TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação e ética

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro de Ciencias Sociais

Curso: Administração

             

Inovação e Ética: É possível Conciliar?

(2015.1)

Inovação

        

Com base no conceito de inovação, temos a seguinte conceituação utilizada pela Inventta Consultoria Criativa: “Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias”. A partir deste conceito vemos que uma empresa pode trilhar três caminhos: inovar, manter-se inalterada e perecer. Ao inovar-se, a empresa passa a participar de mercados cada vez mais competitivos onde poderão ser gerados maiores lucros e criar maior visibilidade à empresa.

        As inovações podem ser classificadas em dois tipos básicos: Inovação Tecnológica e Inovações Organizacionais. A Inovação tecnológica pode ser definida como a introdução de novos produtos, processos e serviços baseados em novidades. A Inovação Organizacional é definida pela mudança dos processos que ocorrem dentro de uma empresa, realizados por uma nova estratégia.

Ética

A ética segundo Immanuel Kant é definida pela seguinte afirmação: “A ética relaciona-se com o estudo da moral e da ação humana.”. A ética proporciona  um ambiente de bem estar e confiança pois o relacionamento entre as pessoas ocorre de forma clara e verdadeira, ajudando assim no desenvolvimento das organizações. Um ambiente ético é um ambiente propício a geração de novas idéias, tornando a ética um dos fatores que ajudam na inovação organizacional.

Inovação e Ética

O relacionamento da ética em seus diversos setores, tais como: legalidade, transparência, cultura organizacional e outros, com fatores inovadores como Inovação de processos, inovação de produtos, Marketing e outros, ajudam no desenvolvimento organizacional da empresa, trazendo vários benefícios em diversos setores da organização através rede formada por essa integração.

[pic 2]

        Fonte: Adaptado de Fernandes (2012)

Equilíbrio entre Ética e Inovação

        O equilíbrio entre a ética e a inovação se dá através de algumas ferramentas utilizadas pelas organizações, o Capital Reputacional é uma delas. O capital Reputacional é relação entre a imagem transmitida pela organização com a experiência do cliente, por trás disso existem diversos valores éticos que ajudam na construção destes valores, como exemplo podemos citar a Brastemp – empresa líder de mercado no ramo de eletrodomésticos que procura voltar o foco para seus clientes no lugar do lucro, através de valores éticos e transparência. Segundo Zylbersztajn (2004), o capital reputacional é a parcela do valor de mercado de uma organização que é atribuída à visão que se tem da empresa como uma corporação de boa conduta no mercado.

        Outro fator importante para manter esse equilíbrio é o selo de Governança Corporativa que é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC).

Juntando esses dois fatores podemos dizer que as empresas que os seguem possuem maior capacidade de gerenciar quaisquer dificuldades que venham a enfrentar, fazendo com que a inovação juntamente com valores éticos tragam benefícios à organização.

Caso MERCK

A Merck desenvolveu um medicamento capaz de tratar a oncocercíase, uma doença em que parasitas circulam pelo corpo humano e quando vão para os olhos causam uma cegueira dolorosa, como essa doença é comum em países de terceiro mundo a venda do medicamento não iria gerar receitas significativas a MERCK resolveu disponibilizar este medicamento gratuitamente para aqueles que precisam.

(COMPLETAR)

Caso Johnson&Johnson Vs Bristol Meyers Squibb

Em 29 de setembro de 1982, um desconhecido adicionou Cianeto no remédio chamado Tylenol, produzido pela Johnson&Johnson, resultando na morte de 8 pessoas. Como medida preventiva, a Johnson resolveu tirar do mercado todos produtos da linha Tylenol dos EUA e resolveu arcar com quaisquer despesas relacionadas ao incidente ocorrido. O mesmo caso ocorreu com a Bristol Meyers, os comprimidos dos medicamentos Excedrin haviam sido violados e a fabricante resolveu retirar somente os lotes da cidade de onde ocorreu o incidente e não alertou seus consumidores, ao contrario de sua concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com