TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INICIAÇÃO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Seminário: INICIAÇÃO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

INICIO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Durante o século XX, dois engenheiros iniciaram os trabalhos relacionados à Administração: FREDERICK Winslow Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica que abordava a preocupação no aumento da eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro engenheiro era europeu e se chamava Henri Fayol, desenvolvendo a chamada Teoria Clássica que preocupava em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e dos princípios gerais da Administração em bases cientificas.

Mesmo os dois engenheiros nunca terem se comunicado, terem pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o que se tem certeza é que suas ideias são constituintes da base da Abordagem Clássica da Administração.

Em função dessas duas correntes, a Abordagem Clássica da Administração é subdividida em duas orientações:

Escola da Administração Cientifica

A partir dos trabalhos de Taylor, criou-se nos Estados Unidos, essa escola era formada principalmente por engenheiros como Frederick Taylor, Harrington Emerson, Bunker Gilbreth, Henry Gantt, dentre diversos outros engenheiros.

Henry Ford é incluído entre eles costumeiramente devido a sua aplicação dos Princípios da Administração Científica em seus negócios, dentre eles desenvolveu a linha de montagem do automóvel Ford Modelo T aproveitando os conselhos teóricos desta referida escola.

A exclusiva e maior preocupação era aumentar a produtividade da empresa por meio dos funcionários que já trabalhavam na mesma. Daí a ênfase nas análises e divisões dos trabalhos destes operários, uma vez que todas as tarefas dos cargos ali existentes e também os ocupantes são constituintes fundamentais da organização. Obedecendo este sentido, a abordagem da administração científica é orientada de baixo para cima, ou seja, do operário (executante da tarefa) para os supervisores e gerentes (designadores de cargos) e das partes (designado operário e cargos) para toda a organização empresarial.

Predominava a atenção para o método de trabalho necessários à execução de uma tarefa, para um tempo padrão determinado para tal desenvoltura e cumprimento.

Despertou na empresa o PRINCÍPIO DE PLANEJAMENTO que consistia na substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução e com ele também surgiu o PRINCÍPIO DE PREPARO DOS TRABALHADORES que selecionava os operários de acordo com as suas aptidões e então preparava-os e treinava-os para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Vários princípios foram surgindo como citados acima e com eles necessitou-se desenvolver algo que controlasse, assim PRINCÍPIO DE CONTROLE controlava o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta ligando-o ao PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO que distribuía as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

ADMINISTRACAO COMO CIÊNCIA “Primeiros estudos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com