TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivos ao desenvolvimento humano na organização

Por:   •  28/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

INCENTIVOS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO

        Atualmente para alcançar a eficiência nas organizações é preciso passar por conflitos, crises e outros tipos de barreiras, onde a inovação é indispensável no cenário competitivo em que vivemos. Mas apresentar soluções distintas para problemas, ou atrair clientes por meio de um diferencial na empresa não é uma tarefa fácil para um gestor. Pela necessidade de pensar no futuro da empresa e buscar novos mercados de negócios surge à técnica brainstorming, uma famosa expressão inglesa que significa tempestade de ideias.

        A implantação de um programa de sugestões em uma organização não é uma tarefa simples, pois devem existir regras para a gestão de ideias com um objetivo pré-determinado. A apresentação de ideias pode ser de forma individual, ou através de equipes, que podem apresentar uma ideia central, ou elegendo membros do grupo para essa função. Aos gestores cabe a necessidade de se comunicar com clareza, incentivar o espírito participativo e a transparência ao apresentar os pontos críticos e as necessidades de correção de problemas. Os objetivos da resolução do problema devem ser apontados com antecedência, assim dando certa preparação para que se possam apresentar alternativas viáveis.

        Um centro de criatividade deve funcionar como uma “mesa redonda” onde todos os participantes agem de forma racional com o mesmo foco, as regras da dinâmica devem canalizar os resultados que jamais poderão ser previstos por se tratar de criatividade dos participantes. É importante que a sessão tenha um facilitador, uma pessoa que está por dentro dos problemas e que deve deixar os participantes pensarem livremente e exporem seus pensamentos estimulando os demais participantes por meio de questões do tipo: Por quê? Como? De que forma? Onde? Quem? Quando? Ninguém deve dominar a fala, dando várias ideias de uma vez, cada um deve dar uma ideia por vez, fazendo com que todos participem por igual na reunião. As pessoas devem sentir-se confortáveis, por isso, se necessário, o centro de criatividade poderá ser fora do ambiente de trabalho.

        Exemplos práticos de problemas como a demora no atendimento ao público bancário é constatado por ausência frequente de funcionários, quedas no sistema, estorno de pagamentos e autorizações do gerente. Baseando-se nisso uma sessão de brainstorming é marcada com um grupo de funcionários, os problemas são levantados como tópicos e na maioria dos tópico se cria várias opiniões ou a mesma opinião de duas ou mais pessoas. Após a implantação do programa criou-se uma folha de verificação semanal, que apontava quantas vezes o problema se repetiu no período. A aplicação das soluções apresentada mostrou que após há quarta semana os objetivos começaram a serem alcançados. Em outro exemplo, a empresa tem o problema “Como conseguir novos clientes?” A partir disso os participantes fazem uma série de sugestões, como, mais publicidade em jornais e rádios, mais promoções, novos produtos, entre outros. Depois disso, é necessário classificar os resultados e então escolher as melhores soluções. Após fazer votações dentro do grupo e depois criar um ranking com os melhores resultados, as chances de encontrar soluções viáveis para o seu negócio se tornam maiores.

        A coleta de ideias pode apresentar não apenas soluções, uma boa ideia pode ser o apontamento da causa do problema, ou ate mesmo a causa e a solução. Ideias são renováveis, uma mesma pessoa pode apresentar soluções para vários problemas, a liberdade da sessão pode fazer com que a pessoa expresse uma opinião que a tempo tenha planejado, mas não teve oportunidade para por em prática. Como forma de incentivo todas as ideias devem ser ouvidas e levadas em consideração, deve haver uma classificação e uma votação pelo próprio grupo, para saber quais serão implantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com