TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Do Processo De Esterilização: Monitoramento (físico, Químico E Biológico)

Exames: Controle Do Processo De Esterilização: Monitoramento (físico, Químico E Biológico). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  17.490 Visualizações

Página 1 de 2

O monitoramento para controle da qualidade de esterilização é feito para garantir a eficiência dos processos de esterilização. O monitoramento deve avaliar e controlar todas as fases da esterilização com a finalidade de detectar possíveis falhas e onde elas ocorrem.

A esterilização feita na autoclave é um dos processos que permitem melhor monitoramento. Ele pode ser comprovado por meio físico, químico e biológico.

Físico: o monitoramento físico é feita através da observação do painel do equipamento com o intuito de verificar se a autoclave atinge os parâmetros físicos de tempo/temperatura e pressão de acordo com o equipamento.

Químico: o monitoramento químico é realizada utilizando indicadores químicos. São fitas de papel impregnadas com uma tinta termo crômica que muda de cor quando exposta à temperatura elevada por um determinado tempo. Elas podem indicar a exposição ou não ao calor ou ainda indicar a ação de diferentes componentes como tempo, temperatura e vapor. Indicam materiais processados e os diferenciam dos não processados (Indicadores externos). Devem ser utilizados na parte externa de todos os pacotes.

Os indicadores químicos multiparamétricos são tiras de papel impregnadas por tinta termoquímica que mudam de cor como as fitas adesivas. Devem ser colocados no interior dos pacotes e indicam que a embalagem foi permeável ao agente esterilizante e também, que o tempo e a temperatura padronizados para a esterilização foram atingidos em um determinado momento. Há os integradores ou emuladores, que são indicadores químicos classe 5 e 6, respectivamente, cuja pastilha apenas derrete e migra para a zona de aceitação. Isso acontece quando todos os parâmetros exigidos para a esterilização são alcançados. No emulador, a fusão da pastilha ocorre somente quando 95% do ciclo já se completou.

Biológico: o monitoramento biológico é o mais confiável dentre todos, pois é feita com micro-organismos tecnicamente preparados e deve ser feito em todas as cargas implantáveis e em toda semana nas cargas para o dia a dia. Hoje os mais utilizados, são os auto-contidos que testes que em tubos plásticos com tampa permeável ao vapor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com