TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intraempreendedorismo

Por:   •  2/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é definido como um conjunto de atitudes e ações tomadas ou praticadas a partir das próprias iniciativas do indivíduo, seja ele gestor ou colaborador. Dicionários da língua portuguesa descrevem o empreendedor como “o indivíduo que cria, inova, corre riscos executando tarefas de grande complexidade ou risco; ativo e ousado; aquele que toma para sí responsabilidades superiores na empresa. Pessoas com visão empreendedora estão envolvidas em atividades administrativas radicais, geralmente com custos elevados envolvidos.

Intraempreendedores são todos aqueles que são motivados por sonhos que os consegue realizar. Por características comportamentais próprias, cria e idealiza dentro do ambiente corporativo ou no próprio negócio novas idéias, transformando-as em uma realidade lucrativa à empresa.

Por conseguinte, a organização tem um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades do colaborador que inova, como por exemplo:

• recompensas e premiações para os funcionários que geram resultados;

• tolerar possíveis erros e prejuízos visto que as atividades são de alto risco;

• dá incentivo e apoio àqueles que criam.

No ambiente organizacional, podemos citar como exemplos de atividade o rearranjo do layout de um setor em células de produção; instalação de software integrado de gestão, como por exemplo Oracle ou SAP; a implementação de uma leitora de código de barras para um almoxarifado; substituição de sistema de pedidos por FAX por sistema automatizado por e-mail com confirmação de recebimento e leitura; implantar sistema “Net Banking” na empresa para que títulos e contas sejam pagas online, excluindo o custo de deslocamento de um colaborador ao banco.

Já no no próprio negócio, o proprietário deve ter como requisito básico, além de suas projeções financeiras e estatísticas, o espírito empreendedor para idealizar e concretizar seus projetos e metas. Diferente do exemplo dado anteriormente, este profissional não conta com o apoio e motivação da empresa que trabalha, desta forma sendo obrigado á conciliar a gestão do negócio com o seu objetivo. Podemos afirmar que manter o foco e buscar novas soluções ou otimizações questionando uma rotina em um negócio é considerado como um diferencial de mercado para uma pequena empresa, aumentando seu lucro e investindo parte deste em novos processos.

Este trabalho foi elaborado com o intuito de conceituar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com