TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE MELHORIA DO ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NA POLICLINICA ZENO LANZINI NA CIDADE DE MANAUS

Exames: 1 O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE MELHORIA DO ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NA POLICLINICA ZENO LANZINI NA CIDADE DE MANAUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

CLAUDIA SOFIA ALVES MULLER

Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de TCC I

Professor Regente da Disciplina: Erica Bonfim Bordin

Professor Tutor Virtual: Elisabete Vargas

Professor Tutor Presencial: Ivanete Castro dos Santos

Manaus

2012

SUMÁRIO

1 O Serviço Social no Processo de Melhoria do Atendimento a Pessoa Idosa na Policlínica Zeno Lanzini na cidade de Manaus 3

2 OBJETIVOS 5

2.1 Geral 5

2.2 Especificos 5

3 CATEGORIAS TEÓRICAS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICAS 6

Categoria 1: Envelhecimento 6

Categoria 2: Serviço Social 7

Categoria 3: Políticas Públicas de Saúde 8

4. ESTRJUTURA DO ARTIGO 11

Elementos Pré-Textuais 11

Elementos Textuais 11

Elementos Pós-Textuais 11

REFERÊNCIAS. 12

1 O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE MELHORIA DO ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NA POLICLINICA ZENO LANZINI NA CIDADE DE MANAUS

O presente trabalho de TCC I tem por objetivo analisar a temática o Serviço Social no Processo de Melhoria do Atendimento a Pessoa Idosa na Policlínica Zeno Lanzini na cidade de Manaus e refletir sobre qual é o papel do Assistente Social a ser desempenhado nesta temática. Trata-se de um papel de intervenção, buscando na sua instrumentalidade promover mudanças na forma como se trata o idoso brasileiro, objetivando sua inserção plenamente na vida social.

A velhice como categoria construída socialmente tem sido vista e tratada de maneira diferente, de acordo com períodos históricos e com a estrutura social, cultural, econômica e política de cada povo. Essas transformações, portanto, não permitem um conceito absoluto de velhice e apontam para a possibilidade de haver sempre uma nova condição a ser construída, para se considerar essa etapa da vida do ser humano.

Os valores intrínsecos à representação que uma sociedade tem da velhice serão os norteadores responsáveis pelas ações que vão possibilitar ou não a proteção e a inclusão social de seus idosos, bem como qualidade das relações a serem estabelecidas com eles.

É necessário deflagrar uma revolução social e cultural que possibilite, de um lado, a efetivação de políticas públicas que respondam às necessidades do segmento, e, de outro, tão importante quanto, o investimento na mudança da percepção que a comunidade familiar e social.

Isso significa que a visibilidade para o segmento idoso terá que ser conquistado por meio da ação política, garantindo assim o espaço social para o ser que envelhece. Na caminhada em direção a essa conquista, o idoso deve ocupar o papel de protagonista e não o de coadjuvante, onde o próprio segmento deve concretizar a busca de seu espaço social.

Um novo cenário para a velhice poderá ser construído levando-se em conta duas atitudes fundamentais: cultivar uma cultura da tolerância, onde o respeito às diferenças seja o valor fundamental, e considerar o ser humano como prioridade absoluta independente de sua faixa etária, efetivação de políticas públicas que busquem garantir a inclusão social para todos.

Portanto, este relatório tem por objetivo analisar a partir de uma prática reflexiva a partir do olhar do Assistente Social, a importância do acolhimento a esse usuário visando um melhor entendimento do processo de trabalho do serviço social no campo institucional que articula com as redes sociais a busca de uma contribuição para a melhoria no atendimento aos usuários que buscam a Policlínica.

Através de ações realizadas por meio da prática, a inter-relação entre o Serviço Social e a ciência do direito remete ao fazer profissional sobre as manifestações e enfrentamento da Questão Social, inscrevendo-se no campo das políticas públicas ao tratar da cidadania, inclusão social, acompanhamento, defesa, preservação e conquista de direitos, assim como, a sua efetivação e a viabilização social no contexto central da ação profissional.

Este procedimento tem como referência princípios que são pautados no projeto ético-político da profissão, cujo código de ética estabelece a garantia dos direitos e a defesa da cidadania, o qual se trabalha sob a perspectiva da proteção integral. A dimensão técnico-operativa cuja habilidade permite desenvolver as ações profissionais junto a população usuária da instituição, garantindo assim a inserção do idoso nas ações de proteção e inclusão social.

Mediante os fatos, pode-se afirmar que o trabalho do Assistente Social e as políticas públicas direcionadas aos idosos são fundamentais para o acesso aos direito e a defesa da cidadania. Nesse contexto as ações de melhoria no atendimento são essenciais para que o usuário possa vir a ter dias melhores.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Refletir sobre o trabalho do Assistente Social no Processo de Melhoria do Atendimento ao Idoso como parte de enfrentamento a essa problemática na Policlínica Zeno Lanzini na cidade de Manaus

2.2 Específicos

- Analisar a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com