TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação científica

Por:   •  13/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA CAPÃO REDONDO

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Alessandro Santos da Silva

Emily Ramalho Tavares

Luis Henrique Amâncio de Oliveira

Jhonny Souza Cruz

Paloma Lira Silva

Victória Paulina Marcelino Pereira

INICIAÇÃO CIENTIFICA

SÃO PAULO

2016

Alessandro Santos da Silva

Emily Ramalho Tavares

Luis Henrique Amâncio de Oliveira

Jhonny Souza Cruz

Paloma Lira Silva

Victória Paulina Marcelino Pereira

INICIAÇÃO CIENTIFICA

Trabalho sobre Iniciação Cientifica apresentado como requisito da disciplina de Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso em Administração para o Curso Técnico em Administração.

Professora Orientadora Silvana Herculano.

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PRIMEIRAS DECISÕES        

2.1        O que eu quero?        

2.2        Onde quero?        

3        INICIAÇÃO CIENTÍFICA        

3.1        O que é iniciação cientifica        

3.2        Para quem serve a iniciação cientifica        

3.3        História da iniciação cientifica        

3.4        Atualmente        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de iniciativas e decisões que um jovem pode fazer para definir seu futuro de curto ou longo prazo, mas aborda principalmente a iniciação cientifica que é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa.

PRIMEIRAS DECISÕES

O que eu quero?

Há alguns anos o teste vocacional, aquele com várias perguntas objetivas que apontam as possíveis áreas de atuação a seguir, era utilizado com frequência, principalmente nas escolas. Entretanto sua utilização tem diminuído, uma vez que, para grande parte dos profissionais da área, seus resultados são imprecisos e podem até mesmo atrapalhar na escolha. Sendo assim, nos dias atuais o teste vocacional é utilizado somente como auxílio no trabalho de orientação e não como principal ferramenta na escolha da profissão.

Se alguma área de atuação desperta o seu interesse é válido conhecer a realidade da profissão. Conversar com profissionais da área, professores, visitar a universidade é parte indispensável na escolha do curso e da carreira, pois traz a realidade para a vida do jovem e abre sua mente em relação ao que ele irá encontrar no futuro.

O Autoconhecimento, sem dúvida, é determinante para a escolha da profissão, pois é onde descubro quais são minhas reais habilidades, competências, interesses, descubro qual é a minha real personalidade, e por consequência, quais são as possíveis áreas nas quais poderei atuar e ser bem-sucedido.

Onde quero?

Após definir sua vocação profissional e estudantil ser descoberta, o próximo passo é descobrir onde fazer o curso escolhido por você oriente-se pelas notas do MEC e do guia de estudantes, até mesmo em fóruns e blogs dos já alunos de cursos e faculdades pretendidas para ingresso, a fim de ter mais certeza de sua decisão e clareza para traçar metas profissionais e estudantis.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Após definir qual curso fazer e que carreira seguir, tendo também o cuidado de pré-selecionar faculdades e cursos está na hora de se perguntar se o curso pretendido e a universidade de ingresso têm possibilidade de ingresso com iniciação cientifica e como funcionam os tramites para concessão de bolsa se for o caso.

O que é iniciação cientifica

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; o estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio. No âmbito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, é possível fazer o registro formal dessas pesquisas/pesquisadores por intermédio da Comissão de Pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com