir fábricas próprias, impactando em um controle limitado sobre o quanto os trabalhadores recebem, mas, com a associação a Fair Trade, foi possível oferecer aos trabalhadores benefícios que de fato impactam em suas vidas, promovendo saúde e segurança aos trabalhadores. Deste modo, desde 2014, 75 mil funcionários em 10 países do mundo são beneficiados pelo programa Fair Trade, onde é pago um prêmio por cada item da Patagônia que leva a etiqueta costurada Fair Trade Certified ™. Esse dinheiro vai direto para os trabalhadores que decidem como gastá-lo. (PATAGONIA, 2023).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com