TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  21/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Em um mundo cada vez mais globalizado, o acesso às informações é remoto, o tempo é algo escasso costumeiramente, e o contínuo aprendizado é algo fundamental para o exercício da profissão, nesta tarefa busca-se apresentar informações acerca da Educação a Distância e os princípios que a norteiam, do ambiente Moodle amplamente utilizado nestes cursos e suas ferramentas e regras de convivência, discorrer sobre as tecnologias no processo educacional, assim como o papel do aluno na EAD e um breve histórico do surgimento desta.

Hodiernamente pode-se verificar que a EAD é uma modalidade de ensino que permite à interação do conhecimento sem a necessidade da presença física em um ambiente formal, mas ao mesmo tempo não exclui da responsabilidade o cursando com relação à dedicação e ao compromisso. Dispõe ela da inclusão de ferramentas tecnológicas que facilitam e permeiam a autodisciplina, garante métodos abrangentes dos assuntos estudados e solidariza aos temas da inclusão social, regional e econômica, uma vez que ela possibilita o acesso à formação, seja em nível médio, técnico, superior ou além. Importante salientar também a sua responsabilidade em promover a conciliação cultural causada pela secessão das barreiras socioeconômicas e geográficas deste país de proporções continentais.

Mas como surgiu a EAD? Deveras interessante ao que conta a história, autores como Maia e Vidal (2010, p.13) apontam que “registros de 1856 relatam experiências pioneiras de educação à distância, quando Charles Toussaint e Gustav Langenscheit criam a primeira escola de línguas por correspondência” há outros que citam um fato um tanto quanto longínquo da história como um possível início para a Educação a Distância.

Costuma-se dizer que a primeira forma de educação a distância foram as famosas cartas de São Paulo aos fiéis cristãos no século II d.C. Através dessas correspondências, o apóstolo Paulo teria educado cristãos dispersos nas mais diversas cidades da Grécia e perpetuado os ensinamentos que constituem a essência do cristianismo. (LIMA, 2012, p. 34).

Contudo, fatos como os estudos por correspondência no final do século XIX e a disseminação da comunicação em massa possibilitou uma nova vitrine de experiências educacionais e inovações metodológicas. Entretanto, com o advento do desfecho da Segunda Guerra Mundial, à necessidade de reconstrução principalmente da Europa, à demanda por novas ocupações e por mão de obra qualificada, culminou na disseminação deste meio, por sua celeridade e abrangência. Vale ressaltar inclusive, que as tropas americanas já utilizavam dela em meio aos campos de batalha. Tendo como os EUA e países da Europa como pioneiros, a grande expansão teve por volta dos anos 1960, quando grandes universidades começaram a atuar na educação secundária e superior a distância. Desde então a adesão à EAD ampliou-se de tal forma que encontra-se em proporção global.

No Brasil o Instituto Radio-Monitor em 1939 e o Instituto Universal Brasileiro em 1941 iniciam nesta experiência metodológica na formação de profissionais técnicos e línguas estrangeiras, logo em seguida podemos citar em 1960 o Movimento de Educação de Base na formação básica de jovens e adultos de zonas rurais através das ondas dos rádios, assim como em 1978 o Telecurso pra alunos fora da idade escolar, e que pouco depois oferecia inclusive cursos profissionalizantes e passou a se chamar Telecurso 2000, ganhando grande destaque pois atingia grandes regiões através das redes televisivas brasileiras. Desde então, a oferta pela EAD aumentou e muitos brasileiros estão cientes da qualidade de ensino e as Universidades, Faculdades, Institutos e unidades escolares vem se aperfeiçoando para melhor atender à esta demanda.

Mas a EAD nem sempre foi assim como se apresenta, pode-se exemplificar sua transformação no decorrer do tempo com a convergência tecnológica, que coincide com a usada à época, basicamente são quatro as “tecnologias” ou “gerações tecnológicas”: A primeira diz respeito ao ensino por correspondência utilizando textos impressos ou escritos à mão desde a década de 20; a segunda a audiovisual, baseadas na televisão e no rádio, no uso de videoteipes ou fitas cassete por volta dos anos 50; a terceira é uma abordagem multimídia, com base em textos, áudio e vídeos, pode-se incluir nesse sistema as tecnologias do vídeo, as teleconferências e as videoconferências, etc.; a quarta é exemplificada em torno das comunicações mediadas por computadores, tais como conferência, correio eletrônico, acesso a bancos de dados e bibliotecas virtuais, nesta geração depara-se com o uso frequente da informática e suas tecnologias de acesso remoto e da Internet.

Quando fala-se em Ensino a Distância, logo remete-se no ambiente Moodle, que é na verdade, uma plataforma de aprendizagem em um sistema interativo que viabiliza a aprendizagem a distância, permite a troca de conteúdos e disponibiliza a interação entre alunos – professores/tutores – coordenadores – ferramentas, este sistema é amplamente utilizado no mundo todo, pela sua versatilidade e fácil utilização pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com