TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO

Tese: IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

(X) - IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO

A contabilidade fornece uma série de informações que auxiliam as empresas no dia-dia no mundo dos negócios. A análise de Balanço é fundamental para a saúde da empresa, pois, é uma ferramenta indispensável para o planejamento de estratégias e tomadas de decisões, de modo que demonstra para os seus usuários a real situação da empresa de cada setor em determinado momento.

(Y) - TIPOS DE ANALISE DE BALANÇO

Existem vários tipos de analise de balanço, os mais utilizados nas empresas são: Analise horizontal, analise vertical e analise dos índices.

(Y .Z) - Análise horizontal

Segundo (Iudícibus, 2009, p.83) “A finalidade principal da análise horizontal é apontar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos através dos períodos, a fim de caracterizar tendências”)

A análise horizontal tem como objetivo principal a comparação entre os valores de uma determinada conta ou grupos de contas, em diferentes exercícios sociais, apontando o comportamento dos itens de balanço patrimonial e da demonstração do resultado de exercício. Na análise horizontal estamos comparando valores ou índices de dois ou mais anos. As Demonstrações são dispostas uma ao lado da outra comparando as variações de um ano em ralação ao outro, as demonstrações são distintas e a leitura é feita horizontalmente. Verifica-se acréscimo ou decréscimo das contas de um ano para outro, constatando-se uma tendência de aumento ou redução dos elementos patrimoniais e de resultado.

(Y. N) - Análise vertical

A análise vertical é um processo comparativo, expresso em percentagem, que, no balanço patrimonial apresenta a evolução dos grupos e contas do ativo em relação ao ativo total e dos grupos do passivo em relação ao passivo total.

A finalidade desta analise é dar uma ideia de representatividade de um determinado item ou subgrupo de uma demonstração contábil em relação a um total ou subtotal tomado como base. A análise vertical é feita para um determinado ano de cima para baixo, ou seja, verticalmente.

(Y. M) - Análise de índices.

A análise dos índices das Demonstrações Contábeis relaciona os itens e grupos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Por esta são relacionados grupos de contas do ativo com o passivo, resultados do período são relacionados com grupos do ativo e do passivo para uma leitura conjunta das demonstrações financeira.

ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL

Índice Participação de Capital de Terceiros (Endividamento) Composição do Endividamento Imobilização do Patrimônio Líquido Imobilização dos Recursos não Correntes

Fórmula Capital de Terceiros

Patrimônio Líquido Passivo Circulante

Capital Terceiros Ativo Permanente

Patrimônio Líquido Ativo Permanente

P.L. + E.L.P.

Analisa Quanto a empresa tomou de capital de terceiros para cada $ 100 de capital próprio Qual o percentual de obrigações a curto prazo em relação às obrigações totais Quantos $ se aplicou no Ativo Permanente para cada $ 100 de Patrimônio Líquido Que % dos Recursos não Correntes foi destinado ao Ativo Permanente

Interpretação Quanto menor, melhor Quanto menor, melhor Quanto menor, melhor Quanto menor, melhor

Obs.: todos os resultados encontrados devem ser multiplicados por 100. Fonte: Adaptado de MATARAZZO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com