TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO SOCIAL DO PACIENTE AUDITIVO NO ATENDIMENTO

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INCLUSÃO SOCIAL DO PACIENTE AUDITIVO NO ATENDIMENTO

HOSPITALAR……………………………………………………………………...……….03

RESUMO…………………………………………………………………………………….03

ABSTRACT………………………………………………………………………………….03

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………...04

COMUNICAÇÃO……………………………………………………………………………05

CONCEITO ETIMOLÓGICO………………………………………………………………05

CONCEITO BIOLÓGICO………………………………………………………………….05

CONCEITO PEDAGÓGICO…………………………………………………………….…06

CONCEITO HISTÓRICO…………………………………………………………………..06

CONCEITO SOCIOLÓGICO………………………………………………………………06

CONCEITO ANTROPOLÓGICO………………………………………………………….07

ATENDIMENTO AO CLIENTE……………………………………………………………07

DEFICIÊNCIA AUDITIVA………………………………………………………………….08

COMUNICAÇÃO X ATENDIMENTO X DEFICIÊNCIA AUDITIVA…………………....08

CONCLUSÃO………………………………………………………………………….…...11

BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………………..12

INCLUSÃO SOCIAL DO PACIENTE AUDITIVO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

RESUMO

O objetivo deste trabalho académico é apresentar alguns aspectos do atendimento profissional na área da saúde para pacientes com deficiência auditiva. É difícil para a equipe multidisciplinar, se comunicar com os deficientes auditivos. Para melhorar a comunicação, sugere-se a preparação profissional com cursos de libras. Este processo pode gerar a satisfação do paciente, assim, ter mais segurança nos procedimentos realizados durante o serviço prestado pela equipe, além de ser tratado de uma forma única e humanizada.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiente Auditivo. Libras. Atendimento Multidisciplinar.

ABSTRACT

The objective of this academic work is to present some aspects of professional care in healthcare for patients with hearing loss. It is difficult for the multidisciplinary team, communicate with the hearing impaired. To improve communication, it is suggested to professional training courses with pounds. This process can generate patient satisfaction thus have more security in procedures performed during the service provided by the staff, in addition to being treated to a unique and humane way.

Keywords: Inclusion. Hearing Impaired. Pounds. Multidisciplinary care

Introdução

O termo, pessoa com necessidades especiais é utilizada em referência a pessoas com deficiências físicas, mentais, fisiológico, e outros de difícil caracterização. Para a deficiência, geralmente define qualquer perda ou normalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica.

As pessoas com deficiência têm as suas próprias características. Essas características, muitas vezes torna vítimas de preconceitos ou excluídos da sociedade. Alguns são auto-excluídos por se sentir inferior.

A audição é o sentido pelo qual se percebe os sons, eles podem ser classificados em total de surdos e surdos parcial. Totalmente surdo é aquele em que a audição não é funcional na vida comum; e parcialmente surdo é aquele em que a audição, embora deficiente, é funcional, com ou sem prótese auditiva. Este tipo de deficiência é muito frequente, como de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% da população Brasileiro carrega alguma deficiência auditiva.

A deficiência auditiva, foco deste estudo, é tratada por muitos autores como o tipo de deficiência mais difícil de viver com o resto da sociedade. Quando comparamos pessoas com deficiência física, auditiva e deficiência visual, você está enfrentando maior dificuldade de inclusão na sociedade, pois a audição é o sentido essencial para aquisição e uso da linguagem.

A equipe multidisciplinar é atuante na área da saúde, ela está avançando sobre os conceitos básicos de comunicação. Uma filosofia de trabalho voltada para o cuidado e educação dos surdos, a fim de entendê-los e vê-los, satisfazer as suas necessidades humanas básicas.

Com base nessas questões, os objetivos deste estudo identifica as dificuldades de comunicação da equipe multidisciplinar com os deficientes auditivos ,e com um olhar sistémico, gerencia-se melhor atendimento a esse paciente.

Comunicação

1. Conceito Etimológico

Comunicação vem do latim communis, comum, dando ideia de comunidade. De acordo com o Padre Augusto Magne, comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum às outras ideias, volições e estados d’alma. Esse conceito preza o fato das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade.

2. Conceito Biológico

Nesse conceito, a comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano. É através da linguagem que é exprimido o que se passa em seu sistema nervoso. Algumas espécies têm a necessidade de intercambiar informações apenas para multiplicar-se, enquanto a espécie humana procura comunicar-se intensamente com outros porque necessita participar ativamente da sua própria evolução biológica.

Segundo Wilbur Schramm, a comunicação segue a seguinte ordem: primeiro a coleta de informações pela atividade nervosa, a armazenagem, a disposição da informação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com