TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.333 Palavras (22 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 22

PARTE 1 – INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

CAPITULO 1 - ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPESCTIVAS

CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração vem do latim e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. No entanto a palavra sofreu uma radical transformação. A tarefa onde o Administrador precisa interpretar os objetivos da organização, e transformá-los em ação, direcionando e controlando os esforços a fim de conquistar os objetivos.

O significado e o conteúdo da Administração sofreram grande ampliação através das diferentes teorias. A TGA começou com a “ênfase nas tarefas”, através da Administração Científica de Taylor, seguida de outras teorias com marcadas por “ênfase na estrutura”, “ênfase nas pessoas”, “ênfase no ambiente”, e “ênfase na tecnologia”. Cada uma dessas cinco variáveis provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa.

O ESTADO ATUAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Cada teoria administrativa procura valorizar uma dessas variáveis básicas. Essas teorias administrativas contribuíram de maneira cumulativa para o desenvolvimento da TGA. Cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e foram bem sucedidas. Todas as teorias são aplicáveis às situações atuais e o administrador atual precisa conhecer muito bem cada uma das teorias para saber direcionar a mais adequada a cada tipo de situação.

A adequação entre essas cinco variáveis constitui o principal desafio da administração moderna.

A ADMINISTRAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA

A Administração atual exige das empresas não apenas um administrador, mas uma equipe de administradores em diferentes níveis e funções, devido à coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas. Profissionais como engenheiros, economistas, contabilistas ou diversos outros, podem ser promovidos, em suas empresas, a cargos de chefe, supervisor, coordenador, gerente ou diretor, o que faz com que deixem suas antigas funções para serem administradores. O administrador é um profissional cuja formação é ampla e variada: precisa conhecer disciplinas específicas, precisa lidar com pessoas, precisa estar atento aos eventos passados e presentes e também estar atento às previsões futuras, já que é o responsável pelas pessoas que seguem suas ordens e orientações.

A Administração tornou-se importante na condução da sociedade moderna como um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor com o menor custo.

PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO

Cada época desenvolve uma forma organizacional adequada ao seu desenvolvimento e às suas características específicas.

O administrador nas próximas décadas se defrontará com problemas cada vez mais complexos, devido ao grande número de exigências, como: sociedade, fornecedores, clientes, etc. Além disso, deverá saber lidar com as frequentes mudanças do mundo, o crescimento organizacional, a concorrência das demais organizações, o desenvolvimento tecnológico, os fenômenos econômicos da inflação, a internacionalização das atividades e a interferência da opinião pública. Neste cenário, nas próximas décadas os administradores "especialistas" perderão espaço para os "generalistas”, dotados de habilidades variadas.

PARTE 2 – OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 2 – ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS

A Administração desde a antiguidade recebeu influência da Filosofia. O filósofo grego Sócrates descreve a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, e expos em sua obra a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles abriu as perspectivas conhecimento humano, e em sua obra distingue as três formas de administração pública:

• Monarquia ou governo de um só

• Aristocracia ou governo da elite

• Democracia ou governo do povo

Francis Bacon demonstrou a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório

O maior expoente da época foi René Descartes cujos princípios são:

• Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência

• Princípio da Análise ou de Decomposição

• Princípio da Síntese ou Composição

• Princípio da Enumeração ou da Verificação

Com a Filosofia Moderna, a Administração deixa de receber contribuições e influências.

INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA

Ao longo dos séculos as normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos estados para as instituições da Igreja Católica e organizações militares. A organização da Igreja é tão simples e eficiente que serviu de modelo para muitas organizações.

INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR

A organização militar influenciou as teorias de Administração ao longo do tempo.

A hierarquia provém da organização militar, através da necessidade de delegar autoridade para os níveis mais baixos da organização. As guerras de maior alcance exigiram novos princípios de organização, passando-se à centralização do comando e à descentralização da execução.

Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção no qual cada soldado deve saber o que se espera dele.

Carl von Clasewitz foi quem inspirou os teóricos da Administração baseados na organização militar, para adaptá-las a organização empresarial. Clasewitz considerava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com