TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A MICROECONOMIA

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA - SESST

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO - FIS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE ECONOMIA: Introdução à Microeconomia

        

SERRA TALHADA - PE

2016


[pic 2]

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA - SESST

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO - FIS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE ECONOMIA: Introdução à Microeconomia

Trabalho apresentado à Disciplina de Economia, para obtenção de nota parcial referente a segunda V.A, pelos alunos Erica Thuany, Charles de Lima, Alexia Fernanda, Antônio Nicácio e Deyvson Siqueira, sob orientação da Profª M.a. Nafitaly de Lucena Vieira.

SERRA TALHADA - PE

2016


INTRODUÇÃO

Sendo a economia a ciência que analisa os problemas econômicos na tentativa de solucionar cada um deles e assim melhorar a nossa qualidade de vida, ela busca estudar como ocorre a interação entre o indivíduo e a sociedade na tentativa de tentar alocar da melhor maneira os recursos produtivos escassos e assim satisfazer as necessidades humanas.

Diante deste contexto, as discussões sobre a microeconomia se mostram muito mais presentes entre os economistas e profissionais de administraçãoque buscam através da análise microeconômica estudar a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. Se o foco do estudo é dirigido apenas aquele mercado analisa-se o papel da oferta e da demanda exercidos nele.

A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são abordados os custos de produção que não são apenas os gastos ou desembolsos financeiros incorridos, mas também quanto as empresas gastariam se tivessem de alugar ou comprar no mercado os insumos que são de sua propriedade.

Nesse sentido, o estudo do presente tema tem como objetivo principal mostrar a importância da microeconomia e como sua analise é fundamental no sentido de investigar o modo como as pessoas buscam por bens e serviços, e como as empresas se estabelecem para ofertá-los na quantidade certa e atender a demanda, é a busca constante pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda.

O trabalho está estruturado em quatro tópicos. O primeiro tópico trata-se da abordagem ligada ao conceito da Microeconomia. O segundo tópico compreende os Pressupostos básicos da análise microeconômica que se divide em três subtópicos e consistem em, A hipótese coeteris paribus; Papel dos preços relativos; Objetivos da empresa. O terceiro tópico aborda as Aplicações da análise microeconômica. E por fim, o quinto tópico que trata da Divisão do estudo microeconômico.


DESENVOLVIMENTO

  1. CONCEITOS

As diferenças básicas entre macroeconomia e da microeconomia:

  • Microeconomia- Estudo do comportamento de consumidores e produtores em mercados específicos, preocupando-se como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços nesses mercados.

  • Macroeconomia- Estudo da determinação e do comportamento dos grandes agregados, como o PIB consumo nacional, investimento agregado, exportação e nível geral dos preços.

A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são tratados os custos efetivamente incorridos, mas também aqueles decorrentes das oportunidades sacrificadas, ou seja, os custos de oportunidades ou implícitos. Os custos de produção do ponto de vista econômico não são apenas os gastos ou desembolsos financeiros incorridos pela empresa, mas incluem também quanto às empresas gastariam se tivessem de alugar ou comprar no mercado os insumos que são de sua propriedade.

  1. PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE MICROECONÔMICA

  1. A hipótese coeteris paribus

Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos “consumidores e produtores”, nesse particular mercado. Por exemplo, a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores.

  1. Papel dos preços relativos

Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolado) das mercadorias. Por exemplo, se o preço do guaraná cair em 10%, mas também o preço da soda cair em 10% , nada deve acontecer com a demanda dos dois bens.

2.3. Objetivos da Empresa

   A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adotada quanto aos objetivos da empresa produtora de bens e serviços.

   A análise tradicional supõe o princípio da Racionalidade, segundo o qual o empresário sempre busca a maximização do lucro total. Essa corrente enfatiza conceitos como receita marginal, custo marginal e produtividade marginal em lugar de conceitos de média (receita média, custo médio e produtividade média).

   As correntes alternativas consideram que o móvel do empresário não seria a maximização do lucro, mas fatores como aumento da participação nas vendas do mercado, independente da demanda de mercado.

  1. APLICAÇÕES DA ANÁLISE MICROECONÔMICA

A análise microeconômica preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. O instrumental microeconômico procura responder, também, a questões aparentemente triviais. Entretanto, deve-se salientar que, se a teoria microeconômica não e um manual de técnicas para a tomada de decisões do dia a dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto a nível de empresas quanto ao nível de política econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com