TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA QUALIDADE DE VIDA NA ORGANIZAÇÃO ATUAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

IMPORTANCIA DA QUALIDADE DE VIDA NA ORGANIZAÇÃO ATUAL

PROJETO ELABORADO POR

RIO DE JANEIRO

2014

[pic 2]

IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NA ORGANIZAÇÃO ATUAL

                

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

PROFESSOR ORIENTADOR: DOS

RIO DE JANEIRO

2014

[pic 3]

IMPORTANCIA DA QUALIDADE DE VIDA NA ORGANIZAÇÃO ATUAL

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

APROVADO EM: ___/___/___

_______________________________________

PROFESSOR ORIENTADOR
MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA EBAPE/FGV-RJ

RIO DE JANEIRO

2014

RESUMO

O mercado global evidenciou a competitividade como principal desafio das organizações. A fim de aumentar a produtividade e obter produtos e serviços de melhor qualidade, muitas empresas têm investido no bem-estar do trabalhador. Assim, a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho ganha destaque nas organizações de modo a proporcionar satisfação do empregado em um ambiente de trabalho agradável. O trabalhador passou a ser valorizado e visto como parte integrante do processo produtivo e adquiriu maior autonomia na realização de tarefas. Por conseguinte, trabalhadores satisfeitos geram melhores resultados para organização, criando uma relação mútua entre empregado e empregador.

PALAVRAS-CHAVE: bem-estar do trabalhador, qualidade de vida no trabalho, melhores resultados.

        

Abstract

The global market, showed as a major challenge, the competitiveness among the organizations. The main objective, is to try increase the productive, to obtain Best products and services, many companies have invested on the employees, gains prominence at the organizations, in order to provide the employee satisfaction at its workplace and make it a pleasant work environment. The employee became valued and see as a part of production process and acquire a greater independence in performing tasks. Consequently, satisfied employees, bring better results to the organization, creating a mutual relation between employer and employee.

Key words: welfare worker, life quality at work, best results

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 7

2. AS ORGANIZAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO....................... 8

2.1. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA O SER HUMANO.......................... 8

2.2. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHADOR.........................9

2.3. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO......................................................... 10

2.4. O PAPEL DOS ADMINISTRADORES NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.....................................................................................................13

3. ANALISE......................................................................................................... 15

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSAO)..................................................  17

5.REFERÊNCIAS ..............................................................................................  18

1. INTRODUÇÃO

O sucesso das organizações tem consequente crescimento das mesmas, acarretando, assim, maiores investimentos nos recursos necessários ao seu bom funcionamento. Tais recursos operacionais incluem capital, tecnologia e as pessoas envolvidas na organização. Há, então, necessidade de investir em conhecimentos e habilidades a fim de assegurar a competitividade e a eficiência dos recursos materiais. (CHIAVENATO)

Segundo Detoni (2001), competitividade traduz uma exigência do mercado global, uma vez que os clientes tem acesso a um maior número de empresas e, assim, os concorrentes ganham maior abrangência geográfica. Frente a esse cenário, as organizações utilizam estratégias de aprimoramento da produção, da estrutura e dos recursos disponíveis.

Os programas de qualidade tornam-se, então, diferenciais competitivos dentro das organizações principalmente no que se refere à qualidade de vida dos trabalhadores. Dessa maneira, a satisfação dos trabalhadores reflete no aumento da produtividade e na eficiência produtiva, já que se produz produtos de maior qualidade.

A nova ordem econômica impõe a flexibilização como constituinte das novas organizações, valorizando um novo perfil psicológico dos trabalhadores, em que a criatividade, autonomia, sensibilidade, liderança, capacidade de se relacionar e a maturidade são propulsoras das vantagens competitivas. (LANCMAN; UCHIDA, 2003)

2. AS ORGANIZAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

        

As organizações dependem das pessoas para que funcionem e alcancem o sucesso, visto que são elas as responsáveis pela competitividade e pelo alcance de objetivos e desenvolvimento de estratégias, além da produção e do relacionamento com clientes e fornecedores.  Dessa maneira, as organizações ampliaram sua visão e tratam hoje todas as pessoas envolvidas como parceiros, sendo os empregados os parceiros mais íntimos. (CHIAVENATO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com