TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação Estratégica Motivos Que Podem Levar Um Empreendedor ao Fracasso

Por:   •  8/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Aluno: Aline Jordão Santos Turma: 0821-1_1

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Vivemos um momento de mudanças tecnológicas exponenciais e sabemos que a inovação é essencial não só para a criação de novas soluções de negócios, como para a adaptação e manutenção das empresas no mercado.

É por meio da inovação que determinadas empresas conquistam cada vez mais participação no mercado ao mesmo tempo em que, pela falta de inovação e pela estagnação, muitas outras empresas perdem em clientela, em lucrativade e acabando “fechando as portas”. A resistência à inovação, conforme colocado ao longo do curso, acaba por impedir as mudanças e, consequentemente, o crescimento da companhia.

Dentro deste cenário, nesta atividade trabalharemos os motivos que podem levar um empreendedor ao fracasso, bem como analisaremos as técnicas e ferramentas capazes de auxiliar no processo de inovação das empresas, evitando a mortalidade de empresas nos primeiros anos e resultando na sua continuidade no mercado.

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

São diversos os motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso.

Um destes motivos é que, muitas vezes, as empresas deixam de inovar, seja em seus modelos de negócio, seja em seus produtos, e acabam sendo “engolidas” pelo mercado. O modelo de negócio de uma empresa pode funcionar muito bem até determinado momento, mas é a inovação que fará com que o negócio acompanhe as necessidades do mercado e mantenha a empresa viva, sejam quais forem estas necessidades.

O que ocorre é que muitas empresas, especialmente quando falamos de pequenos e médios empreededores, querem inovar, mas não sabem como fazê-lo ou acreditam que não possuem recurso suficiente para fazê-lo. Contudo, há ferramentas para estes dois cenários capazes de mudar este mindset relacionado à inovação, como, por exemplo, a Solution Storm, que estimula a criatividade e ajuda aqueles que não sabem por onde começar ou o que fazer para inovar, e os protótipos, ferramenta que ajuda a otimizar recursos na inovação. Estas ferramentas serão melhores trabalhadas no tópico posterior.

Não saber fazer e não ter recursos não são os únicos fatores que atrasam a inovação. A resistência à inovação também é um ponto importante que pode levar ao fim de uma empresa. Sabemos que a inovação, além de um investimento, também é um risco a se correr, por isso, muitas empresas optam a não passar por este processo. Outros pontos que pode gerar uma resistência à inovação é (i) a falta de cultura da inovação e a (ii) burocratização das companhias.

Algumas companhias possuem um sistema de inovação top-down, ou seja, de cima pra baixo (da liderança para os liderados), mas não possuem um sistema de inovação bottom-up, ou seja, de baixo para cima, em que é estimulado aos colaboradores inovar, trazer sugestões e ideias para a companhia.

Ocorre que a ausência do modelo bottom-up acaba não só afastando os calaboradores como gerando uma resistência na inovação. Numa empresa sem um modelo bootom-up, os colaboradores não terão interesse e, geralmente, não se sentirão motivados a trazerem sugestões inovadoras para a empresa. Ao mesmo tempo, se esta empresa de estrutura top-down for uma empresa cujos processos são muito burocráticos, fechados e demorados, pode ser que haja, ainda, uma forte resistência dos colaboradores em implementar processos inovadores na empresa.

Esta situação ocorreu na empresa em que trabalho atualmente, que é uma empresa com processos burocráticos e estrutura top-down. O que ocorreu foi que as pessoas além de não se sentirem com espaços abertos para trazer suas ideias e sugestões, quando foi imposto um processo inovador, estas mesmas pessoas também criaram resistência à implementação a processo.

Além da falta de inovação, outro fator que pode levar uma ideia empreendedora ao fracasso é o próprio fracasso no meio do percurso. Para chegar em determinado lugar, geralmente é preciso passar por um longo caminho, entre erros e acertos. Ainda mais quando falamos de inovação, onde experimentar uma nova ideia exige tentativas constantes e o erro é possível e até provável de acontecer. Ocorre que muitas pessoas não sabem como lidar com estes erros, ou fracassos, e desistem no percurso. Por isso, é importante que o empreendedor saiba colocar os fracassos como parte do caminho, como parte de uma formação pessoal e profissional e como caminho para o sucesso. O empreendedor que quer inovar mas possui medo do fracasso, mais uma vez, precisa mudar o seu mindset visando ter coragem para a aplicar a inovação em seu negócio.

Um outro fator que pode resultar no fim da empresa é fazer um produto que não atinga às necessidades do mercado. A ideia pode ser boa mas se não for uma necessidade do mercado ou se não cativar o interesse deste mercado, pode ser que esta ideia não vigore e a inovação não prospere. Por isso é importante analisar o mercado antes de desenvolver um produto novo ou antes de se alterar o modelo de negócios da sua empresa. Para isto, existem algumas ferramentas que serão tratadas no próximo tópico.

Cabe mencionar ainda que a falta de planejamento financeiro, bem como a falta de gestão de projetos são outros fatores que podem levar uma empresa ao fracasso. Saber administrar o negócio também implica em mater a empresa com saúde financeira para que seja possível a sua continuidade a curto, médio e longo prazo. Além disso, é necessária uma gestão dos projetos que serão executados, junto de uma análise de mercado para avaliar a viabilidade de cada projeto. Sem uma gestão financeira e uma gestão de projetos é possivel que a empresa não consiga se manter no mercado.

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

Para evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos é importante que sejam utilizadas algumas estratégias de negócios, assim como o uso de algumas ferramentas de negócio.

Primeiramente, é importante que a empresa estruture um plano de negócios, onde será analisado se o que a empresa irá oferecer realmente possui valor no mercado e realmente seria consumido pelos clientes. Para isso, é essencial que sejam analisados aspectos como a proposta de valor do negócio, seu diferencial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com