TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INdicadores sociais

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

ELABORAÇÃO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

SUMARIO[pic 1]

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

2  DESENVOLVIMENTO

2.1  INDICADORES NA ASSISTÊNCIA SOCIAL....................................................... 5

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA CIDADE DE BANDEIRA DO SUL (MG) E SEUS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS..............................................................  7

2.3 INDICADORES E REALIDADE SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE BANDEIRA DO SUL.................................................................................................... 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 12

1 INTRODUÇÃO

O termo “indicadores sociais” evidencia-se como um novo tema em discussão no Brasil, uma vez que se encontra em evidência e é extremamente importante no processo de gestão social.

A utilização deste instrumento de gestão social se faz necessário uma vez que através deste, pode-se monitorar a realidade social local ou regional, e posteriormente, utilizar estes dados para formular e reformular as políticas públicas.

O presente tem como objetivo abordar o termo indicador social e sua importância dentro da gestão social e, de igual forma, para o Serviço Social. Da mesma maneira, deve ser levantado o diagnóstico da problemática na área educacional na região de Bandeira do Sul (MG), demonstrando a importância destes indicadores diante dos processos históricos de enfrentamento das expressões da questão social na realidade social desta região.

        

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INDICADORES NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

        

Nosso país é visto como desigual e pobre, com várias demandas sociais que vão surgindo a cada dia, fazendo assim com que políticas públicas sejam elencadas e se manifestem através de programas, projetos e serviços sociais.

Neste campo de atuação, os assistentes sociais devem estar aptos a utilizar os indicadores sociais para elaboração, execução e avaliação das políticas públicas, de forma a melhorar a política social na região onde opera.

Quando se fala a respeito da utilização dos indicadores sociais, deve-se referir primeiramente à gestão social, que é uma forma mais ampla e complexa de gerenciamento que é definido como um processo contínuo e dinâmico, que abrange as ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e responder à demanda social da população.

O indicador social é uma medida que quantifica e torna operacional o conceito social abstrato. É importante frisar que existe uma diferença entre o ato de mensurar e o de quantificar os dados dentro das Ciências Sociais. Quando se mensura, é realizada uma medição em unidades numéricas através de uma metrologia realista (ex. altura, distância), enquanto quantificar é uma forma de expressar e dar existência na forma numérica a tudo àquilo que antes era expresso por meio de palavras, sendo assim, um dado construído. Desta forma, pode-se atribuir valores a situações sociais.

Sendo assim, atualmente, os indicadores sociais são usualmente expressos na forma de taxas (taxa de emprego, taxa de mortalidade, taxa de analfabetismo etc.) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizados para avaliar as políticas públicas e definindo prioridades de determinada classe social.

Através deles também, são definidas as prioridades sociais e a forma de alocação dos recursos públicos dentro do processo de gestão no âmbito político.

Dentro do serviço social, a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica podem ser realizadas através dos indicadores sociais, que se tornam um instrumento de grande valia na pesquisa.

Através dos indicadores sociais, é possível se explorar e diagnosticar situações concretas, definir metas e direcionar as ações dentro das políticas públicas, sendo possível assim, compreender a ação social demandada e interpretar o contexto social no qual o assistente social está inserido.

 

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA CIDADE DE BANDEIRA DO SUL (MG) E SEUS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS

                

O Município de Bandeira do Sul teve os Senhores José Bandeira de Carvalho, João Vilella de Carvalho, Pedro de Castro Muniz e Salvador Flores, como seus primeiros colaboradores e fundadores. Primeiramente, foi formada uma vila entre as terras de Poços de Caldas e Campestre, devido a enorme distância entre as duas cidades.

A ideia de formação do povoado ocorreu em função da facilidade da colonização dos terrenos que se encontravam à beira da Rodovia Machado/Campestre e Poços de Caldas.

Em 1941, foi feito um loteamento e formada uma pequena comunidade com o nome de Vila Bandeira. A Lei nº 336, de 27/12/1948 criou o distrito de Bandeira. A instalação do Distrito verificou-se no dia 01/01/1949.

O nome do distrito foi mudado para Bandeira do Sul de acordo com a Lei nº 1.039 de 12/12/1953 e em 20/12/1962, através da Lei nº 2.764 o distrito foi elevado a Município, constituído de um único distrito, sendo instalado a 1º março de 1963, proclamando-se a cidade de Bandeira do Sul. O Município foi desmembrado do Município de Campestre ao qual pertencia anteriormente.

A cidade está localizada no Sul de Minas Gerais, fazendo divisa ao norte com Botelhos, ao sul com Caldas e a oeste com Poços de Caldas e está a uma distância de 440 Km de Belo Horizonte.

De acordo com dados do Censo do IBGE (2013), a população da cidade de Bandeira do Sul está estimada em 5603 habitantes, tanto da área urbana, como da área rural, dentro de uma área territorial de aproximadamente 47,067 Km2.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), é de 0,692, considerado médio (PNDU/2013), tem um IDHM de renda de 0,681, considerado médio também. O índice de longevidade é de 0,802 e seu índice de renda é de 0,681.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com