TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos do Programa Bolsa Família na inclusão educacional uma analise da inclusão e permanência de jovens no ensino médio

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEDIS)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

DISCIPLINA - EDUCAÇÃO:  ESPAÇOS E TEMPOS DE REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIAS DA POBREZA

"Impactos do Programa Bolsa Família na inclusão educacional: uma analise da inclusão e permanência de jovens no ensino médio no município de Cerro Corá-RN"

FLAVIANO ELIS DE MATOS

NATAL/RN

2016


FLAVIANO ELIS DE MATOS

"Impactos do Programa Bolsa Família na inclusão educacional: uma analise da inclusão e permanência de jovens no ensino médio no município de Cerro Corá-RN"

Pré-projeto de Pesquisa apresentado a Professor(a) ... da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como  parte dos requisitos para obtenção de titulo de especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Prof.ª Orientadora:

NATAL/RN

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

2.1.        Objetivo geral        4

2.2        Objetivos específicos        4

3        JUSTIFICATIVA        4

4        REVISÃO TEÓRICA        5

5        METODOLOGIA        6

6        CRONOGRAMA        7

7        BIBLIOGRAFIA        8


  1. INTRODUÇÃO              

        O Programa Bolsa Família, especificamente por meio de suas condicionalidades, para participação/permanência no recebimento do mesmo é necessário que os beneficiários cumpram exigências condicionais, entre estas frequentar a escola, para os jovens de 16 a 18 existe um beneficio diferenciado o “Beneficio Variável Jovem” onde este repasse um valor mensal de 42 reais ao jovem devidamente matriculado e frequentando a escola.

Sabe-se que a educação é a melhor possibilidade para combater a miséria, e as desigualdades sociais, no entanto muitos ainda permanecem exclusos da escola, seguem os passos de seus antepassados, onde a escola “educação formal” não é vista com a devida importância.

Buscarei observar dentre estes as barreiras para permanência dos jovens na escola, assim como as variantes dos beneficiários, se a quantidade de desistências são maiores entre os que recebem o beneficio ou os que não recebem.

        Para tal observarei as matriculas de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Querubina Silveira, localizada no município de Cerro Cora – RN, observando o quantitativo de desistentes.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral            

        O objetivo geral desta pesquisa é observar a influencia dos programas sociais, em especial o Programa Bolsa Família, como incentivador de permanência de jovens na escola.

  1.  Objetivos específicos
  • Verificar a existência da intersetorialidade no acompanhamento dos jovens;
  • Conhecer os meios que a escola utiliza para incentivar a permanência do jovem;
  •  Verificar se existe acompanhamento para tentar trazer os desistentes de volta a escola;
  • Conhecer a interação entre a escola e as famílias dos jovens beneficiários.

  1. JUSTIFICATIVA                

Desde os primórdios da nossa colonização a educação tendenciou a ser “exclusiva”  onde geralmente os pobres, eram vistos como um publico desnecessário para as entidades de ensino, mesmo depois de tantos anos e com o grande avanço tecnológico, mesmo que em menor numero e situações distintas ainda podemos observar que a pobreza ainda contribui largamente para a exclusão educacional.

Diante das dificuldades enfrentadas pelas famílias em situação de vulnerabilidade social, muitos, optam por se isentarem, por não entenderem a importância da educação para a superação de suas vulnerabilidades, ou até mesmo por questões de sobrevivência, quando se vai a escola, no entender destes, se diminui a força de trabalho, deixa de ganhar recursos para o seu sustento.

O Programa Bolsa Família garante condições mínimas para superação desses fatos, garantido condições, mesmo que mínimas, as famílias e em contrapartida a família mantem suas crianças e jovens na escola.

Precisamos verificar se o programa esta conseguindo manter, melhorar as condições educacionais e sociais dessas famílias, propiciando a estas o entendimento da importância da educação para a superação da pobreza.

        

  1. REVISÃO TEÓRICA          

O Programa Bolsa Família -- PBF foi criado objetivando de combater a pobreza e seus efeitos no nosso País.

O Programa de transferência direta de renda visa, a curto prazo, amenizar  o estado de pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a uma condição mínima de segurança alimentar.

As condicionalidades exigidas em relação à escolarização das crianças e jovens foram pensadas como uma forma, a longo prazo, de romper o ciclo intergeracional da pobreza. De que forma ocorreria essa ruptura via educação? O benefício auxiliaria na inserção e na permanência na escola de crianças em situação de vulnerabilidade social, que, sem esse auxílio, tenderiam a evadir da escola e ocupar, futuramente, postos pouco qualificados e mal remunerados no mercado de trabalho, como afirma Aguiar & Araújo (2002, p.35):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com