TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisiplinar individual

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Frederico Westphalen

2015

1 DISCIPLINA – PESQUISA DE MERCADO

A franquia escolhida foi a do “Grupo Prepara”, que oferece cursos livres. Para a abertura desta franquia na cidade, acredito que não seria necessário a realização de pesquisa, visto que a procura por cursos neste formato é muito grande. Os interessados procuram as instituições de ensino superior solicitando a realização destes cursos, mas como não oferecem ficam sem a qualificação. Além disso, existe um percentual grande de pessoas sem o ensino médio e de pessoas que buscam cursos de curta duração e este grupo não está sendo abastecido.

Mesmo assim, acredito que a pesquisa descritiva seria a que mais se encaixaria, visto que são exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião. A finalidade desta visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto.

A pesquisa quantitativa viria confirmar a intenção dos habitantes da cidade e região sobre o interesse deste tipo de franquia oferecer cursos, visto que enumeraria a quantidade de pessoas que fariam cursos no caso da instalação da empresa, bem como quais cursos teriam interesse.

Para coletar os dados demográficos, econômicos, culturais, tecnológicos e os outros dados que se fizerem necessários, se utilizaria a “coleta de dados ocasional”, visto que seria realizada apenas para obtenção de dados para que aquele momento. Os dados seriam obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários), ou seja os comentários de colaboradores e proprietários de empresas locais e através de levantamentos (dados primários), ou seja entrevistas fechadas e rápidas com colaboradores do comércio e industrias, estudantes,  e publico em geral.

Para que esses dados tenham um valor informativo, deverão ser apresentados de forma concisa e compreensível, por isso a elaboração de um plano de negócios seria essencial para a certeza da abertura da franquia.

2 DISCIPLINA – NEGOCIAÇÃO

As principais situações de negociação para a abertura da franquia na região, seriam:

- buscar investidores, parceiros ou financiamento para adquirir o valor financeiro necessário;

- buscar o local adequado, observando infraestrutura, layout, acessibilidade, ponto de referência, visibilidade, localização geográfica, fluxo de pessoas, etc;

- buscar os fornecedores para o fornecimento do material necessário como móveis, equipamentos, etc;

- buscar representantes comerciais;

- buscar profissionais capacitados para o atendimento;

- buscar as mídias certas para a divulgação do negócio;

Os negociadores da empresa seriam os franqueados, os franqueadores, os parceiros e os próprios clientes. Cada um estabelece a sua relação de interesse e se chegará a um acordo entre as partes quando houver um acordo mutuo. Os clientes aparecem como negociadores também, pois do poder aquisitivo deles, do interesse por aquele determinado curso e outros aspectos ditados por eles que se procurará “arredondar o negócio”, afinal é ao desejo do cliente a razão de ser das empresas.

Os conflitos que poderão ocorrer com a implantação da futura empresa seria a insatisfação dos clientes por parte do produto oferecido pela franquia e a impossibilidade da franqueada mudar isso, pois haverá um contrato que a impede. Isso pode ocorrer frente a reajustes de preços, formato dos produtos oferecidos, demora na resolução de problemas, não ofertar cursos novos que poderão vir a ser solicitados pelo público futuramente. Poderão ocorrer problemas internos de má administração, mau atendimento, má organização de atividades, etc.

Para resolução destes conflitos deve ter a previsão destes e ser questionado ao franqueador antes da assinatura do contrato de franquia e analisar quais seriam as atitudes tomadas pela franqueadora nestes casos e só então pensar em de fato abrir ou não a franquia. Para resolução dos conflitos internos deve se ter desde a implantação do negócio um bom plano de gestão de recursos humanos, um plano de auditoria ou prestação de contas.

3 DISCIPLINA – MARKETING

Analisando os aspectos do Macroambiente podemos dizer que com relação ao ambiente demográfico a cidade de Frederico Westphalen tem capacidade para a instalação desta franquia, visto que possui 27 mil habitantes registrados pelo senso, e ainda mais 3 mil habitantes “itinerantes”, visto que são estudantes que não residem aqui, mas que circulam movimentando o comércio local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com