TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância da vida grupal para as pessoas?

Tese: Qual é a importância da vida grupal para as pessoas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?

Durante nossa vida, conhecemos diversas pessoas, tais que com o tempo tornam-se importantes em nossas vidas. A partir desse relacionamento com outras pessoas, passamos a participar de grupos sociais.

Nos dias de hoje, é fácil conhecermos pessoas, com a ajuda da internet principalmente. Porém, creio que nenhuma dessas pessoas possa substituir o laço familiar, já que esse é o primeiro grupo social ao qual participamos.

À medida que vamos crescendo, passamos a entender a importância de ter pessoas ao nosso redor, para que possamos dialogar e interagir com as mesmas, tornando-nos assim um individuo social.

Entretanto, devemos entender o sentido do grupo social que é não nos deixar solitários, pois quando estamos dentro de um grupo social nos tornamos pessoas não solitárias automaticamente, já que é a partir dos mesmos que conseguiremos moldar nosso caráter e começar a planejar o futuro.

É também dentro dos grupos sociais que aprenderemos novas coisas e além de conhecermos novas pessoas e suas qualidades, aprenderemos coisas sobre nós mesmos, as quais antes eram desconhecidas. Passamos a valorizar certas virtudes que antes não a víamos e entender a partir desses novos conhecimentos a verdadeira importância do grupo social.

Para concluir, pode-se dizer que sem um grupo social ativo não poderíamos viver, já que o ser humano é totalmente dependente de relações sentimentais. Então devemos valorizar os grupos sociais que desfrutamos no nosso dia-a-dia para que futuramente tenhamos um caráter muito bem moldado para enfrentar os obstáculos da vida social, e da vida propriamente dita.

2) O que é processo de socialização?

O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização. A imagem que melhor descreve esse processo é a de uma rede tecida por relações sociais que vão se entrelaçando e compondo diversas outras relações até formar toda a sociedade. Cada indivíduo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se em múltiplos grupos e instituições que se entrecruzam, como a família, a escola e a Igreja. E, assim, o fio da meada parece interminável porque forma uma complexa rede de relações que permeia o cotidiano. Ainda que cada sujeito tenha sua individualidade, esta se constrói no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa, tendo por isso experiências semelhantes ou diferentes das de outras pessoas. O processo de socialização é fundamental para que as pessoas aprendam o significado das coisas na sociedade em que estão inseridas, aquilo que é considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com