TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Qualidade de vida

Por:   •  5/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 20

1. odução

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é muito abrangente, envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho. Muitos empresários estão percebendo que, ao melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, torna a organização mais saudável, competitiva e produtiva. Este é um ponto importante de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pois está ligado ao bem estar do trabalhador e com a eficácia organizacional.

Atualmente, tem-se abordado muito as condições sociais dos trabalhadores em seu dia-a-dia, tais condições referem-se a vários aspectos: condições de saúde, condições de família, e condições profissionais. Desta forma é importante discutir sobre as condições de vida de um ser humano, especialmente do aspecto profissional, pois este depende muitas vezes de outros aspectos de crescimento, por exemplo, o bem estar, ou seja, o lazer, a alimentação, a vestimenta, enfim a sua participação e de sua família na sociedade. Quando se fala em motivação e emoção no dia-a-dia do profissional e as relações de trabalho como ponto importante para a satisfação na vida de todos.

De acordo com Cobra (2001), deve-se acreditar nas aspirações, fazer sempre o melhor que se pode e deixar fluir naturalmente, pelo simples fato que se luta pela vitória, e não pelo fracasso. Na década de 50 foi uma época produtiva no desenvolvimento a respeito de motivação. Pode-se citar alguns pesquisadores do tema como: Frederick Taylor, Elton Mayo, Kurt Lewin, Douglas McGregor, A. H. Maslow, Frederick Herzberg, Chris Argyris (Koontz, 1989).

a) Frederick Taylor: Procurou provar que os trabalhadores reagem a um incentivo salário;

b) Elton Mayo: Em 1927, deu inicio ao trabalho pioneiro do comportamento industrial, interessados nas relações e do valor do trabalho;

c) Kurt Lewin: Dinâmica em grupo, psicologia organizacional e comportamento organizacional, constatando a importância do controle do grupo sobre a produção;

d) Douglas McGregor: Ressaltou na década de 60, a importância de um administrador explicar suas posições dentro do ambiente de trabalho;

e) H. Maslow: De acordo com a classificação das necessidades humanas, conclui que necessidades satisfeitas não são motivadoras;

f) Frederick Herzberg: Propôs teoria da motivação através do fator satisfação, condições de trabalho, relações interpessoais, salários e status;

g) Chris Argyris: Sua pesquisa foca na coexistência das necessidades individuais e organizacionais comparando-as com a auto realização.

1.1. Problema de Pesquisa

a) Como a motivação profissional tem contribuído com a qualidade de vida, dentro das organizações?

b) Os profissionais estão vivenciando situações de motivação, que consequentemente proporcionam boas experiências no local de trabalho?

c) O ambiente de trabalho tem atingido a produtividade profissional?

1.2. Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo desta monografia é apresentar, discutir e relatar a vivência das relações humanas, verificar os métodos específicos de motivação profissional e conhecer os indicadores de qualidade de vida no trabalho entre os colaboradores e a atuação profissional nos níveis hierárquicos.

Objetivos específicos

Conhecer as formas de motivação profissional vivenciada entre os colaboradores e administradores da organização;

Discutir sobre a responsabilidade profissional do administrador, bem como a interferência deste cotidiano dentro da organização.

1.3. Hipóteses

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é um indicador para a motivação profissional;

A qualidade de vida no trabalho é um indicador de satisfação profissional;

A participação dos funcionários nas decisões das tarefas desenvolvidas dentro das organizações proporciona motivação profissional.

2. Fundamentação Teórica

2.1. As empresas e seus recursos

Segundo Chiavenato (2010), empresas são organizações sociais que utilizam recursos com uma meta determinada, alcançar objetivos, produzir resultados, existe as empresas lucrativas, ou seja, o objetivo final é o lucro, e as empresas não lucrativas, quando o objetivo final é a prestação de serviços públicos. Ainda segundo Chiavenato (2010), recursos referem-se á um ativo, uma propriedade, um meio de produção, algo físico. A seguir o quadro 1 demonstra os recursos empresariais.

Recursos empresariais

Fatores de produção

Exemplos

Materiais

Natureza

Edifícios, máquinas, equipamentos, instalações, matérias-primas.

Financeiros

Capital

Capital, dinheiro em caixa, contas a receber.

Humanos

Trabalho

Do presidente ao operário.

Mercadológicos

Promoção, propaganda, vendas, pesquisa de mercado.

Administrativos

Planejamento, organização, direção e controle.

Quadro 1. Os recursos empresariais (Fonte: A autora)

Para se administrar cada um dos recursos empresariais, existe uma área dentro da empresa ou organização, que é dirigida, a princípio por um diretor/presidente. Porém este conceito de administração vem mudando, pois no decorrer da era industrial, as empresas eram vistas como conjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com