TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos Grupos Sociais nas Organizações

Por:   •  17/11/2019  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

A importância dos grupos sociais nas organizações

            Pelo fato dos homens serem sociais, necessitam assim viver em grupos. Ainda que não percebam, já estão inclusos nesse contexto social. O primeiro grupo ao qual pertencemos é a família. Aos poucos vamos alongando a participação no meio em que vivemos, como na escola, grupos religiosos e na vida adulta onde ocorre a inclusão ao grupo organizacional.

Fazer parte de algum grupo é muito importante para qualquer indivíduo, até mesmo para aqueles que negam este fato. Todo indivíduo tem um papel ativo ou passivo dentro do grupo ao qual pertence.

            Os grupos dentro das organizações podem acabar modificando o desempenho e a produtividades e até mesmo o desenvolvimento da instituição. Para as organizações são constituídos por pessoas mútuas que interagem entre si, onde acabam influenciando e são influenciados pelos demais, todos são orientados para que trabalhem em busca de objetivos comuns e que tenham seus comportamentos regulados por um conjunto de normas específicas.

A motivação é o destaque em algo executado e bem sucedido. Esta ação pode ser relacionada ao trabalho, à vida pessoal ou até mesmo na organização em que trabalha. As motivações nas empresas se fazem necessárias, porque sua finalidade é atingir o sucesso.

Durante décadas ou até mesmo séculos, os administradores em geral obtiveram a certeza de que para terem maiores resultados, você tem que estimular seu grupo, recompensando-os quando alcançarem os resultados. Não reconhecer a entrega de seu grupo e os resultados por eles alcançados, acaba sendo uma grande falha de um líder.

Nos anos atuais, muitas empresas estão cada vez mais se preocupando com o grau de motivação dos seus funcionários, não apenas por desejarem sua felicidade, mas também por causa do que isto representa nos resultados financeiros para a empresa. Muitas empresas querem funcionários motivados, mas ao mesmo tempo não sabem como podem motivá-los. Porque não sabem como distinguir entre o que é causa e entre o que é efeito no comportamento motivado. Isso resulta pela questão da área da motivação ser muito enigmática.

A motivação nas organizações para os grupos serve com uma espécie de gatilho para que eles sintam-se mais motivados para chegarem aos resultados esperados pelos administradores das organizações em que trabalham.

Para Maximiano (2000) um grupo é um conjunto de pessoas que têm o objetivo comum ou que compartilha alguma característica. Toda organização é um grupo de pessoas, e muitas organizações são aglomerado de grupos. Toda pessoa, em uma organização, faz parte de algum grupo formal ou informal. O desempenho de uma pessoa depende não apenas de sua competência, motivação e da forma como o trabalho está organizado, mas também dos processos sociais que ocorrem nos grupos de que participa. Como o desempenho das organizações depende das pessoas, o papel dos grupos é determinante para a realização dos objetivos.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000

Introdução

No início o ser humano motivava-se a trabalhar pela questão da sobrevivência, para que assim pudesse arrumar o sustento da sua família. Na medida em que a sociedade evoluir, foi necessária a mudança e uma fusão de valores, tornando-a mais variada.

Tratar as pessoas com o devido valor que merecem faz com que os mesmos trabalhem mais motivados e com mais determinação. A organização que trás os Recursos Humanos como peça chave, acaba dando aos seus indivíduos um tratamento digno, fazendo com que eles saibam que fazem parte do patrimônio da organização que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com