TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: ARRAIÁ UNIVERSITÁRIO

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.306 Palavras (26 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 26

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: ARRAIÁ UNIVERSITÁRIO

Daniela Aparecida Gonçalves

Faissandra Fernandes Reis

Gustavo Lincoln

Jéssica Morreira

José Augusto

Mayra Luiza Carvalho Marques

Nayara Campolina

Núbia Marcela Moreira

Viviane Marques

Wandersson

Welciana Praes Gomes ¹

Profa.Wagner Cardoso²

RESUMO

Esse estudo baseia-se em vivências práticas do aprendizado teórico adquirido até o presente momento a fim de proporcionar a realização do evento Arraiá Universitário como meio de resgate cultural da sociedade. Dessa forma, busca-se aliar conceitos de criatividade, inovação, empreendedorismo, marketing correlacionando-os em prol do projeto, bem como demonstrando a importância desses conceitos em ambiente prático. Partindo do princípio de que a organização cuidadosa e detalhada de um evento é fator decisivo para o seu sucesso, esse trabalho visa proporcionar pesquisas, análises e estudos voltados ao cerimonial do evento.

PALAVRAS-CHAVE:

Criatividade, inovação, empreendedorismo e marketing.

1 INTRODUÇÃO

Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa a ser concreto.

As festas juninas proporcionam um ensino sócio-cultural dinâmico em torno de manifestações religiosas, culturais, gastronômicas. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e a confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.

Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas instituições de ensino é também um bom momento para desenvolver um projeto de aprendizagem, porque ser um trabalho sócio-cultural. Dessa forma, as instituições podem e devem tomar partido dessa data para elaborar atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e valores.

É uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar interdisciplinarmente de forma significativa. Porque instituição é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades.

Dessa forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sócio-cultural, crítico e criativo.

2 JUSTIFICATIVA

Todos os anos no mês de junho são comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos. O mês de junho é mês de acender fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca e comemorar o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. O mês é marcado por grandes comemorações que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24 que é comemorado o dia de São João. As pessoas soltam fogos de artificio, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha. O mês de junho sempre desperta grande interesse, pois, favorece a ampliação do universo linguístico, histórico e cultural haja vista que vivemos num mundo de grande diversidade.

Analisando está temática realizaremos uma festa junina de acordo com o trabalho estabelecido pelo Projeto Integrador Multidisciplinar do 5° período, visando à arrecadação de fundos para a comissão de formatura e incentivando o trabalho em grupo.

3 OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL:

 Resgatar as atividades folclóricas das festas juninas integrando os alunos, professores e sociedade em um só projeto, que visa o conhecimento sobre a cultura, costumes e tradição do povo brasileiro.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICO:

 Conhecer os costumes e valorizar a tradição dos festejos juninos.

 Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

 Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 PONTOS DE VENDA

4.1.1 Conceito

“Ponto de Vendas” exprime no universo ligado à propaganda, à administração de empresas e ao marketing um local específico dentro de uma loja ou mesmo a loja propriamente dita.

Os pontos de venda ainda podem ser promocionais, onde algum brinde, vantagem ou agrado é oferecido ao cliente ou permanentes, quando os produtos ficam sempre ali e não dependem de promoções, sazonalidade ou qualquer outro elemento para continuarem presentes. O ponto de venda tem por objetivo ser um local de venda e atração de clientes para fortalecer o volume de produtos ou serviços ofertados e vendidos e, assim, provocar uma elevação no faturamento global das empresas. Funcionam como uma pequena filial, colocada em pontos espalhados pelas cidades e que objetivam apenas dar o devido destaque àqueles produtos. Dando mais ênfase na compra por impulso e na visualização desses produtos; sendo enormes facilitadores para as vendas. São fundamentais para a exploração rentável de lugares exíguos e podem converter espaços, até então inúteis, em áreas de grande rentabilidade num ponto comercial.

Como tem por objetivo chamar a atenção do consumidor e despertar-lhe o desejo de compra, os pontos de venda sempre são elaborados com cores atrativas, imagens chamativas e que destacam muito bem a marca ou o fabricante do produto sendo pensados para permitir uma fácil arrumação das peças. São confeccionados sempre em matérias leves como plástico, papelão e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com