TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Da Tecnologia Na Sociedade

Exames: Impacto Da Tecnologia Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE

O impacto das novas tecnologias na sociedade, passa hoje por varias transições sociais que transformam a sociedade ao longo do tempo. Para entender este processo, é preciso entender as mudanças da própria sociedade, sejam estas no seu modo de agir, pensar e se relacionar, mas também com a evolução dos dispositivos que propuseram ou fizeram parte dessas modificações. Entende-se, então, que as transformações sociais estão diretamente ligadas às transformações tecnológicas da qual a sociedade se apropria para se desenvolver e se manter.

Nessa atual configuração, outros aspectos passaram a ter relevância na sociedade: valorizou-se o conhecimento; a riqueza dos países passou a ser medida pelo acesso à tecnologia e sua capacidade de desenvolvimento na área; da informação e as práticas relacionadas a ela se tornaram o principal setor da economia. Estes três principais fatores levam hoje à instauração de um simbolismo da tecnologia como bem maior, a ser perseguido e incorporado em novas práticas sociais.

A partir destes sintomas, é relevante investigar alguns conceitos importantes que envolvem o processo de reconfiguração social, baseado nas novas tecnologias e nas práticas que desencadearam a ascensão de setores que se tornaram primordiais: no setor tecnológico e comunicacional. São termos que permeiam e que alavancam os novos feitios sociais e que partem do pressuposto de interdependência entre diferentes sistemas.

NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO

As novas tecnologias da informação surgidas nas últimas décadas especialmente e, de modo particular, a Internet possuem um grande e inexplorado potencial de comunicação que é utilizado para a transformação social. Desde o primeiros anos da década de 1980, autores como Toffler e Cas- tells anunciaram que as transformações em curso na sociedade estão nos levando a uma nova estrutura social: a sociedade da comunicação mediada pelas novas aparelhagens de informação (computadores, faxes, satélites, celulares), capaz de levar o homem a um novo estágio de liberdade.

Estas transformações modificarão apenas a técnica de produção e reprodução do texto, mas também as estruturas e as próprias formas de suporte que o comunica. Com a tela do computador, a transformação é mais radical, uma vez que as formas de organização, de estruturação e consulta ao suporte do texto se modificam.

O texto eletrônico também representa uma revolução da leitura. Ler numa tela digital não é ler um texto impresso, seja livro ou jornal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com