TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Terceiro Setor

Por:   •  7/12/2016  •  Monografia  •  14.673 Palavras (59 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 59

   UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

   INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO "JANE VANINI”

FACULDADES DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

 

  

PAULO CÉSAR DE SOUZA FRANÇA

 

 

 

 

 O PAPEL DA CONTABILIDADE NO AUXILIO À PRESTAÇÃO DE CONTAS NAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR – Um Estudo de Caso na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE Cáceres

.

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

CÁCERES-MT

2015

PAULO CÉSAR DE SOUZA FRANÇA

        

O PAPEL DA CONTABILIDADE NO AUXILIO À PRESTAÇÃO DE CONTAS NAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR – Um Estudo de Caso na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE Cáceres

Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis apresentado à Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, na disciplina TCC II, ministrada pela Professora Mª Juliana Vitória Vieira Mattiello da Silva.

Orientadora: Prof.ª Pâmela Gabriela Ramos

CÁCERES – MT

2015

PAULO CÉSAR DE SOUZA FRANÇA

O PAPEL DA CONTABILIDADE NO AUXILIO À PRESTAÇÃO DE CONTAS NAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR – Um Estudo de Caso na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE Cáceres

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________

Profª. Pâmela Gabriela Ramos (Orientadora)

Ciências Contábeis – UNEMAT/Cáceres

__________________________________________

Profª. Ms. Edir Antônia Almeida (Membro)

Ciências Contábeis – UNEMAT/Cáceres

_________________________________________

Profª Vanusa B. Pereira Storti (Membro)

Ciências Contábeis – UNEMAT/Cáceres

Aprovado em: 27 de Novembro de 2015. Nota: _____

AGRADECIMENTO

 Agradecer primeiramente a Deus pela saúde, paz, proteção, força e iluminação, por me guiar durante todos os dias, nesta jornada que não foi fácil entre altos e baixos sempre me sustentando para chegar nesse fim de caminhada.

Ao meus pais, Marineide Aparecida de Souza França e Valdemar de França, aos meus irmãos Francineide Aparecida França e Paulo Henrique de Souza França e minha cunhada Janete Sanchez de Oliveira, que me ajudaram de toda maneira que eles puderam para continuar estudando e assim concluir o Curso de Ciências Contábeis.

Aos meus amigos da faculdade que me acompanharam que me ajudaram de alguma maneira, mas principalmente ao Vinicius da Silveira Cruz, Enorê Faria Artioli e Fabricio Vitorrazzi, que sempre me apoiaram em tudo que precisava, estiveram dando todo o suporte necessário, a Patrícia Araújo Benites, a Jacqueline do Nascimento, a Patrícia Magalhaes Inácio, a Gisele Amorim Coelho, a Maria Dayana Silva Lins, ao Mayk Jonhon Carvalho, ao Matheus Gonçalves de Sá, ao João Paulo Santos e a Mirian Ferrai. Obrigado a todos pois estes foram os melhores momentos e mais intensos da minha vida e vocês fazem parte disto.

Aos meus amigos de longa data que sempre e de alguma forma de deram incentivo, ajuda moral para conseguir o meu término de faculdade, Conceição Oliveira, Wellington Fava Roque, Deisiane Lima, Emanuel Diego Moraes Nolasco, Odilei Campos, Rosivania Garcia e Olana Campos.

Agradecer à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a todos os professores que me mostraram e me ensinaram para que hoje pudesse chegar aqui. Principalmente à minha orientadora, professora e amiga em particular Pâmela Gabriela Ramos, por seu tempo, paciência, dedicação e exigência para que meu trabalho ficasse o melhor possível. Muitíssimo obrigado.

Ao pessoal da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) que me recebeu muito bem todas as vezes que fui lá e forneceram todo o material que para conclusão deste trabalho. Agradeço ao Douglas Felix Secretário e financeiro da instituição. A todos os amigos e colegas que me apoiaram nesta fase tão importante e especial da minha vida. Muitíssimo Obrigado.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho as mulheres mais importantes da minha vida que sempre estarão em meu coração, minha vó Tereza Izidora Ribeiro de Souza e minha mãe Marineide Aparecida de Souza França, por tudo que as duas fizeram e ainda fazem por mim. Elas são fundamentais na minha vida e não posso deixar de dedica-las este trabalho.


“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude.

                O realista ajusta as velas”

Willian George Ward

RESUMO

FRANÇA, Paulo César de Souza. O Papel da Contabilidade no Auxílio à Prestação de Contas nas Entidades do Terceiro Setor – Um Estudo de Caso na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE Cáceres. 2015 55 fs. Graduação em Ciências Contábeis – Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres – Mato Grosso, 2015.

Este estudo tem como finalidade analisar o papel da contabilidade no auxílio da prestação de contas das entidades do Terceiro Setor. Estas se inserem na sociedade com ações voltadas às mudanças sociais em aspectos na qual o Estado ou o setor privado não atendem na sua plenitude. As organizações sem fins lucrativos têm atuação cada vez mais marcante e abrangente, tendo como principal problema a falta de confiabilidade por parte da sociedade na captação de recursos para seu funcionamento. Por isso, é indispensável que tais entidades administrem seus recursos de forma transparente e prestem contas de seus serviços de forma que proporcione clareza nas informações, estimulando a entrada de mais recursos para garantir a sua continuidade e crescimento ao longo do tempo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o papel da contabilidade a prestação de contas da APAE – Cáceres, identificar como são os procedimentos de prestação de contas dessas entidades do terceiro setor, verificar como é feita e sua forma de divulgação das prestações de contas. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, cuja instrumento de coleta de dados foi um questionário e a análise feita através do mesmo. Percebeu que a APAE utiliza a prestação contas, garantindo assim a credibilidade e confiabilidade de suas atividades para a sociedade/interessados. A transparência é ratificada através da ciência contábil que fornece relatórios, cuja informações são fidedignas e representam de maneira consolidada a origem e aplicação dos recursos obtidos junto aos seus parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.5 Kb)   pdf (762.5 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com