TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO PARA ADEC ARTIGO "Administração é ciência ou arte?" O que podemos aprender com este mal-entendido?

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO: está correta e atende a todas as demandas metodológicas próprias a esse item.

Contextualização do tema: Costuma-se considerar que um campo de estudos é uma ciência quando possui um corpo teórico próprio, articulado de forma a indicar a seus seguidores como se portar em casos específicos, prevendo os resultados desse comportamento. Já a arte é considerada uma habilidade, o desenvolvimento de habilidades ainda baseadas essencialmente na intuição, no risco de serem tomadas sem que seus resultados sejam previsíveis. Arte é a competência para conseguir um resultado concreto desejado. Considerando estes aspectos, a Administração ainda se encontra em uma fase amalgamada de arte e ciência. Pereira, Ferreira e Reis (1997) Então, se a ciência "contribui para essa arte", como mostram, por que a pergunta no título da seção (ciência "ou" arte)? Como se vê, já há décadas que, com relação à administração, os predicativos "ciência" e "arte" são postos em oposição por intenções retóricas ou, olhando um pouco além dos textos, porque reside ali algo de realmente problemático. Koontz, O'Donnell e Weihrich (1986 [1976])


O problema da pesquisa: Este artigo discute a problemática da Administração ser Ciência ou Arte, pergunta que intitula e é discutida no Artigo.

objetivo do estudo: Para responder a pergunta chave, o artigo consiste em desvendar a ambigüidade da pergunta e, a partir dela, examinar a pertinência de discutir-se cientificidade em nosso saber.


as justificativas da investigação: Espera-se desse artigo apresentar a pergunta “"Administração é ciência ou arte?" e, a partir disso, respondê-la, discutindo em que circunstâncias essa pergunta surge, os sentidos existentes nela e como ela deve ser entendida, diferindo ciência de não ciência e compreendendo  a pergunta chave do artigo.



a metodologia: Apresentada em Capítulos devido sua extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com