TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO MARKETING E LOGÍSTICA: Segmentação, identificação e posicionamento de mercado

Por:   •  30/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INTEGRAÇÃO MARKETING E LOGÍSTICA: Segmentação, identificação e posicionamento de mercado – as estratégias utilizadas no ramo alimentício para obter vantagens competitivas diante dos concorrentes.

Açailândia

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL[pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INTEGRAÇÃO MARKETING E LOGÍSTICA: Segmentação, identificação e posicionamento de mercado – as estratégias utilizadas no ramo alimentício para obter vantagens competitivas diante dos concorrentes.

Relatório apresentado à disciplina de Fundamentos de Marketing como requisito para avaliação dos trabalhos dos acadêmicos do 3º período do curso de Bacharelado em Administração durante a organização no I Workshop Universitário.

Orientador: Pablo Franco

Açailândia

2017

[pic 3]

I WORKSHOP UNIVERSITÁRIO: Integração Marketing e Logística

Administração 3º período

ALESSANDRO GOMES LUCENA

ANA PAULA PEREIRA FONTES

BIANCA LEAL DE MOARES

DAVID BRANDON BARROS DE OLIVEIRA

FELIPE CAMPELO DE SOUSA

GLEICIANE CARVALHO DE SOUSA

GRACILENE SANTOS DA MATA

INGRID ALICE LOPES DA SILVA

JALDA LUCIANA DOS SANTOS RIBEIRO

JAMYLLE MORAES REIS

MARIA GABRIELA SILVEIRA DE SOUSA

MARIA TAMIRES SALDANHA ADELINO

MIRYAN NADINE CAMELO DA SILVA DE SOUSA

NAYANNE FERNANDA SOARES

RAMON RIPARDO COSTA

RAUL CARDOSO SOUZA

ROBERTA MARIANA SANTOS FIGUEREDO

RONALDO SOUSA ALVES

RUAN CARLOS SILVA DOS SANTOS

RYAN LUCAS PEGO SILVA

SAMUEL GONÇALVES PEREIRA

TALIA DA SILVA SOUSA

THIAGO MIRANDA PEREIRA

WELIELTON SILVA DA SILVA

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

  1. SEGMENTAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E POSICIONAMENTO4
  2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES5
  3. PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES6
  4. DETALHADAMENTO DAS ATIVIDADES8
  5. RESULTADOS DAS PESQUISAS10

REFERÊNCIAS14

  1. SEGMENTAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MERCADO

A segmentação é o método que ajuda a empresa a ingressar em focos escolhidos, facilitando o acesso ao consumidor por intermédio do ajuste da oferta à demanda, e do produto ao mercado. Segundo Kotler (1996, p.257), "segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas." É impossível prestar serviços igualmente excelentes a todos os clientes imagináveis; daí a necessidade de segmentar. Para McCarthy e Perreault (1997), a segmentação é colocada como um processo de agregação de pessoas com necessidades similares.

Assim, é necessário criar uma imagem na mente do consumidor de acordo com os benefícios oferecidos pela empresa, que faça a empresa se diferir dos seus concorrentes e ainda esses atributos vindo de encontro às necessidades do consumidor NICKELS e WOOD (1999).

Conforme KOTLER (1999) “Posicionamento é o esforço de implantar o benefício chave e a diferenciação nas mentes dos clientes”. O Processo de Posicionamento pode ser dividido em duas etapas, o posicionamento de mercado, onde a empresa estabelece sua posição frente ao ambiente competitivo e o posicionamento psicológico, onde será definida a forma de comunicação para o mercado.

Dessa forma, procurou-se aprofundar um único segmento para mostrar, como a segmentação, identificação de mercado e o posicionamento de marcas na sociedade trouxe novos desafios para o profissional de marketing, a partir da satisfação das necessidades dos clientes para a criação de um composto de marketing adequado ao segmento proposto. Partindo desse princípio, observou-se o grande crescimento do ramo alimentício na cidade de Açailândia nos últimos dois anos.

Portanto, o objetivo principal para essa pesquisa de campo foi evidenciar a utilização da segmentação, identificação e posicionamento de mercado como vantagem competitiva, mostrando como a empresa descobre necessidades e grupos diferentes no mercado, estabelece como alvo as necessidades e os grupos que é capaz de atender de forma superior e posiciona seu produto e sua imagem de modo que o mercado-alvo os diferencie.

  1. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

O evento – I Workshop Universitário da UEMASUL: integração marketing e logística – tratando-se do 3º período do curso de Administração teve como tema: “segmentação, identificação e posicionamento de mercado: as estratégias utilizadas pelas empresas na cidade de Açailândia para obterem vantagens competitivas” e foi planejado e organizado dos dias 07 a 22 de junho. A partir da determinação do tema, foi proposto as pesquisas para aprofundar o assunto e estabelecer os critérios que seriam utilizados para o melhor desenvolvimento do evento.

A primeira reunião ocorreu no dia 07 de junho, onde definiu-se um segmento para as pesquisas, sendo este, o ramo alimentício, específico em lanchonetes, restaurantes e pizzarias, o motivo da escolha deu-se em razão do crescimento e desenvolvimento de empresas nessa área. A partir daí, houve a divisão da turma em subgrupos para a realização das pesquisas, onde deveriam conter os motivos do crescimento do ramo alimentício na cidade nos últimos dois anos, observando as mudanças em cada cenário há dois anos atrás e atualmente. Além de mostrar qual a influência do marketing em relação ao crescimento.

A pesquisa de campo realizada seguiu os seguintes critérios: tempo que a empresa existe; motivos da abertura da empresa/ramo; dificuldades enfrentadas durante o período de existência da empresa e atualmente; planos para o futuro; melhor estratégia utilizada pela empresa para continuar no mercado; diferencial competitivo; maiores concorrentes e o que fazem para atrair o cliente, dentre outros.

A realização das pesquisas deu-se em uma semana, dos dias 07 à 14 de Junho. Em seguida, dia 14/06 houve a segunda reunião onde partilhou-se os resultados e determinou-se como aconteceria a explanação no evento de forma criativa e dinâmica, sendo realizada junto com o 5º período inspirados em um “talk show”. Além de explanar os resultados para os ouvintes no auditório da CEA, definiu-se a exposição dos resultados no stand organizado pela turma, onde houve a explanação do conteúdo, das pesquisas e das empresas estudadas para o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com