TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERPRETAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO SETOR PÚBLICO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 11

CUSTOS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO

JOÃO EUDES B. FILHO

CADERNO

DE

ATIVIDADES

1ª Provinha de Aprendizagem

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO – QUESTÕES SOBRE AS NBC T SP

RESOLUÇÃO CFC 1.111/2007 - INTERPRETAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO SETOR PÚBLICO

  1. Segundo as normas brasileiras de contabilidade, o registro de um fato administrativo ou contábil deve compreender os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários. Essa regra está embasada teoricamente no princípio
  1. da continuidade.
  2. da oportunidade.
  3. do registro pelo valor original.
  4. da competência.
  5. da prudência.

Resposta “b”

Justificativa: ....

2. (FCC-TRE-AL 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBC T 16.1, a Unidade Contábil Consolidada é aquela que representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis

(A) Unificadas.

(B) Descentralizadas.

(C) Originárias.

(D) Isoladas.

(E) Conjuntas.

NBC T 16.2 – PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS

3. (UnB/CESPE – CONTADO SAD-PE 2010)  De acordo com as normas brasileiras de contabilidade relativas ao patrimônio e os sistemas contábeis da contabilidade aplicada ao setor público, assinale a opção correta.

  1. O patrimônio público é estruturado em quatro grupos: ativo, passivo, patrimônio líquido e compensação.
  2. A classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em circulante e não circulante, com base em seus atributos orçamentários e financeiros.
  3. Os passivos devem ser classificados como não circulantes quando corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, independentemente do prazo de exigibilidade.
  4. Para assegurar a manutenção da integridade dos dados, os subsistemas contábeis devem ser integrados apenas entre si.
  5. O subsistema de informações de custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.

4. O sistema contábil da Contabilidade Aplicada ao Setor Público está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

a) Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

b) Orçamentário, Patrimonial, Custos e Compensação

c) Orçamentário, Ativo, Passivo e Patrimonial

d) Ativo, Passivo, Orçamentário, Financeiro e Patrimonial

e) Orçamentário, Financeiro, Patrimônio Líquido e Custos

Resposta: “b”

Justificativa: A Alternativa “b” lista todos os subsistemas de informações pertencente ao sistema contábil da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, enquanto as demais possuem algum ou alguns dos grupos do Patrimônio Público (ativo, passivo e patrimônio líquido).

5. Sobre os subsistemas de informações que estruturam o sistema contábil, escolha a assertiva correta, tomando por base as disposições contidas na NBC T 16.2:

a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária e financeira;

b)  Financeiro – registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidade no início e final do período;

c)  Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

  1. Custos – registra, processa e evidencia os custos e o patrimônio apenas dos serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;
  2. Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos não produzem modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aquele com funções específicas de controle.

6. Qual o sistema que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações do Patrimônio da entidade do setor publico, bem como aqueles com funções especificas de controle.

  1. Custo
  2. Patrimonial
  3. Compensação
  4. Financeiro
  5. Orçamentário

Esse texto da questão acima foi retirado NBCASP 16.2 no capitulo estrutura do sistema contábil no item 12 e que corresponde ao sistema de compensação, portanto item correto letra C.

NBC T 16.6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

7. (UnB/CESPE – CONTADO SAD-PE 2010)   No que concerne às demonstrações contábeis a serem elaboradas e divulgadas pelas entidades do setor público, de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, assinale a opção correta.

  1. As demonstrações contábeis devem ser divulgadas com a apresentação dos valores projetados para os dois exercícios subsequentes.
  2. Os saldos devedores ou credores das contas retificadoras devem ser apresentados como valores redutores das contas ou do grupo de contas que lhes deram origem.
  3. Nas demonstrações contábeis, os pequenos saldos podem ser segregados, desde que indicada a sua natureza e desde que não ultrapassem 20% por cento do valor do respectivo grupo de contas.
  4. O balanço orçamentário é estruturado de forma a evidenciar a integração entre a execução orçamentária e a execução financeira.
  5. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem crescente de grau de conversibilidade, enquanto as contas do passivo devem ser dispostas em ordem crescente de grau de exigibilidade.

8. Refere-se a exemplos de demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, exceto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com