TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MONITORAMENTO

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MONITORAMENTO.

        O monitoramento e uma atividade Assistemática de observação e a descrição de como planejar as mudanças. Monitoramento diz respeito à observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades. Ele existe para dar suporte, para melhorar as ações, planejar mudanças e atividades que podem ser ajustadas. No uso dos recursos e na produção de resultados, comparando-os com o planejamento inicial. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análise da razão de eventuais desvios, assim como ,das decisões de revisão do plano. O monitoramento deve ser planejado definido previamente os indicadores a serem usados.

Em um planejamento o processo de avaliação e monitoramento estão presentes em todas as etapas, a fim de possibilitar correções e adaptações no curso do projeto. O sistema de monitoramento e avaliação deve oferecer informações substantivas para influir nos fatores institucionais e processuais no desempenho das políticas e dos programas sociais. É preciso saber que informação, avaliação e monitoramento caminham juntos de forma a buscar a melhor apreensão e a mais acurada vigilância social.

        Durante o monitoramento e importante algumas informações, que são eficientes durante o processo;

1 - Informação sobre as ações.

2 - Sobre recursos empregados.

3 - Impactos e efeitos no meio que envolve os participantes.

4 - Alcance das metas

5 - Aspectos facilitadores e limitadores.

6 - Entre outros relacionados ao projeto.

E necessário definir a metodologia a ser seguida regular ou sistemática pois utilizar os dois que são a mesma coisa, isso vai possibilitar avaliar.

Para construir um Sistema e necessário dentro da organização;

  1. Realizar uma série de oficinas com os profissionais envolvidos.

2 - Analisar seu presente e projetando seu futuro.

3 - Focalizar a missão da entidade.

4 - Quais ações e estratégias constituem a missão da instituição.

5 - Realizar um trabalho sistemático e denso com as famílias que participam dessa entidade, para que se tornem parceiros no projeto.

6 - Investir sistematicamente na formação dos agentes/profissionais.

7 - Diversificar a equipe técnica, criando maior interdisciplinaridade entre os mesmos.

8 - Padronizar informações para melhor adequação das ações requeridas.

Sendo assim o monitoramento permitem uma melhor visão de um todo, permite um diagnóstico continuo acerca do público-alvo, ou seja, e ferramenta fundamental da ação.

INDICADORES

Designação comum a vários aparelhos que indicam elementos e dados técnicos. Os projetos devem se orientar por meio de indicadores, que são dados, números, estatísticas que contribuem com o desempenho das ações e realização das metas.

PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL.

        A avaliação constitui uma etapa do ciclo de desenvolvimento das políticas públicas. É entendida como parte constitutiva do processo de políticas públicas, e também é ligada a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado, no papel de regulador e interventor, na sociedade, por meio de ações.

O empenho em tornar a avaliação presente no planejamento encontrou-se tardiamente no Brasil, devido a fatores independentes.

Atribui-se a avaliação o potencial de se converter em um importante instrumento democrático de controle de gestão pública, tanto para os governantes, quanto para o conjunto da sociedade civil no que tange ao controle de recursos e ações do Estado. Nos últimos anos, houve muitos avanços na área da avaliação de programas e serviços sociais no sentido de institucionalizar suas ações.

        A área de avaliação de programas e projetos sociais refere-se a vários campos do conhecimento contribuindo com conceitos, indicadores na amplitude e aplicação técnica. Neste contexto vamos falar um pouco da área de avaliação e institucionalização (transformação) no campo social brasileiro, discutindo algumas das contradições em sua implementação junto às políticas públicas, a necessidade de novas propostas, metodologias que proporcionando a importante participação dos usuários.

        Na avaliação de programa é produzir efeitos e resultados concretos, que possam limitar; controlar as decisões tomadas por gestores, executores e sociedade civil em geral. Serve para melhorar um programa ou serviço, modificar a através dos conhecimentos, suas qualidades e fraquezas, levando em conta experiências anteriores sem esquecer sua eficiência e eficácia, de acordo com os objetivos proposto. As definições de avaliação centralizam na verificação e no cumprimento de um plano e análise do alcance e dos objetivos.

Agora vamos destacar a avaliação em três elementos importantes que se manifestam com diferentes intensidades:

*Medição, relacionada ao ato objetivo, quantitativo de medir coisas, variações e as mudanças.      

*Descrições ao ato de representar um objeto ou fenômeno, caracterizando na qualidade, numeram operando pela linguagem qualitativa.      

*Julgamento, elemento que dá identidade à avaliação, à medida que os processos de avaliação podem determinar o mérito e a relevância de um objeto ou fenômeno.    

O conceito de avaliação de programas e serviços públicos surge no cenário mundial logo após a Segunda Guerra, estabelecendo-se de forma crescente na Europa e América do Norte.   Trata-se de área relacionada a diferentes campos do conhecimento, contribuindo com conceitos, indicadores e uma amplitude de técnicas de aplicação. Desde então as Organizações internacionais e supranacionais dedicam-se a avaliação em diversas áreas, constituindo unidades independentes como avaliação Organização das Nações Unidas – ONU, Fundo Monetário Internacional – FMI, Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children's Fund) – UNICEF dentre outras organizações de alcance internacional. Marcada por desenvolvimentos internacionais, a área de avaliação de programas e serviços expandiu-se e diversificou-se nas últimas décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com