TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do treinamento nas organizações empresariais

Pesquisas Acadêmicas: Importância do treinamento nas organizações empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

Entre as décadas de 1950 a 1980, as empresas consideravam que a capacitação dos seus funcionários estava ligada estritamente aos aspectos técnicos dos produtos que vendiam, pois o consumidor assim agia: o melhor produto funcionalmente era o escolhido no momento da compra. Alémdisso, os gestores consideravam que treinar funcionários era um custo desnecessário, visto que, em pouco tempo, o concorrente poderia contratar seu funcionário, fazendo-o perder todo o investimento na capacitação. Com o decorrer dos anos, o mercado consumidor mudou drasticamente a sua forma de identificar os benefícios de um produto consumidor. Do foco “funcional”, o consumidor passou a buscar outras características de diferenciação dos produtos: status, exclusividade, auto realização, segurança, bem-estar, responsabilidade social, dentre outros. Com essa situação de mercado, as empresas sentiram a necessidade de quebrar paradigmas e desenvolver seu quadro de funcionários para viver essa nova realidade, entendendo e atendendo as novas necessidades e expectativas do público consumidor.

Esse processo desencadeou nas organizações a visão de capacitação profissional, abrangendo não só os treinamentos, mas todas as possibilidades de desenvolvimento, com experiências e exposições. O conceito de capacitação surgiu com a exigência de obtenção de novos conhecimentos, atualização técnica e estratégica, desenvolvimento de competências essências ao negócio e alterações de atitudes, demonstradas pelas mudanças de comportamento.

Entende-se por capacitação o ato ou efeito de habilitar; de tomar uma pessoa capaz, possuidora de faculdades, potencial e habilidades para estar em estado de compreender e desenvolver uma determinada atividade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1: Passo 1, 2 e 3

2.1.1 A importância dotreinamento e Desenvolvimento nas organizações

Nesta etapa observamos que a importância do treinamento nas organizações empresariais reflete diretamente nos subsistemas de Recursos Humanos, com o recrutamento e seleção, gestão de Cargos e Salários, avaliação do desempenho e carreiras. Atualmente o treinamento é considerado como o melhor processo para o desenvolvimento de Pessoas dentro das organizações, valorizando as pessoas, a empresa e os clientes. Treinamento tem basicamente a prioridade de melhorar as habilidades das pessoas, no desempenho de suas funções, por meio dele, o processo de treinamento, os profissionais se qualificam, aprimora na função que já exercem dentro das organizações, melhorando seu desempenho profissional, incentivando-os a desenvolver-se, buscando seus próprios meios de reciclarem, visando melhorias no seu desenvolvimento profissional, eficiência produtividade e um melhor convivo no ambiente de trabalho. Com todo esse processo de reciclagem, refletirá na organização todo seu investimento nas melhorias do desempenho de seus colaboradores.

A análise dos resultados da pesquisa de campo é demonstrado a partir da avaliação do atual estagio da gestão do programa de treinamento, que a organização esta utilizando e compará-lo com o que é almejado pela empresa e seus colaboradores. Investigou-se a satisfação dos colaboradores com relação ao treinamento ofertado e o que eles desejam dentro do desenvolvimento profissional, a conectividade do treinamento com objetivos estratégicos da empresae os principais desafios da organização com suas praticas de treinamento e desenvolvimento.

O principal objetivo do treinamento para a empresa é capacitar o colaborador, auxiliando na realização de determinada função e aprofundamento do seu conhecimento. Essa área abrange a todos os setores, sempre passando pelo setor de recursos humanos antes da sua execução. Na verdade o treinamento tem a finalidade de capacitar o colaborador e também auxiliar na questão de que, tem pessoas que estão em determinada função e, às vezes, ele não possui o conhecimento para executar tal função.

O treinamento pode ser a solução para diversos problemas organizacionais, tais como problemas de qualidade do produto, defasagem tecnológica de equipe técnica, desvios de conduta em relação às diretrizes da empresa, dificuldades para implantação de novas técnicas e metodologias estratégicas no mercado, entre outros.

Robbins (2002) comenta que o treinamento afeta no resultado da empresa, já que por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e a melhoria de seu desempenho profissional. O treinamento tem uma importância nunca antes observada, as pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado à estratégia da organização na qual se refletirá todo esseinvestimento.

2.1.2 Identificação da Empresa

A Migmetal Montagem e Soldas Ltda, cujo nome fantasia é Migmetal, é uma empresa de pequeno porte (EPP), com sede, estabelecimento na Av. Alameda, nº1. Bairro Alameda, na cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Seu ramo de atividade baseia-se em montagem de peças em aço inox. Sendo a mesma comandada pelos sócios Matheus de Sousa (sócio administrativo) e Marcelo de Sousa (sócio).

Tem a responsabilidade de manter a credibilidade dos serviços e produtos garantindo assim a sustentabilidade de sua marca, respeitando o meio ambiente, clientes, colaboradores e fornecedores.

Seus principais produtos são: corrimão, guarda-corpo, coifa, churrasqueira, suportes, escada, pés de mesa, puxador, arara, carrinhos e diversos produtos personalizados em aço inox. Seus principais serviços são: corte e dobra de chapas; na linha industrial: manutenção industrial, instalação de redes de utilidades, confecção e montagem de equipamentos, polimento de tanques.

A empresa foi fundada em 10 de março do ano 2000, nasceu do espírito empreendedor e motivador que vem acompanhando o seu desenvolvimento durante todos esses anos. O negócio iniciou no fundo de quintal de um dos sócios, em seguida passou a ser num galpão alugado, e com o passar dos tempos num estabelecimento próprio dos mesmos.

Atualmente a empresa conta com uma ampla estrutura física e 22 colaboradores. Atua principalmente em dois segmentos: industrial (indústria farmacêutica, alimentícia e hospitalar) e construção civil.

A visão daempresa é ser reconhecida e admirada por sua postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com