TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O DESEJO DE ENSINAR E A ARTE DE APRENDER”

Por:   •  24/9/2021  •  Artigo  •  4.816 Palavras (20 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

ARTIGO

“O DESEJO DE ENSINAR E A ARTE DE APRENDER”

Ana Gomes Ferreira

RA: 371555

Maíza Cecília Chaves

RA: 387241

Marinir de Assunção Peixoto

RA: 400205

Priscila Meireles Pereira Schneider

RA: 375826

Orientador (a): Ana Maria Benedito Lacerda.

Cuiabá, Maio, 2015

Artigo científico de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, polo Cuiabá, com requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em pedagogia.

Orientadora: Ana Maria Benedito Lacerda

Ana Gomes Ferreira

Maíza Cecília Chaves

Marinir de Assunção Peixoto

Priscila Meireles Pereira Schneider [1]

Curso de Pedagogia Polo Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância.

E-mail: priscila.pedagogia14@gmail.com 

 

“Ao Deus do Impossível por nos auxiliar em cada nova fase de nossos desenvolvimentos na vida acadêmica”.

Aos nossos amores, aos nossos filhos.

Amados pais e demais parentes e amigos.

Aos Mestres desta Instituição de Ensino!

Obrigado!

“Seu rosto estava iluminado pela curiosidade e pelo prazer de entrar num mundo que não conhecia”.

(Alves, Rubem, p. 09)

Alves. Rubem Azevedo,

                                     (afiguração)

                        Nascido em quinze de setembro de mil novecentos e trinta e três em Boa Esperança - Minas Gerais, morreu em Campinas – São Paulo no dia quatorze de julho de dois mil e catorze. Obteve forte influências da Bíblia Sagrada, Friedrich Nietzsche e Fernando Pessoa. Foi escritor, filósofo, psicanalista, teólogo e pedagogo. Recebeu formação no exterior, lecionou na UNICAMP – Campinas, na década de setenta ocupou o cargo de professor titular de filosofia na mesma instituição.

                        Ele possuía vasto conhecimento que contribuiu muito com a literatura brasileira, além dos diversos trabalhos direcionados para o publico infantil.[2]

“O DESEJO DE ENSINAR E A ARTE DE APRENDER”.

RESUMO

O presente artigo visa analisar a importância do educador enquanto mediador do desejo de ensinar. E possibilitar o conhecimento através da motivação para o educando. Portanto para realizar este trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura e pesquisa de livros, e referências curriculares.

PALAVRAS CHAVES: educador, coceira, desejo, ensinar, curiosidade e alunos.

SUMÁRIO

RESUMO ...........................................................................................08

INTRODUÇÃO .................................................................................11

DESENVOLVIMENTO.....................................................................12

CONCLUSÃO....................................................................................23

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................26 ANEXO...............................................................................................27

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa busca examinar a obra literária “O desejo de ensinar e a arte de aprender” escrita por Rubem Alves, pedagogo de renome no Brasil. O foco principal de nossas pesquisas será abordar de forma breve um período da educação básica no Brasil em meados do século passado. Apresentar as etapas da primeira e segunda infância. Apresentar os pensamentos do autor em relação ao papel do educador e do professor na educação. Mostrarmos a partir das leituras realizadas como se da à coceira nas crianças e como curá-las. Quem é responsável em mediar à relação de experiência afetiva. E que momento do método de análise a admiração pelo mestre é percebida. A presença da linguagem como referencial de aprendizado. A curiosidade de saber sobre o ensino da escola da ponte e a paixão pelo sistema daquela instituição de ensino. O que contem nas caixas de ferramentas. A recompensa do educador ante a amizade e respeito de seu aluno. Esses são pontos que pronunciamos como importantes em questão. E que a partir deste momento nos esclarecerá de forma para especificar nossos breves apontamentos.

“O DESEJO DE ENSINAR E A ARTE DE APRENDER”

O contexto da educação básica no Brasil desde meados do século passado obteve relevantes avanços. A principio podemos lembrar da constituição federal de 1934, que estabeleceu o direito à educação a todos os brasileiros responsabilizando então os poderes públicos e a família. A partir de 1947 no governo de Getúlio Vargas surge a campanha nacional de alfabetização. No entanto o período da ditadura militar (1964-1984) trouxe para educação primária o enrijecimento desta fase educacional preocupando-se apenas com os ensinos profissionalizantes e superiores.

Mais ao termino do regime militar educadores das diversas áreas do conhecimento passaram a dialogar de forma mais ampla e democrática a respeito do ensino do Brasil. A nova constituição de 1988 trouxe a ultima versão LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), contornos mais definidos à educação como instituição. Embora a mesma só tenha sido aprovada em 20 de dezembro de 1996, Lei 9.394. As novas diretrizes têm por objetivo promover aos educadores em ambas às modalidades (ensino fundamental e ensino médio) a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades físicas, cognitivas e sociais. “Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber;” [3].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com