TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrução de trabalho 5S qualidade

Por:   •  25/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Objetivo

O projeto de implantação do 5S tem o objetivo de organizar o local de trabalho e mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter as condições de saúde, higiene e autodisciplina necessárias para realizar um trabalho com qualidade. Além disso, tem o intuito de alavancar a melhoria contínua dos processos, promover a mudança de velhas culturas, proporcionar melhoria da qualidade de vida, impulsionando assim, benefícios ao ambiente da empresa.

  1. Responsáveis

  • Diretor da Área de Projetos
  • Gerente do projetos
  • Gerente de garantia da qualidade
  • Consultores do projeto

  1. Ambiente de trabalho

  • Uso de uniforme
  • Ambiente iluminado, ventilado, pouco ruído (escritório)
  • Rua: não trabalhar sob condições climáticas adversas (chuva, calor excessivo etc.)
  1. Procedimentos

1) Entrar em contato (telefone, email, reunião etc) com o cliente para entender sua real necessidade. É interessante que essa reunião ocorra na empresa do cliente, para que os consultores responsáveis pelo projeto adquiram um melhor entendimento do funcionamento da empresa.

Também é interessante elaborar uma apresentação, se possível para todos os membros da empresa, a fim de explicar sucintamente como ocorrerá todo o projeto e para que todos fiquem cientes do objetivo do projeto, sua existência, evolução e a importância deste para a organização, gerando assim expectativas e motivações em toda a organização. É de total relevância elaborar dinâmicas relacionadas ao 5S e espalhar cartazes pela empresa sobre essa apresentação, um exemplo a seguir:

[pic 2]

2) Levantar os dados necessários para realização do projeto (ex: layout da empresa, organização, armazenagem de materiais) e tirar fotos para futuramente realizar uma comparação entre o estado da empresa antes e depois da implantação do 5S.  Nesta fase será definido, junto ao cliente, o responsável geral e os responsáveis pela implantação em cada setor da empresa, ou seja, definir e montar a “equipe de apoio”. É de total relevância espalhar cartazes pela empresa sobre o lançamento do projeto, exemplos a seguir:

[pic 3]

[pic 4]

3)        Implantação do primeiro senso (Utilização/Descarte): Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário No início desta etapa, os Consultores responsáveis pelo projeto deverão preencher a planilha “Check List 5S” disposta no servidor interno relativo ao primeiro senso e posteriormente orientar os responsáveis pela implantação na empresa quanto aos materiais existentes. Os que não são utilizados devem ser descartados e os que são utilizados devem ser armazenados de acordo com sua frequência de uso. É de total relevância espalhar cartazes pela empresa sobre a etapa de Utilização/Descarte, um exemplo a seguir:

[pic 5]

4) Implantação do segundo senso (Ordenação/Organização): os materiais que foram considerados úteis durante a implantação do primeiro senso, devem ser organizados em locais com identificação. Os Consultores responsáveis pelo projeto deverão preencher a planilha “Check List 5S” disposta no servidor interno relativo ao segundo senso. O principal objetivo é proporcionar a facilidade para localização dos materiais e tornar mais dinâmica a rotina da empresa. Com a implantação do senso, devem ser definidos locais apropriados para estocar, dispor ou guardar materiais, ferramentas, utensílios, entre outros materiais, de modo a facilitar o uso, manuseio, procura e localização dos itens. É de total relevância espalhar cartazes pela empresa sobre a etapa de Ordenação/Organização, um exemplo a seguir:

[pic 6]

                        

5) Implantação do terceiro senso (Limpeza):  Os Consultores devem promover a conscientização sobre a importância de manter a empresa limpa. Deverá ser preencher a planilha “Check List 5S” disposta no servidor interno relativo ao terceiro senso. A área de trabalho deve ser limpa e sofrer uma investigação a respeito de quais rotinas na empresa que geram sujeira, para serem alteradas. Fatores ergonômicos podem ser considerados como sujeira (iluminação, mau cheiro, ruídos, pouca ventilação, entre outros fatores considerados importantes). É de total relevância espalhar cartazes pela empresa sobre a etapa de Limpeza, um exemplo a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (433.7 Kb)   docx (970.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com