TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Indicadores Sociais

Artigos Científicos: Atps Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera-Uniderp

Pólo Santa Bárbara d’ Oeste

Juliane Dalfito Giubbina RA: 2065108215

Symone Maria Zulian RA: 2061107585

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

6º Semestre

Santa Bárbara d’ Oeste

2012

SUMÁRIO

I – Introdução 3

II – Políticas Públicas 4

III – Município de Americana 5

IV – O IBGE 7

V – Indicadores Socias 8

VI – Conclusão .....................................................................................................13

VII – Dados Bibliográficos ..................................................................................14

INTRODUÇÃO

Os indicadores sociais são de extrema importância para o processo de gestão. No entanto esta é uma discussão recente no Brasil. De acordo com Jannuzzi (2204, p. 15) a utilização de indicadores sociais tornou imprescindível, uma vez que se configura em um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas, que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.

Então, este trabalho irá falar sobre esses indicadores sociais, que auxiliam na formulação de políticas públicas, e ainda terá breve definição do que são políticas públicas, bem como sobre a relação dos indicadores sociais com a atuação do profissional de serviço social.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Pode-se definir como Políticas Públicas os conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado, de forma direta ou indireta, com a participação de entes públicos ou privados, com o objetivo de assegurar determinado direito de cidadania. Direitos estes assegurados pela Constituição, e que se afirmam pelo reconhecimento por parte da sociedade e pelo poder público, e para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo consideram prioritários ou de interesse público.

Pode-se se afirmar pelo ponto de vista acadêmico, que política pública é um “campo” das Ciências Humanas, em particular da Ciência Política, que analisa o governo à luz de grandes questões públicas. No entanto, do ponto de vista das relações inter-institucionais é o conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.

Para se compreender melhor esses conceitos de políticas públicas, vejamos um breve histórico. No século XVIII e XIX, principal objetivo do Estado era a segurança pública e a defesa num eventual ataque inimigo. No entanto, com o surgimento e expansão da democracia, as funções e responsabilidades do estado sofreram certas transformações. Atualmente muito se fala que a função do estado é promover o bem estar da sociedade. Mas para que o estado exerça esse papel de promover o bem estar da sociedade e atingir resultados nas diversas áreas como educação, saúde e meio ambiente, necessita elaborar e executar as chamadas políticas públicas.

Essas ações que os dirigentes públicos, ou seja, os governantes ou os tomadores de decisões, selecionam, são aquelas que eles entendem serem as expectativas da sociedade. Dessa forma podemos entender que , o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade.

Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral. Ela faz solicitações, seus pedidos para os seus representantes e governantes, e estes mobilizam o Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o Presidente da República) para que atendam as demandas da sociedade.

Essas solicitações são apresentadas aos dirigentes através de grupos organizados, como por exemplo, sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs.

Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade são limitados e muitas vezes escassos. Como isso, os serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos acabam se tornando em um motivo de disputa.

Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Porém esses conflitos não devem ser vistos apenas como um fator negativo. Essas disputas servem como estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei.

MUNICÍPIO DE AMERICANA

O município tem uma área total de 133,9 km²; sendo 97,4 km² zona urbana, 27,5 km² rural e 9 km² de represa. Limita-se ao norte com o município de Limeira, a nordeste com Cosmópolis, a leste com Paulínia, ao sul com Nova Odessa e a oeste com Santa Bárbara D’Oeste. Sua localização geográfica é Latitude 22°44’21’’S e Longitude 47°19’53’’W. As vias de acesso para o município são as rodovias Anhanguera (SP 330) e Luiz de Queiroz (SP 304). Em 2011, sua população foi estimada pelo IBGE em 212 971 habitantes.

Americana é um município privilegiado, não só pela sua localização mas pela sua qualidade de vida. O seu IDH é de 0,840, considerando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com