TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Mercado Sabonete

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 15

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃOPAULO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE DE MARKETING

São Paulo – SP

2013

Introdução

Sabonete Lifebuoy

Uma das mais antigas marcas de sabonete no mundo, o Lifebuoy existiu (e existe em alguns países ainda) como um produto presente no mundo inteiro. Tudo começou com William Hesketh Lever, que cresceu na região de Lancashire, uma típica cidade inglesa da época da revolução industrial. Com milhares de pessoas vivendo em bairros pobres, onde se viam muitas doenças, epidemias, e com uma mortalidade infantil extremamente alta. Foi então que William buscou uma formula para fazer um sabonete que pudesse ajudar essas pessoas a combater esses germes e bactérias e ainda que fosse acessível para toda a população.

Depois de muito pesquisar, a empresa Lever Brothers em 1894 lançou no mercado a marca Lifebuoy, como um sabonete desinfetante real. Conhecido por muitos como sabonete para cavalo, por limpar e higienizar totalmente tudo aquilo que precisavam, este produto conquistou os consumidores ingleses visto que proporcionava proteção de doenças para toda a família, o que era um verdadeiro salva vidas para a sociedade.  

Um ano após a sua invenção a marca chega pela primeira vez ao Sul da Ásia e na Índia ingressando em um mercado grande e complexo. Pouco depois já estava sendo comercializado no continente africano. Sempre chegando ao publico mais subdesenvolvido, a abordagem da marca de salvar vidas foi introduzida no próprio continente africano. Nesta época o produto já atingia mercados pelo mundo a fora, como o americano, alemão, suíço, australiano. A demanda foi tamanha que a empresa e meados da década de trinta, agora conhecida como Unilever começou a fabricar a marca em diversas fabricas.

Sua logística era impressionante, distribuída por estradas, vias férreas, fluviais, a fim de sempre estender seu alcance a lugares onde as necessidades sanitárias eram urgentes e o controle de doenças precisava de um cuidado especifico.  Foi um dos primeiros  sabonetes com ácido carbolico vendido no mercado, a Lifebuoy fornecia uma proteção higiênica vital e a marca continuou a garantir uma vida saudável pela higiene.

Durante a segunda guerra mundial o produto se tornou de fundamental importância para o reino unido capaz de evitar inúmeras contaminações e salvar muitas vidas. A partir de então a marca conseguiu apoio de cientistas e médicos que aprovaram seu uso em casos de doenças infecciosas e com isso as vendas do produto cresceram nos mercados que estavam presentes. O que pode se dizer que foi um diferencial estratégico da empresa naquela época.

Com isso, nos últimos anos a empresa iniciou lançamento de novos produtos, diversificando a sua linha, onde surgiram o gel desinfetante, e os sabonetes antibacterianos de varias cores, que no caso buscava um publico mais infantil e atingia assim os olhos do consumidor para proteção e higiene de seus filhos. Assim foram surgindo xampus, sabonetes líquidos para o corpo, com novas e diferentes aromas e que permitia uma melhor lavagem  e ate mesmo o tratamento para acne.

Hoje em dia a formula dos sabonetes é bem diferente daquela criada a 115 anos, ela contém o que a empresa chama de “exclusivo sistema antibacteriano active 5”, que promete o dobro de proteção contra as bactérias em relação ao sabonete comum. Essa nova formula contem Triclorocarbono que protege a pele contra bactérias, protege a pele por mais tempo e limpa a pele sem agredi-la. Por essas e outras que o seu preço era comercializado um pouco mais alto que os outros sabonetes do mercado, visto que essa marca oferecia certa proteção e cuidados que outros cosméticos não ofereciam.

A propaganda da marca era direcionada totalmente para a educação sanitária como meio de combater doenças, e foi ai que conseguiu atingir os olhos do consumidor, que acima de tudo buscava proteção para sua família. Foi então que a marca começou a lançar campanhas publicitárias que foram capazes de aconselhar mães, professores, médicos, e autoridades a terem responsabilidade em cuidar da vida higiênica de cada um e dos outros também. Ainda mais, esses anúncios incentivaram as crianças a lavarem suas mãos com sabão em momentos importantes do dia, como antes do almoço.

Depois dessa iniciativa de propaganda e marketing da empresa que só tem elevado seus status no mercado, a marca tem se envolvido em atividades educacionais em escolas de países subdesenvolvidos com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de lavar as mãos com água e sabonete para ter uma vida mais saudável. Lançaram então o dia mundial de lavara as mãos que hoje em dia é comemorada em mais de 85 paises ao redor do mundo. Com essas noticias e anúncios a Lifebuoy já atingiu cerca de 125 milhoes de pessoas com a mensagem da importância de lavar as mãos.

Atualmente os produtos da marca estão sendo comercializados em mais de 40 países incluindo o Brasil, e outros como Argentina, Paraguai, etc. E ainda mantem posição de liderança em boa parte dos países da Asia e Africa. Outro grande mercado onde a marca é comercializado é nos Estados Unidos, apesar de ser criada na Inglaterra.

Sabonete Phebo

Marca

Hoje a perfumaria conta com uma vasta linha de fragrâncias sofisticadas e inovadoras, e é sinônimo de luxo e moda para a grande maioria da sociedade.

Posicionamento, Segmentação de Mercado

O que antigamente era consumido apenas pela nossa geração x, foi  elevada a um nível muito alto nacionalmente falando e conquistou muitas outras gerações.

Evolução, Diferencial Competitivo e Estratégico

Seus diferenciais competitivos e estratégicos apareciam na qualidade do produto e em sua originalidade, o que acabou conquistando ao longo das décadas lugar cativo nas casas de todos os brasileiros com certa fidelidade dos clientes que o compravam. Porém isso teve fim quando seu criador resolveu terceirizar a fabricação da fragrância. Foi então que surgiram novos perfumes, sempre mantendo a mesma base só que passados por outras empresas multinacionais. Foi ai que os consumidores perceberam a alteração da formula do produto e desejavam ter de volta o perfume original, aquele que os cativou e surpreendia desde o inicio. Após essa baixa a Phebo foi recomprada e passou a ser fabricado com base totalmente vegetal, oferecendo mais suavidade, e deixando a pele mais macia pela sua ação emoliente, trazendo uma espuma mais intensa e cremosa e um cheiro mais duradouro. Suas embalagens também foram modificadas e reformuladas, se tornando mais sofisticadas e atrativas.Por isso o preço do produto era uma pouco mais elevado do que os outros do mercado, mais toda sua linha, seu marketing conseguia conquistar o cliente/consumidor que não deixava de comprar por ser mais caro. Alem disso a empresa investiu milhões em uma nova fábrica e iniciou exportações para os Estados Unidos. Hoje ela vende no Brasil e em mais outros oito países, tudo isso para resgatar uma marca que já foi símbolo de sofisticação, disputava preferência entre consumidores com maior poder aquisitivo e ainda faturava em media oitenta milhões em tempos áureos. Antes popular e desprestigiada, agora tradicional e clássica relembrando os tempos luxuosos da década de trinta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com